sábado, 17 de novembro de 2012

021 - JAIME RASQUIN



021 - JAIME RASQUIN


          No ano de 1557 um mercador de Veneza de nome Jaime Rasquin, o qual foi companheiro de navegação de Alvar Nuñez Cabeza de Vaca, após muitas solicitações, obteve do Rei de Espanha, Felipe II, sua nomeação para Governador e Capitão Geral de 04 povoações que deveriam fundar e de outra que por ventura viesse a povoar, num prazo de 04 anos, sendo a primeira em São Francisco, a segunda em Porto dos Patos, na Costa de Santa Catarina, e mais duas em São Gabriel e Espírito Santo.

Alvar Nuñez Cabeza de Vaca
          Jaime Rasquin teria a incumbência de distribuir terras e habitações aos povoadores, sem que nada tomem dos indígenas, além de atender outras determinações administrativas, visando sua segurança, tratar de fazer o possível para a instalação de engenhos de cana de açúcar.

Alvar Nuñez Cabeza de Vaca
          Caberia aos colonizadores desenvolver as plantações de cana de açúcar, videiras, olivais e outras plantações que a terra lhes proporcionasse. Nomear o governador, serventuários da justiça, regedores e outros funcionários e buscar a amizade com os silvícolas. Jaime Rasquin traria 600 colonos, dentre eles lavradores, artífices, frades, médicos, cirurgião, boticário, cuteleiros, os quais seriam distribuídos pela costa de São Francisco até o Rio da Prata.
Alvar Nuñez Cabeza de Vaca
          Por seus trabalhos efetuados em nome do rei, numerosas vantagens seriam creditadas do Governador Jaime Rasquin.
Governador Jaime Rasquin
          Aos 14 dias do mês de Março do ano de 1559, Jaime Rasquin partiu da póvoa de São Lucas de Barramoda, com 700 pessoas, aproximadamente, e distribuídas em 03 navios.

Governador Jaime Rasquin
          Devido a maus tratos sofridos durante a vinda, os colonos se revoltaram, assim a expedição teve de mudar seu rumo, dirigindo-se à São Domingos, quando lá aportaram novos problemas apareceram obrigando o valenciano Jaime Rasquin regressar à Europa arruinado e desmoralizado. Por mais que tentasse, nunca mais conseguiu reerguer-se, acabou morrendo na prisão o infeliz Ex-governador o qual deveria povoar o litoral catarinense, entre outros grandiosos empreendimentos na América, e que ficou apenas na tentativa sem a sorte de que tanto acreditou dar certo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário