quinta-feira, 15 de novembro de 2012

008 - DUARTE COELHO


008 - DUARTE COELHO



Capitania Hereditária de Pernambuco
Data de Doação: 10 de Março do ano de 1534
Data de partida: 1535


Duarte Coelho


          Duarte Coelho era descendente de uma família nobre portuguesa, no entanto era bastardo. Seu pai era o conhecido Gonçalo Coelho. Havia exercido cargos importantes na Corte onde chefiara uma das mais importantes viagens de reconhecimento da Costa do Brasil. Antes de receber sua Capitania, Duarte Coelho viveu muitas aventuras, ainda muito jovem partiu para a Índia aos serviços do Rei de Portugal, durante 20 anos circulou o Oceano Índico e o Oceano Pacífico desembarcando nas terras exóticas e longínquas do Continente Asiático, resistindo às doenças as quais viera a contrair, resistiu também as tempestades dos mares por onde navegara, aos ataques de piratas, em lutas por terra e por mar, registrando todas as suas aventuras em seu diário de bordo.


Duarte Coelho

          Ao regressar a Portugal recebeu do Rei de imediato mais uma importante missão, a de acompanhar os engenheiros encarregados de construir fortalezas nas cidades que Portugal possuía ao Norte da África.


Duarte Coelho
          Seguiu-se uma viagem à França a serviço da Coroa Portuguesa, a partir dai foi nomeado Capitão de Esquadra que viria a patrulhar a Costa Africana e o Mar de Açores com o intuito basilar de defender os navios portugueses que estavam sendo atacados por corsários de modo repentino.


Duarte Coelho

          Sempre cumpriu de modo correto as ordens da Coroa, portanto para o rei era um homem notável repleto de qualidades. Devido ao mérito por seus atos o rei decidiu recompensá-lo atribuindo-lhe a Capitania Hereditária de Pernambuco. Ele mais uma vez deu provas de grande honestidade, lealdade e bravura, mostrando seu caráter ao rei. cuidadosamente atraiu colonos com profissões variadas, agricultores, moleiros, pedreiros, carpinteiros, artesãos, escultores, pescadores, ferreiros, cuteleiros, dentre outros. Reuniu um enorme grupo partindo com sua esposa, D. Brites de Albuquerque, diversos parentes e amigos a quem prometia terras onde viriam a fazer riqueza. Chegaram ao Brasil, denominou sua Capitania de Nova Lusitânia, fundou a Vila de Iguaraçú no ano de 1535, um pouco mais tarde fundou a Vila de Olinda no ano de 1537. Como grande administrador e organizador sou distribuir tarefas de acordo com a capacidade de cada um, fazendo sua Capitania progredir no respeito à ordem e à tradição.


Duarte Coelho

          em pucos anos já havia uma agricultura bastante desenvolvida, produziam algodão, tabaco e farinha. Para escoar seus produtos Duarte Coelho organizou o Comércio da Capitania bem como seu escoamento para Portugal.


Duarte Coelho

          A defesa da nova Capitania foi muito bem organizada com tal eficácia que implicava no combate aos índios que invadiam as plantações, e quando escravizados se recusavam utilizar os instrumentos de trabalho nas plantações, embora também tenha feito grande pacto de amizade com os grupos indígenas da região.


Duarte Coelho
          Duarte Coelho viveu durante 20 anos em sua Capitania Hereditária, onde viveu feliz ao lado de seus familiares e amigos, viu seu progresso, chegando a ser a Capitania Hereditaria mais rica do Brasil. Teve vários filhos, foi merecedor da confiança de todos os homens da Capitania bem como do Rei de Portugal. Não morreu em sua terra ao lado de sua família, foi no ano de 1554 quando foi pessoalmente visitar o Rei que o sinistro da morte lhe procurou repentinamente.


Duarte Coelho

          Seu filho mais velho herdou a Capitania, no entanto morreu sem deixar herdeiros. Passando ao segundo filho de Duarte Coelho, Jorge de Albuquerque Coelho, nascido em Olinda, o qual honrou o nome de seu pai ao continuar sua obra. Seguiu-se o neto de nome Duarte Coelho como o avô. Na época da União Ibérica os holandeses tomaram esta tão importante Capitania Hereditária, a qual ficou por 14 anos nas mãos dos holandeses, sendo que em 1654 Portugal vei a restaurar sua Coroa tornando-se independente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário