sábado, 17 de novembro de 2012

022 - JUAN ORTIZ DE ZARATE



022 - JUAN ORTIZ DE ZARATE

          Foi no ano de 1572 que Juan Ortiz de Zarate adquiriu o título de Adelantado do Rio da Prata, armando nova expedição a qual foi tomada por turbulento sinistro o qual lhe destroçou devido a falta de prática de navegação, teve que arribar a expedição em Santa Catarina, desfalcado de uma das embarcações.

Adelantado do Rio da Prata Juan Ortiz de Zarate
          Desembarcou em Santa Catarina com seu pessoal, usou os nativos para que pudesse tomar provisões, foi bastante brutal, tomou das as provisões dos silvícolas, o que lhes fez reagir. Homem bastante brutal, fez os silvícola odiá-o, atacou aldeias, usou de crueldade que passou a ser odiado, fez o mesmo que D. Pedro e Mendonza haviam cometido no Rio da Prata. Foi das expedições que aportaram em Santa Catarina que mais desgraça provocou, fome e desolação se instalou.

Adelantado do Rio da Prata Juan Ortiz de Zarate
          A farinha, base da alimentação dos aventureiros foi duramente racionada. as deserções começaram em grande número, os desertores vagaram dias por terra, e entregavam-se à fome, ao serem encontrados eram enforcados um a um sem piedade. Zarate mostrava-se cruel tanto para seus companheiros quanto para os indígenas. Durante a noite os companheiros roubavam os corpos para que deles pudessem se alimentar. Um rapaz que era tamboreiro da expedição fez um furto de farinha, duas mulheres que o viram furtar cortaram-lhe uma orelha, para que ninguém roubasse, pregaram-na sobre uma porta.


Adelantado do Rio da Prata Juan Ortiz de Zarate
          Após três meses de trágicos acontecimentos, Zarate reuniu os sobreviventes partindo para o Rio da Prata, entretanto deixou alguns homens, mulheres e crianças abandonados na Ilha de Santa Catarina.

Adelantado do Rio da Prata Juan Ortiz de Zarate
          Ao chegarem no Prata tiveram diversos problemas, alguns dias depois Zarate vem a morrer, ninguém chorou por essa perda, ele tornara-se um ditador, assim, seu sobrinho de nome Diego Mendieta assume como Governador daquela Região em seu lugar.

Diego Mendieta 
          Sabe-se que ao assumir como Governador, Diego Mendieta torna-se mais cruel que seu tio, o poder lhe sobe a cabeça, tornou-se mais cruel que seu tio.sendo preso em uma caverna e devolvido à Espanha por seus atos de crueldade.Porém ao chegar ao Rio de Janeiro tratou de reassumir seu poder, tornando-se autoritário novamente, de conchavo com o piloto da caravela ele retorna ao poder com mais loucura, retornou a Santa Catarina onde pune com muita crueldade um soldado desertor, corta-lhe a golpes de facão mandando-o ser pendurado em postes, a tripulação se apavora e o abandonam na Ilha de Santa Catarina com os indígenas. 

Diego Mendieta 
          Diego Medina toma a companheira de um indígena o qual se aborrece e executa-o juntamente com outros da tripulação de sua esquadra que haviam sido abandonados com a mesma crueldade que viram o capitão praticar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário