sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

DICAS PARA SE FAZER UM PLANO DE AULA


QUARTO MAGISTÉRIO - METODOLOGIA DO ENSINIO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA - DICAS PARA SE FAZER UM PLANO DE AULA

Os OBJETIVOS abrangem seis grandes áreas do conhecer:

• Conhecimento – Conhecer, apontar, criar, identificar, descrever, classificar, definir, reconhecer e relatar no final, pois, se trata de RE.
• Compreensão – Compreender, concluir, demonstrar, determinar, diferenciar, discutir, deduzir, localizar, reafirmar no final por causa do RE.
• Aplicação – Aplicar, desenvolver, empregar, estruturar, operar, organizar, praticar, selecionar, traçar. Não tem RE.
• Análise – Analisar, comparar, criticar, debater, diferenciar, discriminar, investigar, provar. Não tem RE.
• Síntese – Sintetizar, compor, construir, documentar, especificar, esquematizar, formular, propor, reunir, voltar. Não tem RE.
• Avaliação – Avaliar, argumentar, contratar, decidir, escolher, estimar, julgar, medir, selecionar. Não tem RE.
Todo OBJETIVO tem que ter um verbo do CONHECIMENTO e outro da AVALIAÇÃO. Objetivo não se repete verbo. (+ ou –4 a 5)
OBJETIVO GERAL PARA PRODUÇÃO DE PLANO DE AULA

Ao formular o objetivo geral, deve o educador compreender que ele ocorrerá em um prazo mais longo, será a concretização final, será efetivado pós-objetivos específicos ou instrucionais. Por exemplo, Ao final espera-se que...

VERBOS PARA A ELABORAÇÃO DOS OBJETIVOS

Na elaboração dos objetivos, sejam gerais, ou específicos, as escolhas adequadas do verbo é de crucial importância. Ele é o ponto chave para exprimir a intenção de um educador. Na formulação de objetivos específicos devemos evitar o emprego de verbos que
se prestem a muitas interpretações.
Apresentamos, a seguir, uma lista de verbos para objetivos gerais e específicos,
nos domínios: psicomotor, afetivo, cognitivo e social.

VOCABULÁRIOS ÚTEIS PARA EXPRESSAR OBJETIVO

ACENTUAR

CONTAR

REALIZAR EXPERIÊNCIAS

ADICIONAR

CONTIBUIR
GENWERALIZAR

AGRUPAR

APLICAR
CONVERTER

GRAFAR

ANALISAR
GRIFAR

ANOTAR
COMPLETAR
RECVONHECER

ESTABELECER COMPARA-ÇÃO
IDENTIFICAR
ILUSTAR

REDIGIR
SINTETIZAR
COLORIR
ORGANIZAR
ESCREVER
COMPARAR
REPRODUZIR
DESCREVER
LER
RESOLVER
ATRIBUIR
DESENHAR
LISTAR
LANÇAR
DESTACARR
RESPONDERT
DETERMUINAR
CITAR
CLASSIFICAER
MONTAR
ELABORAR
DESCOBRIR
ARGUMENTAR
DEDUZIR
RELATAR
DEFINIR
DEMONSTRAR
JUSTIFICAR
REPRESENTAR GRAFICAMENTE
ASSINALAR
CRITICAR
INDICAR
REDUZIR
APRESEDN-TAR
INTERPRETAR
REGISTRAR
CECOMPOR
RELACIONAR

VERBOS QUE PRESTAM A MUITAS INTERPRETAÇÕES.

Abrandar

Absorver

Capacitar

Entende
Acrescentar

Perceber

Adaptar

Evidenciar

Aproveitar

Compreender

Facilitar

Praticar bem

Conhecer

Familiarizar-se

Saber

Adquirir

Aproveitar
Conscientizar –se

Fixar

Sociabilizar

Apreciar

Cooperar

Jogar bem

Aperfeiçoar

Memorizar

Ter idéia de

Ter idéia de

Aprender melhor

Depreender

Melhorar

Ter inclinação para

Aprimorar

Desenvolver











VERBOS QUE PRESTAM A POUCAS INTERPRETAÇÕES:

Imitar

Redigir

Descrever

Desobrigar-Se

Alternar

Recitar

Dividir

Questionar

Integrar

Analisar

Anotar

Aplicar

Demonstrar

Seguir

Dizer

Julgar

Reagrupar

Repetir

Justificar

Acompanhar
Liderar

Manipular

Seguir c/ os Olhos

Selecionar

Relacionar

Responder

Acabar

Lançar

Localizar

Impulsionar

Soletrar

Escrever

Diferenciar

Juntar

Revezar

Adicionar

Argüir

Automatizar

Sintetizar


Discutir

Investigar

Apontar

Apresentar-Se

Ler

Indicar

Listar

Rever

Distinguir

Intercalar

Reformular

Apoiar

Aumentar

Seriar

Enumerar

Modificar

Definir

Interpretar

Qualificar

Dirigir

Resolver

Sacar

Ajudar

Adicionar




COMPETÊNCIAS – Tem que ter verbos da COMPREENSÃO e da APLICAÇÃO. (+ ou –  a 3 a 4)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO OU EIXO TEMÁTICO – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO quando for sobre a apostila/livro na sua totalidade e EIXO TEMÁTICO quando for apenas de uma parte/capítulo.

METODOLOGIA – Aula expositiva dialógica,  exposição via televisão ou via televisão com DVD O
(filme, documentário, clipe e et cetera). Exposição de transparências via retro projetor, elaboração de fichamentos, resumos de textos pré-selecionados, mapeamentos, resolução de exercícios, aplicação de mini aulas, utilização de recursos instrucionais (giz, quadro, apostila, TV, dvd).

AÇÃO DIDÁTICA – Separada por momentos, descreve de maneiro breve o que se vai trabalhar na sala de aula, só pode ter verbos terminados em MENTO e AÇÃO. (+ ou – 3) Exemplo:
Primeiro Momento
Segundo Momento
Terceiro Momento

HABILIDADES – O que o aluno deverá desenvolver/adquirir durante as aulas, usando os verbos no substantivo, terminado em MENTO ou AÇÃO.

AVALIAÇÃO – Forma com que o aluno será avaliado pelo professor. Pode usar verbos sem o R, como por exemplo: CANTAR – CANTA. (+ ou – 3)

BIBLIOGRAFIA - Apostila ou livro onde se teve o embasamento para a aula.


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