QUARTO MAGISTÉRIO - METODOLOGIA DO ENSINIO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA - DICAS PARA SE FAZER UM PLANO DE AULA
Os OBJETIVOS abrangem seis grandes áreas do conhecer:
• Conhecimento – Conhecer, apontar, criar, identificar, descrever, classificar, definir, reconhecer e relatar no final, pois, se trata de RE.
• Compreensão – Compreender, concluir, demonstrar, determinar, diferenciar, discutir, deduzir, localizar, reafirmar no final por causa do RE.
• Aplicação – Aplicar, desenvolver, empregar, estruturar, operar, organizar, praticar, selecionar, traçar. Não tem RE.
• Análise – Analisar, comparar, criticar, debater, diferenciar, discriminar, investigar, provar. Não tem RE.
• Síntese – Sintetizar, compor, construir, documentar, especificar, esquematizar, formular, propor, reunir, voltar. Não tem RE.
• Avaliação – Avaliar, argumentar, contratar, decidir, escolher, estimar, julgar, medir, selecionar. Não tem RE.
• Compreensão – Compreender, concluir, demonstrar, determinar, diferenciar, discutir, deduzir, localizar, reafirmar no final por causa do RE.
• Aplicação – Aplicar, desenvolver, empregar, estruturar, operar, organizar, praticar, selecionar, traçar. Não tem RE.
• Análise – Analisar, comparar, criticar, debater, diferenciar, discriminar, investigar, provar. Não tem RE.
• Síntese – Sintetizar, compor, construir, documentar, especificar, esquematizar, formular, propor, reunir, voltar. Não tem RE.
• Avaliação – Avaliar, argumentar, contratar, decidir, escolher, estimar, julgar, medir, selecionar. Não tem RE.
Todo OBJETIVO tem que ter um verbo do CONHECIMENTO e outro da AVALIAÇÃO. Objetivo não se repete verbo. (+ ou –4 a 5)
OBJETIVO GERAL PARA PRODUÇÃO DE PLANO DE AULA
Ao formular o objetivo geral, deve o educador compreender que ele ocorrerá em um prazo mais longo, será a concretização final, será efetivado pós-objetivos específicos ou instrucionais. Por exemplo, Ao final espera-se que...
VERBOS PARA A ELABORAÇÃO DOS OBJETIVOS
Na elaboração dos objetivos, sejam gerais, ou específicos, as escolhas adequadas do verbo é de crucial importância. Ele é o ponto chave para exprimir a intenção de um educador. Na formulação de objetivos específicos devemos evitar o emprego de verbos que
se prestem a muitas interpretações.
Apresentamos, a seguir, uma lista de verbos para objetivos gerais e específicos,
nos domínios: psicomotor, afetivo, cognitivo e social.
VOCABULÁRIOS ÚTEIS PARA EXPRESSAR OBJETIVO
ACENTUAR
|
CONTAR
|
REALIZAR EXPERIÊNCIAS
|
ADICIONAR
|
CONTIBUIR
|
GENWERALIZAR
|
AGRUPAR
|
APLICAR
|
CONVERTER
|
GRAFAR
|
ANALISAR
|
GRIFAR
|
ANOTAR
|
COMPLETAR
|
RECVONHECER
|
ESTABELECER COMPARA-ÇÃO
|
IDENTIFICAR
|
ILUSTAR
|
REDIGIR
|
SINTETIZAR
|
COLORIR
|
ORGANIZAR
|
ESCREVER
|
COMPARAR
|
REPRODUZIR
|
DESCREVER
|
LER
|
RESOLVER
|
ATRIBUIR
|
DESENHAR
|
LISTAR
|
LANÇAR
|
DESTACARR
|
RESPONDERT
|
DETERMUINAR
|
CITAR
|
CLASSIFICAER
|
MONTAR
|
ELABORAR
|
DESCOBRIR
|
ARGUMENTAR
|
DEDUZIR
|
RELATAR
|
DEFINIR
|
DEMONSTRAR
|
JUSTIFICAR
|
REPRESENTAR GRAFICAMENTE
|
ASSINALAR
|
CRITICAR
|
INDICAR
|
REDUZIR
|
APRESEDN-TAR
|
INTERPRETAR
|
REGISTRAR
|
CECOMPOR
|
RELACIONAR
|
VERBOS QUE PRESTAM A MUITAS INTERPRETAÇÕES.
