quinta-feira, 30 de agosto de 2012


1. PLANO DE AULA:  

JOGANDO LIMPO: ÓLEO SE RECICLA

2) TRABALHO DESENVOLVIDO:

A partir do tema Reciclagem do óleo de cozinha, pensou-se em um projeto de interdisciplinaridade envolvendo as disciplinas: química, biologia e geografia e as turmas do 3º 01 e 3º 02 do turno matutino, criou-se o plano de trabalho, formando-se grupos para a divisão de tarefas. Desta forma cada professor parceiro passou a ter uma função específica orientando seus alunos durante a primeira fase de pesquisa, seguindo vídeo aulas e debates referentes ao tema, o que culminaria com a produção de sabão líquido, sabão em barra e biodiesel.

3) TEMPO DISPONÍVEL:

                Optou-se num primeiro momento por 27 aulas, sendo 8 aulas de geografia, 8 aulas de biologia e o restante em aulas de química, podendo exceder esse número de aulas de acordo com as necessidades das turmas.



4. DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:

Química - Professora Simone Vieira Gabiec ;
 Biologia -  Professor Fabio Alceu Kronbauer;
Geografia - Professor Dr.. Rudney Marinho de Souza.




5. TEMA:
                Tendo como foco chamar a atenção para a importância da reciclagem, optou-se pela pesquisa e prática da reciclagem do óleo de cozinha, bem como a produção do sabão em barra, sabão líquido e biodiesel.




6. OBJETIVOS

6.1 Geral:
Conscientizar os alunos e a comunidade escolar do destino correto do óleo de cozinha, preservando o meio ambiente. Reaproveitar o óleo de cozinha usado para a produção de sabão e biodisel.



6.2 Objetivos Específicos:

·                     Pesquisar e desenvolver projeto científico referente ao processo reciclagem do óleo de cozinha;
·                     Divulgar o ponto de coleta na escola para restaurantes, padarias e cozinhas industriais e a toda comunidade dos bairros próximos à escola por meio de pequenos cartazes;
·                     Envolver os alunos, professores e comunidade no projeto de reciclagem;
·                     Despertar o hábito de coleta semanal de óleo, e dar a destinação correta;
·                     Divulgar a importância em realizar a reciclagem do óleo;
·                     Conscientizar alunos, professores e comunidade dos problemas causados pelo descarte do óleo de cozinha no meio ambiente;
·                     Mostrar a importância em preservar o meio ambiente como um todo;
·                     Conseguir arrecadar uma quantidade considerável para a produção de sabão;
·                     Envolver a comunidade escolar, na fabricação do sabão.



6.3 DA DINÂMICA:

Química: Identificar os problemas causados no meio ambiente e redes de esgoto causado pelo descarte do óleo de cozinha, bem como compreender as reações envolvidas nesse processo.
Geografia: Perceber a importância da reciclagem para o meio ambiente como uma prática politicamente ética.
Biologia: Diferenciar lipídios subdivididos em óleos e gorduras, sua importância e atuação no corpo dos animais, tanto como alimento, como fonte e reserva energética.

7. DESENVOLVIMENTO:

Ø  11 aulas de química )
Ø  8 aulas de biologia )
Ø  8 aulas de geografia) 02 aulas: conscientização e leitura de textos complementares em revistas e jornais, 03 aulas: vídeo-aula seguida de debate e produção de texto, 03: aulas no laboratório de informática para pesquisa científica.



8. RECURSOS:

               Vídeo, infocus, sites da internet, jornais, livros e revistas, papel sulfite, óleo de cozinha usado, recipientes, luvas, máscaras, soda cáustica, e outros.

9. AVALIAÇÃO:

                Processual e através da participação dos alunos envolvidos.

10. EMENTA:

               Com os docentes envolvidos de modo interdisciplinar foram divididas tarefas para a criação e execução do projeto de reciclagem do óleo de cozinha com o intuito de criar a prática de reciclagem num processo de desenvolvimento sustentável. A partir desta prática, o educando envolverá sua família e comunidade num processo alternativo que interagem de modo ético dando ao ambiente um equilíbrio ecológico garantindo uma vida mais saudável e uma tomada de conduta consciente.



11. PORQUE A DINÂMICA:

                No início do ano letivo, ao estudar o Projeto Político Pedagógico da Escola, verificou-se que nas disciplinas de Química, Biologia e Geografia, havia o tema reciclagem e desenvolvimento sustentável, optando-se por um projeto interdisciplinar. 



12. RECEITA DE SABÃO DE SODA:

  •  5 LITROS DE ÓLEO FILTRADO EM PENEIRA 
  • 2 LITROS DE ÁGUA
  • 1 QUILO DE SODA
  • DESMANCHE A SODA NA ÁGUA
  • DESPEJAR O ÓLEO AOS POUCOS
  • MEXER POR 40 MINUTOS ININTERRUPTAMENTE


               

Nenhum comentário:

Postar um comentário