domingo, 31 de agosto de 2014

168 - O GOVERNO COMPRA A COLÔNIA BLUMENAU

168 -  O GOVERNO COMPRA A COLÔNIA BLUMENAU



           Ainda no ano de 1860 a colônia de Blumenau não possuía recursos para manter-se, entretanto o Governo interessa-se por sua compra, sendo feita a negociação por 120 contos de réis, passando suas terras e as benfeitorias nestas edificadas para o Governo do Estado. Deste foram descontados 85 contos que eram dívidas de empréstimos contraídos pelo Dr. Hermann Blumenau e aplicados na colônia, o governo do Estado mais tarde percebeu o quanto o Dr. Blumenau ali havia se empenhado, galardeou-o com uma Comenda Honorífica.

Blumenau
          Após adquirir a colônia Blumenau o Governo Catarinense decidiu conservar o Dr. Hermann Blumenau como seu diretor com um vencimento de 4 contos de réis anuais, o que veio garantir a continuidade de seu imponente projeto colonial.

Blumenau
          Dr. Hermann Blumenau foi um grande dirigente da colônia Blumenau, homem honesto, inteligente e de grande empreendedorismo. Homem probo, nunca bebeu, não jogava, não havia desvios de conduta, era bastante religioso. Homem disciplinado e criativo.

Blumenau
          Ao completar 20 anos a Colônia Blumenau já possuía 6000 habitantes, 92 fábricas, 27000 cabeças de gado, 130 km de estradas de rodagem, exportando a quantia de 130 contos. Por tudo isso no ano de 1879 foi elevada a categoria de Distrito. Por meio da Lei n 860 de 04 de fevereiro do ano de 1880 emancipava-se tornando-se o Município de Blumenau, entretanto uma parte do Município ainda sob regime especial das colônias.

Blumenau
    O governo do estado havia gasto com a Colônia Blumenau cerca de 2300 contos de réis, entretanto possuindo 15000 habitantes já possuía uma produção considerável.

Blumenau
           30 anos após a fundação da Colônia Blumenau o Dr. Hermann Blumenau deixou sua direção retornando para a Alemanha onde 16 anos depois vem a falecer.


Blumenau
No ano de 1916 Blumenau possuía cerca de 22000 colonos, sendo estes descendentes de alemão, italianos, austríacos, suíços e de outras nacionalidades constituíram o Município desmembrado de Itajaí. 

Blumenau

           Por seu grande parque industrial, Blumenau tornou-se um dos mais destacados Municípios do Estado, Blumenau é um grande polo turístico de destaque, principalmente pela Oktoberfest.

Blumenau

Mensagens para Orkut