Abrandar
|
Absorver
|
Capacitar
|
Entende
|
Acrescentar
|
Perceber
|
Adaptar
|
Evidenciar
|
Aproveitar
|
Compreender
|
Facilitar
|
Praticar bem
|
Conhecer
|
Familiarizar-se
|
Saber
|
Adquirir
|
Aproveitar
|
Conscientizar –se
|
Fixar
|
Sociabilizar
|
Apreciar
|
Cooperar
|
Jogar bem
|
Aperfeiçoar
|
Memorizar
|
Ter idéia de
|
Ter idéia de
|
Aprender melhor
|
Depreender
|
Melhorar
|
Ter inclinação para
|
Aprimorar
|
Desenvolver
|
VERBOS QUE PRESTAM A POUCAS INTERPRETAÇÕES:
Imitar
|
Redigir
|
Descrever
|
Desobrigar-Se
|
Alternar
|
Recitar
|
Dividir
|
Questionar
|
Integrar
|
Analisar
|
Anotar
|
Aplicar
|
Demonstrar
|
Seguir
|
Dizer
|
Julgar
|
Reagrupar
|
Repetir
|
Justificar
|
Acompanhar
|
Liderar
|
Manipular
|
Seguir c/ os Olhos
|
Selecionar
|
Relacionar
|
Responder
|
Acabar
|
Lançar
|
Localizar
|
Impulsionar
|
Soletrar
|
Escrever
|
Diferenciar
|
Juntar
|
Revezar
|
Adicionar
|
Argüir
|
Automatizar
|
Sintetizar
| |
Discutir
|
Investigar
|
Apontar
|
Apresentar-Se
|
Ler
|
Indicar
|
Listar
|
Rever
|
Distinguir
|
Intercalar
|
Reformular
|
Apoiar
|
Aumentar
|
Seriar
|
Enumerar
|
Modificar
|
Definir
|
Interpretar
|
Qualificar
|
Dirigir
|
Resolver
|
Sacar
|
Ajudar
|
Adicionar
|
COMPETÊNCIAS – Tem que ter verbos da COMPREENSÃO e da APLICAÇÃO. (+ ou – a 3 a 4)
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO OU EIXO TEMÁTICO – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO quando for sobre a apostila/livro na sua totalidade e EIXO TEMÁTICO quando for apenas de uma parte/capítulo.
METODOLOGIA – Aula expositiva dialógica, exposição via televisão ou via televisão com DVD O
(filme, documentário, clipe e et cetera). Exposição de transparências via retro projetor, elaboração de fichamentos, resumos de textos pré-selecionados, mapeamentos, resolução de exercícios, aplicação de mini aulas, utilização de recursos instrucionais (giz, quadro, apostila, TV, dvd).
AÇÃO DIDÁTICA – Separada por momentos, descreve de maneiro breve o que se vai trabalhar na sala de aula, só pode ter verbos terminados em MENTO e AÇÃO. (+ ou – 3) Exemplo:
Primeiro Momento
Segundo Momento
Terceiro Momento
HABILIDADES – O que o aluno deverá desenvolver/adquirir durante as aulas, usando os verbos no substantivo, terminado em MENTO ou AÇÃO.
AVALIAÇÃO – Forma com que o aluno será avaliado pelo professor. Pode usar verbos sem o R, como por exemplo: CANTAR – CANTA. (+ ou – 3)
BIBLIOGRAFIA - Apostila ou livro onde se teve o embasamento para a aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário