domingo, 11 de novembro de 2012

006 - CAPITÃES ASSOCIADOS

006 - CAPITÃES ASSOCIADOS



João de Barros

João de Barros e Aires da Cunha
Aires da Cunha

CAPITANIA DO PARÁ E UM QUINHÃO DE TERRA A SUL DO MARANHÃO

Fernão de Andrade

Fernão de Andrade
CAPITÃO DO MARANHÃO - DATA DAS DOAÇÕES - 08 DE MARÇO DE 1535

João de Barros

         João de Barros foi um homem bastante ilustre, pertencia a uma família nobre,serviu o rei em Portugal, bem como nas terras descobertas, tornou-se historiador, gramático e escritor de grande sucesso. 

João de Barros

          Sua Gramática da Língua Portuguesa ajudou pessoas em diversas partes do planeta a aprenderem a língua portuguesa. Seus livros ainda hoje são fonte de estudos da História dos Descobrimentos.

João de Barros

          Aires da Cunha era um homem do mar e fez uma bela carreira na Índia e outras terras do Oriente.


Fernão de Andrade
          Fernão Álvares de Andrade era um nobre distinto que ocupava um dos cargos mais importantes aos serviços do rei de Portugal.

Aires da Cunha

          Estes três homens receberam as suas capitanias mas nenhum deles tinha a intensão de mudar de vida. Associaram-se e, no próprio ano da doação, organizaram uma armada de dez navios com novecentos homens comandada por Aires da Cunha.  

João de Barros

          O objetivo da viagem era procurar ouro nas terras que lhes tinham sido doadas. Investiram grandes quantias, porém foi tudo perdido. A nau Capitania naufragou junto à foz do rio Amazonas, morrendo seu comandante.Os outros nove navios entraram pelo estuário do rio, os homens desembarcaram na ilha de São Luis do Maranhão e por lá ficaram quase três anos. Não encontraram ouro e os sobreviventes nenhuma riqueza trouxeram para Portugal. 

Fernão de Andrade

          Mas estabeleceram tão boa amizade com os índios Tapuias que podemos considerar terem deixado riquezas no Brasil: os filhos que tiveram das índias e a recordação de uma presença positiva. Os portugueses só retornaram aquela região cerca de oitenta anos mais tarde e nas tribos Tapuias ainda se falava dos que lá estiveram antes.


João de Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário