quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

PROJETO - ERA NAPOLEÔNICA OITAVO ANO 2011


ACREDITAR E AGIR


Se teus projetos são para um ano, semeia o grão.



Se são para dez anos, plante uma árvore.



Se são para cem anos, instrua o povo.



Semeando uma vez o grão, colherás uma vez.



Plantando uma árvore, colherás dez vezes.



Instruindo o povo, colherás cem vezes.



Se deres um peixe a um homem, ele comerá uma vez.



Se, porém, o ensinares a pescar, ele comerá a vida inteira.



Kuan-Tzu, sábio chinês. Séc. VII a.C.


PLANO DE AULA:

1: (Tema) A ERA NAPOLEÔNICA – O tema será apresentado pelo professor caracterizando a excentricidade de Napoleão, de Madame Ponpadeur e a criação do mito do herói fundador. A dinâmica será feita por meio da formação de pequenos grupos seguido de pesquisa no livro texto e de registros em folha de papel almaço por parte dos componentes de cada grupo. A síntese deverá ser entregue ao professor por um coordenador de cada grupo.

2: O trabalho será desenvolvido: 802 e 803

3: (Tempo Disponível)
·         1 aula para exposição do professor e formação de grupos de pesquisa;
·         1 aula para complementação de pesquisa bibliográfica seguida de registro;
·         2 aulas no ATE para criação do power point com colocação de imagens no banco de imagens históricas referentes ao tema; e,
·         3 aulas para apresentação das equipes; ( 7 aulas, podendo durar mais ou menos, depende muito do tempo e do processo de andamento de cada atividade e das dificuldades da turma, o importante é atingir o objetivo principal).

4 - Disciplina envolvida: HISTÓRIA

5 -  Objetivos

1. Da Disciplina:

Espera-se que o aluno compare diversas situações ou fatos de natureza histórico, geográfica, técnica, científica, artística, cultural ou do cotidiano do Período Napoleônico, comparando diferentes pontos de vista, identificando os pressupostos de cada interpretação e analisando a validade dos argumentos utilizados.

1.1.  Desenvolver a ação coletiva;
1.2.  Articular o cotidiano com a vida escolar;
1.3.  Despertar o interesse pelo tema abordado;
1.4.  Instigar o trabalho em grupo;

6 - Desenvolvimento: Pesquisa no Livro Texto, desenvolvimento do tema em rascunho que será analisado pelo professor, pesquisa em sites de busca, pesquisa de imagens relacionadas ao tema para formarem o banco de imagens, criação do power point de acordo com as instruções metodológicas apresentadas pelo professor;

7 - Recursos: em sala de aula livro texto, caderno, caneta, quadro de giz, e no ambiente informatizado, computador e sites de busca para posterior digitação em power point;

8 - Avaliação: uma nota atribuída pelo professor e extração das notas atribuídas pelos grupos ouvintes durante as apresentações;

Observação:
Sabendo-se que nenhum projeto escolar, nenhuma turma e nenhum plano de aula é igual ao outro, o importante é estar sempre produzindo conhecimento e despertando no aluno a auto confiança para que este apresente suas ideias. Imprevistos fazem parte do cotidiano escolar, vale a pena mudar ou improvisar.

Características: Ementa
Apresentação do panorama histórico, social e econômico do desenvolvimento da sociedade Francesa e europeia da Era Napoleônica caracterizado pela excentricidade de Bonaparte, Madame Ponpadeur e outros agentes históricos do período em estudo.

Objetivos
A disciplina traz enriquecimento repertorial ao aluno ao apresentar seu power point através de uma abordagem crítica, assim o aluno é levado a praticar o texto histórico cruzando as informações do livro texto com sites de busca ampliando seu conhecimento histórico.

Conteúdo
Era Napoleônica

Técnicas e recursos didáticos
Estudo em grupos seguido de criação de Power point que será enviado por email ao professor.

Metodologia de Ensino:

Exposição dialogada, pesquisas no livro texto e no ATE para a criação de Power Point que deverão ser enviados ao professor em data agendada. Apresentação dos pequenos grupos.
Avaliação do aprendizado


Critérios:

1º aula: Exposição dialogada pelo professor seguida de sínteses do livro texto.

2º  e 3º aulas: no ATE pesquisando e montando o banco de imagens e o power point, o qual será enviado ao professor por email.

. 4º e 5º e 6º aula: apresentação.
Peso: Trabalho – 3 pontos da pesquisa – 3 pontos a estrutura do power point e 4 pontos a apresentação.

Bibliografia Básica
BOULOUS, Alfredo Júnior. História, Sociedade & Cidadania. FTD. 1º. Ed. São Paulo.
       2009.

Fontes Complementares
                                                                                
 Sites de busca apresentados pelo aluno no decorrer de sua pesquisa

Metodologia do Power Point para facilitar a composição dos dados da pesquisa

1 -cabeçalho de acordo com Agenda Escolar,
   -  tema
   -  equipe
2 - introdução
3 - biografia de NAPOLEÃO
3 - Curiosidades
4 - Destaque político
5 - Dos acontecimentos importantes
6 - Conclusão
7 - Fontes Pesquisadas

RAZÕES PARA A UTILIZAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA NO ATE:
A) Os recursos da internet devem ser utilizados enquanto ferramenta pedagógica favorecendo o ensino e facilitar a aprendizagem;
B) A internet é uma excelente forma de comunicação e aprendizado para os alunos favorecendo momentos de parceria, criatividade, contato, comunicação, e até socialização.
C) O uso da internet de modo ético, supervisionado, com normas de uso é um meio facilitador  de ensino e aprendizagem;
D) A internet não possui barreiras, não há limites ou fronteiras, é uma das maiores fontes de informação;
E) Após a criação de trabalhas em editores de texto, no caso desta aula, em PowerPoint, a ordem é divulgar a pesquisa final, por meio de email trocam-se os trabalhos com os colegas e até mesmo com outros professores ao serem colocados artigo e alguns power points e artigo no Blog da Escola;
F) A internet é um meio de comunicação completo, o aluno tem oportunidade de escrever, falar, enviar links, textos e apostilas, vídeo e PowerPoints criados por ele mesmo.
Prof. Dr. Rudney Marinho de Souza
 História, Texto e Imagens
A História trabalhada com  texto e imagem por meio do power point aguça o imaginário do educando, despertando a percepção da realidade histórica que vai além dos limites do texto em papel e do mero discurso. A partir deste enfoque é que foi elaborado uma aula de História para o 8º. Ano 02 e 8º. Ano 03, para estudar a Era Napoleônica, sobretudo a trajetória de Bonaparte enquanto senhor de seu tempo.
Para tanto utilizamos o livro texto e o Laboratório de Informática, com o uso de mídias, a leitura de imagens, fotos, mapas, cartazes de propagandas e vídeos sobre o tema A Era Napoleônica. O tema foi concluído no momento em que os alunos agruparam suas pesquisas textuais e iconográficas em pequenos grupos de três para a criação e digitação de power point o qual foi enviado ao professor por email para as devidas correções e avaliação, sendo reenviados aos alunos para refazerem dados e posterior apresentação do mesmo.







Prof. Dr. Rudney Marinho de Souza 

Nenhum comentário:

Postar um comentário