sexta-feira, 26 de agosto de 2011

AULA 55 – 9. ANO - HIST. BRAS. - GOVERNO CAFÉ FILHO



AULA 55 – 9. ANO - HIST. BRAS.

Professor Dr. Rudney Marinho

O PRESIDENE CAFÉ FILHO
Presidente Café Filho e Jetúlio Vargar

Governou de 1945 a 1955 em meio a contradições de um breve governo sob a ameaça de um golpe militar
Preside Café Filho assume e nomeia general
BIOGRAFIA

João Fernandes Campos Café Filho Bacharel em Direito, natural do Estado do Rio Grande do Norte, nasceu em 3 de fevereiro de 1899. Membro da AL como um de seus fundadores, bem como do PSN do RGN. Eleito Deputado Federal entre 1935 a 1937, destacando-se ao defender as liberdades constitucionais. Passou a ser ameaçado de prisão, pediu asilou ao governo Argentino. Ao retornar ao Brasil no ano de 1938. fundou com seu amigo Ademar de Barros o PRP e por este elegeu-se Deputado Federal entre 1946 a 1950. Por uma coligação, elegeu-se vice-presidente, porém com o suicídio de Getúlio Vargas assume a Presidência da República no ano de 1954. Mais adiante, entre 1961 a 1970,  foi nomeado Ministro do Tribunal de Contas do Estado da Guanabara, falecendo no Estado do Rio de Janeiro, aos 20 dias do mês de fevereiro do ano de 1970.
Preside João Fernandes Campos Café Filho


INTRODUÇÃO

João Fernandes Campos Café Filho governou entre 1945 a 1955, foi a partir do suicídio de Getúlio Dorneles Vargas que passa aos meios governamentais com breve presença Café Filho, uma época marcada por grande instabilidade política. Com o intuito de acalmar os ânimos, Café Filho utiliza-se dos meios de comunicação para dirigir-se a população prometendo assumir todos os compromissos firmados no Governo Getúlio. A pressão da oposição foi tamanha que levou o presidente a permitir políticos da UDN em seu gabinete ministerial.
OBJETIVOS


1. Conhecer as semelhanças e as diferenças existentes nos governos de Getúlio Dorneles Vargas e João  Campos Café Filho;

2. Compreender o período de transição para o denominado governo da modernização de JK;

3. Traçar o perfil político de Café Filho

ESTRATÉGIA

AULA 1 – Em sala de aula os alunos trabalharão com o livro texto a Era Vargas. Assim que Estudarem os últimos dias desse governo os alunos deverão estar atento ao período de transição.

AULA 2 - Com o intuito de levar o educando a identificar a situação política em que se estruturou o governo de Café Filho, serão levados ao ATE com 6 folhas para anotações de dados de 6 fontes diferentes as quais entregará ao professor.

AULA 3 - Em sala de aula será feito um grande plenário em que os alunos munidos de suas anotações apresentarão suas ideias a respeito desta página da história da república brasileira a qual não se comenta tanta tanto. Com isso os alunos compreenderão que existem marcas na história que ainda são esquecidas ou deixadas ao esquecimento por parte de historiados não por acaso.

AULA 4 – Procure apresentar aos alunos documentos de revistas e jornais que tratem da crise econômica dos EEUU como as seguintes:
·       Crise da dívida dos EUA ainda deve ter impacto sobre o restante do mundo  http://www.redebrasilatual.com.br/temas/internacional/2011/08/crise-da-divida-dos-eua-tera-impacto-sobre-o-restante-do-mundo
·       Crise nos Estados Unidos e incertezas econômicas
·       Crise nos EUA

Em sala apresente-as em Pawer Point,  procurando destacar as alternativas que os economistas encontraram para minimizar tais problemas, procure levar os alunos a estabelecerem semelhanças e diferenças entre o passado e o presente, comparando o governo Café Filho com o governo Vargas. 
 Preside Café Filho  Recebe Mostra de Petróleo
ATIVIDADES AVAIATIVAS

         Leve para a sala de aula um grande painel dividido em três partes, onde você colocou o título Jornal da História, Documentos 1) Era Vargas, Documentos 2) Governo Café filho e documento 3) As Crises do Mundo atual. Publique o material final no Blog Escolar e divulgue o Jornal da História Em um Mural especial na própria  EU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário