sábado, 24 de agosto de 2013

127- O LAGUNENSE JERÔNIMO FRANCISCO COELHO


127 - O LAGUNENSE JERÔNIMO FRANCISCO COELHO





         Jerônimo Francisco Coelho nasceu em Laguna aos 30 de setembro de 1806, filho do Sargento Mor Antônio Francisco Coelho e de D. Francisca Lima do Espírito Santo Coelho. Ao completar 08 anos de idade, Jerônimo Francisco Coelho assentou praça como Cadete de Artilharias, como era costumeiro na época. quando seu pai faleceu, viu-se obrigado a matricular-se no ano de 1820 na Escola Militar na qual cursou brilhantemente formando-se Tenente classificado no Batalhão de Engenharia no ano de 1823. 

Jerônimo Francisco Coelho 

          Retornou no ano de 1831 à Província de Santa Catarina pois era apaixonado pela política, aos 23 de julho daquele ano fundando o Primeiro Jornal da Província, o Catarinense. Homem popular, grande líder barriga Verde de um partido de cores liberais, um partido que era de judeus. Era membro e Presidente da Sociedade Patriótica, fundado na Desterro, foi eleito Deputado Provincial à Primeira Assembleia Legislativa. Em 1839 foi escolhido Vice Presidente da Província de Santa Catarina, aos 32 anos de idade foi Deputado à Assembleia Geral na 4ª Legislatura. No ano de 1841 o Parlamento foi Dissolvido, nesta época o ilustre catarinense recebeu várias comissões militares, subindo ao posto de Tenente Coronel. Em 1844 foi mais uma vez Deputado à Geral, foi escolhido para ocupar a Pasta da Marinha, e interinamente a Pasta da Guerra na época do Gabinete de Macaé onde recebeu o título de Conselheiro. Foi neste ano que redigiu em seu Gabinete  as Instruções de Dezembro apresentando-as ao Barão de Caxias para que pusesse fim a Revolução Farroupilha, mediante um ajuste que viesse honrar as partes e salvar o Império de secessão, exonerando-se no ano de 1845.


Jerônimo Francisco Coelho 

          Jerônimo Francisco Coelho não conseguiu eleger-se no ano de 1848, recebendo nesta época a Comissão de Medir o Patrimônio do Dote das Terras da Princesa D. Francisca. em 1846 foi graduado Coronel, em 1848 foi Presidente da Província do Pará e seu Comandante das Armas, administrando-a até o ano de 1850. Recebeu a Ordem da Rosa e em 1854 efetivou-se Coronel, passando a Administrar a Fábrica de Pólvora do Arsenal de Guerra e a Escola de Aplicação do Exército.


Jerônimo Francisco Coelho 

          Foi nomeado Presidente e Comandante das Armas do Rio Grande do Sul no ano de 1856, elegendo-se Deputado pela sua terra natal. Foi nomeado Ministro da Guerra  do Gabinete do Marquês de Olinda no ano de 1857, retirando-se por estar doente, licenciando-se para não retornar mais as atividades políticas ou das armas. Veio a falecer em Friburgo, Estado do Rio de Janeiro aos 16 dias do mês de janeiro do ano de 1860 com 54 anos, como Brigadeiro e Vogal do Supremo Tribunal Militar



A vida política do catarinense Capitão Jerônimo Coelho de 1835 à 1841

            Jerônimo Francisco Coelho foi um homem que recebeu de seus adversários políticos um tratamento respeitoso. De acordo com os jornais da época, em Desterro e em Laguna,cada vez que regressava à Província de Santa Catarina ou à Laguna, sua terra natal, o povo lhe recebia com entusiasmo e euforia, sentimentos que a nenhum outro catarinense do século XIX foram dedicados.


Jerônimo Francisco Coelho 

           A única oportunidade em que fez-se Senador foi quando concorreu para a vaga aberta por ocasião do falecimento do Padre Lourenço Rodrigues de Andrade por um dever de lealdade à um querido amigo que o auxiliara quando pleiteou a carreira de deputado, fazendo com que o amigo fosse indicado e escolhido, o Coronel José da silva Mafra elevou-se à Câmara Vitalícia do Império. A nobreza de suas atitudes, sua falta de ambições, seu alto valor intelectual explicam sua brilhante carreira nas armas bem como seu merecedor êxito na política.


 Autorizo a reprodução do acervo fotográfico com a citação do autor e fonte. Modelo Simple. Tecnologia do Blogger.



Nenhum comentário:

Postar um comentário