sexta-feira, 19 de agosto de 2011

PASSO A PASSO NA LIMPEZA DA CANETA TINTEIRO



PASSO A PASSO NA LIMPEZA DA CANETA TINTEIRO


         A limpeza de uma caneta tinteiro deve ocorrer no momento em que a caneta não está sendo utilisada em um período de tempo determinado pelo usuário, (entre 15 a 30 dias) ou até mesmo na troca da tinta.

          
         PARTE DA PENA:- Primeiro você deverá desrosquear a pena do corpo de sua caneta tinteiro;
- Em seguida retire o cartucho ou conversor com muito cuidado para não danificá-la;
- Num terceiro momento você deve lavá-la com água corrente fria (nunca utilizar água quente ou álcoo, isso amolecerá as partes não metálicas, danificando a peça, já ocorreu comigo, é lamentável, não há o que fazer);
- Conforme anteriormente citei, nunca utilize outros líquidos para fazer a limpeza além de água fria corrente;


- Agite a pena e as partes da caneta durante uns minutos, em seguida seque-a com um pano de malha branco, pois este material não deixa resíduos que venham entupir os filamentos por onde a tinta passa. Papel absorvente também é bom, seque as partes até o momento em que não haja mais nenhum vestígio de tinta, se restar fragmento de tinte, você deverá repetir a operação de limpeza;

- A canetas com muito tempo sem serem utilizadas e se estiverem com a tinta muito ressecada, você deverá colocá-las em um recipiente com água fria por um período de 24 horas ou até mais. Assim, a borra de tinta seca amolecerá e será dissolvida na água, facilitando a manutenção e limpeza. Se ainda houver resíduos, a operação deverá ocorrer por mais um dia.


O CONVERSOR DE METAL COM BORRACHA OU CARTUCHO PLÁSTICO:

iNICIE PRessionando o conversor ou cartucho uma vez para que todo resíduo de tinta existente saia. Com o conversor ou cartucho sob água corrente da torneira, você deverá ativa-lo várias vezes até que a água fique limpa (nesse processo você deverá encher e esvaziar o conversor ou cartucho).


LAVAGEM FINA:

-PASSO 1) Coloque água em um recipiente;
-PASSO 2) Com uma seringa de injeção encha o conversor com água e solte-a na pia, repetir esta ação por repetidas vezes;
-PASSO 3) Com um pano o papel toalha seco e limpo retire o excesso de água;
-PASSO 4) Caso terminada a limpeza e ainda permanecer um pouco de água na parte onde está localizada a pena de sua caneta, a escrita nas primeiras linhas poderá sair clara, repita esta ação em uma ou duas folhas brancas.


CUIDADO COM A PARTE EXTERNA:

Quem possui caneta com o corpo fabricado em resinapreta, bordô, verde ou outra cor tradicional, esta peça deverá ficar distante de qualquer perfume ou produtos químicos e alcóoldes, pois com certeza irá danificar o material (amolecerá e não terá mais como encaizar ou rosquear).
Todo cuidado com uma caneta de pena é pouco, este objeto deve ser manuseado por uma só pessoa, há um gasto no metal da pena pelo usuário, se outras pessoas utilizarem, terá problemas, outro proble ocorre independentemente do material do revestimento do corpo da caneta, metal, baquelite, resina, madeira, marfim ou outro, você deve evitar qualquer tipo de queda ou colisão com outro objeto, até mesmo contato com objetos pontiagudos ou metálicos.
Utilize-a com muito cuidado, evitando movimentos bruscos, desse modo sua caneta terá pazo de vida útil indeterminado, até mesmo séculos.


LEMBRETE IMPORTANTE:

Faça reviões periódicas, de preferência a cada três anos.
Afim de que o fluxo de tinta seja sempre constante, a manutenção e limpeza deve ocorrer no mínimo duas vezes ao ano.


Existem diversos modelos e tipos de penas que são recomendados a cada tipo de escrita. Portanto, se observar alguma irregularidade na escrita, talvez possa ser, pelo motivo de que o tipo de pena não esteja adequado ao seu tipo de escrita que você está querendo fazer.
Com o tempo a pena tende a se moldar ao seu tipo de escrita, por isso nunca, jamais outra pessoa deverá utilizar sua caneta tinteiro, explique que não é cúmes ou egoísmo, mas uma conduta, uma regra que deve ser seguida ritualisticamente.



CUIDADO:

As canetas tinteiro são instrumentos de escrita e não foram projetados para serem utilizadas por crianças, deste modo crianças não poderão utilizá-las.

Este artigo é fruto de pesquisas realizadas junto as seguintes fontes:

3 comentários:

  1. Valeu, estava com dificuldade de fazer a manutenção na minha tinteiro e só encontrava informações superficiais.

    Obrigado e abração

    ResponderExcluir
  2. cara, essas informações salvaram o pescoço da minha noiva. hehehe. Dei uma parker de aniversário e ela n trocou o refil por qse um ano. tava bem entupida mas agora ta funcionando como nova.

    ResponderExcluir