1. PLANO DE AULA:
JOGANDO LIMPO: ÓLEO SE RECICLA
2) TRABALHO DESENVOLVIDO:
A partir do tema Reciclagem do óleo de cozinha, pensou-se em um projeto de interdisciplinaridade envolvendo as disciplinas: química, biologia e geografia e as turmas do 3º 01 e 3º 02 do turno matutino, criou-se o plano de trabalho, formando-se grupos para a divisão de tarefas. Desta forma cada professor parceiro passou a ter uma função específica orientando seus alunos durante a primeira fase de pesquisa, seguindo vídeo aulas e debates referentes ao tema, o que culminaria com a produção de sabão líquido, sabão em barra e biodiesel.
3) TEMPO DISPONÍVEL:
Optou-se num primeiro momento por 27 aulas, sendo 8 aulas de geografia, 8 aulas de biologia e o restante em aulas de química, podendo exceder esse número de aulas de acordo com as necessidades das turmas.
4. DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
Química - Professora Simone Vieira Gabiec ;
Biologia - Professor Fabio Alceu Kronbauer;
5. TEMA:
Tendo como foco chamar a atenção para a importância da reciclagem, optou-se pela pesquisa e prática da reciclagem do óleo de cozinha, bem como a produção do sabão em barra, sabão líquido e biodiesel.
6. OBJETIVOS
6.1 Geral:
Conscientizar os alunos e a comunidade escolar do destino correto do óleo de cozinha, preservando o meio ambiente. Reaproveitar o óleo de cozinha usado para a produção de sabão e biodisel.
6.2 Objetivos Específicos:
· Pesquisar e desenvolver projeto científico referente ao processo reciclagem do óleo de cozinha;
· Divulgar o ponto de coleta na escola para restaurantes, padarias e cozinhas industriais e a toda comunidade dos bairros próximos à escola por meio de pequenos cartazes;
· Envolver os alunos, professores e comunidade no projeto de reciclagem;
· Despertar o hábito de coleta semanal de óleo, e dar a destinação correta;
· Divulgar a importância em realizar a reciclagem do óleo;
· Conscientizar alunos, professores e comunidade dos problemas causados pelo descarte do óleo de cozinha no meio ambiente;
· Mostrar a importância em preservar o meio ambiente como um todo;
· Conseguir arrecadar uma quantidade considerável para a produção de sabão;
6.3 DA DINÂMICA:
Química: Identificar os problemas causados no meio ambiente e redes de esgoto causado pelo descarte do óleo de cozinha, bem como compreender as reações envolvidas nesse processo.
Geografia: Perceber a importância da reciclagem para o meio ambiente como uma prática politicamente ética.
Biologia: Diferenciar lipídios subdivididos em óleos e gorduras, sua importância e atuação no corpo dos animais, tanto como alimento, como fonte e reserva energética.
7. DESENVOLVIMENTO:
Ø 11 aulas de química )
Ø 8 aulas de biologia )
Ø 8 aulas de geografia) 02 aulas: conscientização e leitura de textos complementares em revistas e jornais, 03 aulas: vídeo-aula seguida de debate e produção de texto, 03: aulas no laboratório de informática para pesquisa científica.
8. RECURSOS:
Vídeo, infocus, sites da internet, jornais, livros e revistas, papel sulfite, óleo de cozinha usado, recipientes, luvas, máscaras, soda cáustica, e outros.
9. AVALIAÇÃO:
Processual e através da participação dos alunos envolvidos.
10. EMENTA:
Com os docentes envolvidos de modo interdisciplinar foram divididas tarefas para a criação e execução do projeto de reciclagem do óleo de cozinha com o intuito de criar a prática de reciclagem num processo de desenvolvimento sustentável. A partir desta prática, o educando envolverá sua família e comunidade num processo alternativo que interagem de modo ético dando ao ambiente um equilíbrio ecológico garantindo uma vida mais saudável e uma tomada de conduta consciente.
11. PORQUE A DINÂMICA:
12. RECEITA DE SABÃO DE SODA:
- 5 LITROS DE ÓLEO FILTRADO EM PENEIRA
- 2 LITROS DE ÁGUA
- 1 QUILO DE SODA
- DESMANCHE A SODA NA ÁGUA
- DESPEJAR O ÓLEO AOS POUCOS
- MEXER POR 40 MINUTOS ININTERRUPTAMENTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário