domingo, 11 de novembro de 2012

004 - BRÁS CUBAS


004 - BRÁS CUBAS



Sabe-se que Brás Cubas não foi capitão-donatário por direito, o rei de Portugal não lhe doou uma capitania. No entanto podemos considerá-lo capitão de coração. Brás Cubas era um homem enérgico, bastante inteligente, corajoso, de uma iniciativa fabulosa, por estes dotes fez progredir a Capitania de São Vicente, podemos até dizer que tal progresso foi maior que qualquer outra capitania. 
Brás Cubas
Fundou a Vila de Santos, a qual tornou-se com o tempo um importantíssimo porto para a Coroa.Introduziu na capitania o cultivo da cana-de-açúcar em larga escala, teve tanto sucesso que recebeu da Coroa Lusitana mais terras para que viesse a administrar. 

Brás Cubas
Mesmo enriquecendo não abandonou os pobres, foi Brás Cubas que fundou a primeira Misericórdia no Brasil no ano de 1543, casa importante a qual dava total apoio aos órfãos, viúvas, presidiários e outros.


Brás Cubas

Brás Cubas possuía 53 anos quando passou a chefiar uma Expedição partiu mata a dentro da zona de São Paulo a procura de ouro, prata e pedras preciosas. 
Brás Cubas
Em seu retorno trouxe a notícia de ouro e esmeraldas. Ele já imaginava que haviam muitas riquezas a serem exploradas nas terras brasileiras. 

Brás Cubas
Brás Cubas faleceu já velho, aos 85 anos, o que era extraordinário em uma época em que se vivia em constantes perigos. Seu corpo foi sepultado na Igreja da Misericórdia de Santos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário