sexta-feira, 2 de novembro de 2012

001 - JUAN DE LA COSA


001 - JUAN DE LA COSA

O navegador espanhol Juan de La Cosa foi um excelente cartógrafo, ele fez parte de importante esquadras na durante a fase da conquistar do Novo Mundo por convite dos Reis cristãos para os empreendimentos da Espanha juntamente de ColomboAlonso de OjedaBastidasNúñez de Balboa dentre outro.


Juan de La Cosa
           Juan de La Cosa, nasceu na Municipalidade de Santoña localzada na Cantabria no ano de 1460. Pouco se sabe de seus feitos até o ano de 1488, quando regressou a Lisboa, após de ter passado o Cabo da Boa Esperança juntamente com Bartolomeu Dias. Acredita-se que Juan de La Cosa encontrava-se em Lisboa como espião dos Reis Católicos.

Juan de La Cosa

   La Cosa encontrava-se na capital Portuguesa nessa época como espião do Reis Católicos de Espanha, escapar de lá antes que os oficiais portugueses pudessem capturá-lo.
Juan de La Cosa
  No ano de 1492, Juan de La Cosa parte como integrante da expedição de Cristóvão Colombo, sendo La Cosa proprietário do principal navio da expedição, o Santa Maria. Ele é o piloto principal na expedição de Alonso de Ojeda. No curso dessa viagem foram exploradas as costas entre a desembocadura do Rio Orinoco e o Cabo de la VelaJuan de La Cosa é ferido por uma flecha indígena. No regresso dessa viagem, confeccionou no Porto de Santa Maria, a pedido dos Reis Católicos, o seu famoso mapa, no qual reúne e apresenta todas as terras descobertas pelos portugueses e espanhóis até à data, compreendidas as descobertas feitas por Sebastião Caboto

Juan de La Cosa
  Este mapa encontra-se atualmente no Museu Naval de Madrid. Dele existe uma cópia facsimilada na mapoteca do Ministério das Relações Exteriores, no Rio de Janeiro, uma vez que é o primeiro mapa a representar cartograficamente o litoral do Brasil, num trecho que vai da Costa Norte até à altura da atual ponta de Mucuripe, no Estado do Ceará.
Juan de La Cosa
  Nessa época as relações com o Almirante Colombo não eram nada razoável. Levando La Cosa à acusação de ser responsabilidade pelo afundamento do Navio Marigalante, também conhecido por Navio Santa Maria durante a noite de Natal de 1492.


Juan de La Cosa
   La Cosa participou da segunda viagem de Cristóvão Colombo. Recebeu aos 28 dias do mês de Fevereiro do ano de 1494 uma vultosa compensação pela perda de seu navio das mão da rainha Elizabeth.
Juan de La Cosa
   Já em 1499 La Cosa participa como principal membro da expedição de Alonso de Ojeda, durante esta viagem exploram a costa entre a foz do Orinoco e Cabo La Vela. La Cosa é ferido num sinistro por uma flecha proveniente do arco de um indígena.
Juan de La Cosa
   Ao retornar este faz a famosa Carta mapa-mundo onde reúne e representa todas as terras descobertas, incluindo as que foram descobertas por Caboto. La Cosa elabora o mapa no porto de Santa Maria no ano de 1500, atualmente encontra-se no Museu Naval na cidade de Madrid. O mapa fora criado por ordem dos Reis Católicos.
Juan de La Cosa
      No ano de 1500, em outubro, La Cosa faz  sua quarta viagem, desta vez como capitão e corresponsável com Rodrigo Bastidas. A Expedição cobre a costa entre o Cabo de La Vela e Darien onde encontraram quantidades significativas de ouro.
Juan de La Cosa
  

 Por este feito o rei o nomeia Comissário Chefe de Urabá. La Cosa passa a ser membro da Contratante recente adiante House.

Juan de La Cosa
   Em 1503 a rainha Elizabeth contrata La Cosa para que este efetue uma missão de espionagem muito delicado e em território português. No entanto nesta proeza ele não se sai muito bem. La Cosa é preso e a rainha vem a intervir pessoalmente em seu favor para obter sua liberdade.

Juan de La Cosa

    É assinada a capitulação, onde La Cosa vem a fazer sua quinta viagem, porém desta vez no posto de Capitão Geral.
Juan de La Cosa


   Os quatro navios que compõem a questão da fronteira marítima entre Ilha Margarita e do Golfo de Urabá, recuperando em Cartagena homens de Cristóvão Guerra, virando depois para Hispaniola.
Juan de La Cosa
   La Cosa retornou à Espanha no ano de 1506, e no ano seguinte a Câmara de Comércio encarregou-o de levar um pequeno esquadrão de vigilância costeira entre a cidade de Cadiz e o Cabo de São Vicente, área na época muito frequentada por piratas.
Juan de La Cosa

    Em 1508, la Cosa vem a participar da companhia de Yáñez Pinzón, de Diaz Solis e Amerigo Vespucci, na comissão que discutiu proposta para a Ásia ao longo da rota ocidental.
Juan de La Cosa

A sexta e última viagem de La Cosa foi em 1510, na companhia de Alonso de Ojeda e Nicuesa, recebendo do Rei Fernando assistência substancial em dinheiro.
Juan de La Cosa

   Apesar dos desejos de Juan de La Cosa, Ojeda decidiu pousar na região onde seria um pouco mais tarde veio a fundar Cartagena de Indias. 
Juan de La Cosa

   La Cosa foi contratado para se infiltrar no interior rumo a Turbaco, onde hoje situa-se a Colômbia. La Cosa vem a ser surpreendido por um grupo de índios que atiram-lhe flechas envenenadas, o que vem a causar sua morte juntamente com seus homens.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário