domingo, 25 de novembro de 2012

028 - A PRESIDÊNCIA DE LAGUNA

028 - A PRESIDÊNCIA DE LAGUNA


          A Companhia de Jesus decidiu pelo estabelecimento de uma Casa entre os carijós que viviam em Laguna e região, onde os jesuítas poderiam contar com qualquer socorro se acaso necessitassem do Colégio de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Companhia de Jesus
          O Padre Antônio Araújo e o Padre João de Almeida partiram para Laguna em uma nau no ano de 1622.

Índios Carijós 
Em agosto de 1624 chegaram também à Missão o Padre Pedro da Mota e o Irmão Pedro Rodrigues o qual iria substituir o Padre João de Almeida o qual encontrava-se enfermo.

Índios Carijós 
           Os padres lutaram contra todos os tipos de problemas, o principal era o problemas entre os padres e os brancos que vez ou outra capturavam alguns índios carijós para comerciá-los com colonos da região ou embarcações que partiam para o Prata ou algum povoado brasileiro.

Companhia de Jesus
          A Missão encontrava-se localizada na Embetiba, atual Imbituba, e no ano de 1624 os padres partiram rumo a Laguna onde fundaram uma igreja para que viessem pregar a catequese, e onde batizaram cerca de 200 colonos, foi tão grande a missão evangelizadora que até das regiões mais longínquas como Imaruí, vinham para as missa dominicais, casamentos e batismos, mesmo com o mal tempo que enfrentavam na Lagoa de Imaruí.

Índios Carijós 
          Os sacerdotes passaram sua missão também para as terras de Tubarão, prosseguindo para o Sul, atingindo o Rio Grande, pregando, curando e confortando os selvagens, no entanto não puderam prosseguir mais adiante pois haviam um indígena o qual capturava outros indígenas para comerciá-los, destruindo aldeias cristãs, por isso retornaram à Laguna, onde enviaram mensageiro em 1628 ao Colégio do Rio pedindo ao Reitor , Padre Francisco Carneiro, que certificasse se era seguro ou não manter a missão no Sul.

Companhia de Jesus
           No dia 05 de abril do ano de 1628 chega à Laguna o Padre Carneiro, trazendo em sua expedição o Padre Manoel Pacheco e o Irmão Francisco de Moraes, além de alguns indígenas das aldeias de São Sebastião do Rio de Janeiro e São Paulo, sendo recebidos por cinco canoas na Barra para trazê-los à terra firme em Laguna.

Índios Carijós
           Francisco Carneiro ficou sabendo que um irmão de Tubarão atacava com frequência a aldeia de Laguna para capturar os carijós para vendê-los como escravos, bem como outros capitães que capturavam indígenas. Decidindo pelo regresso ao Rio de Janeiro e levar consigo todos os missionários da Companhia de Jesus bem como os indígenas que por ventura decidissem acompanhá-los. Embrenharam-se na mata para retornar ao Rio de Janeiro, nesta trajetória alguns indígenas morrem por contraírem uma epidemia tropical. Foi no dia 30 de maio de 1628 que o Padre Pedro da Mota veio a falecer, sendo enterrado junto ao altar da pequena capela da missão. Na Ilha de Santa Catarina encontraram dois índios patachós que estavam com 50 compradores de escravos, percebendo os Padres que agora eles estavam livres para o comércio de indígenas.

Companhia de Jesus
          No dia 14 de julho de 1628 os padres partiram da Ilha de Santa Catarina, estiveram na Enseada das Garoupas até o dia 24 de julho. O Padre Antônio de Araújo, o Irmão Francisco de Moraes e mais 220 índios iniciaram a viagem de regresso por terra, enquanto o Reitor Francisco Carneiro,o Padre Manoel Pacheco e 185 carijós tomaram a nau que os padres haviam levado, chegaram estes à Cananéia quatro dias depois. O Reitor chegou à São Sebastião do Rio de Janeiro sem notícia dos que por terra haviam retornado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário