terça-feira, 20 de novembro de 2012

023 - OS CARIJÓS



023 - OS CARIJÓS


          Os indígenas que habitavam a costa Sul da Capitania de São Vicente, desde a Cananéia até o Rio Grande do Sul, formavam a Nação Carijó, na época da descoberta os navegadores registraram que de todos os indígenas que viviam no Brasil, os Carijós eram os mais amistosos.
Nação Carijó
         Seus usos e seus costumes não eram mito diferentes dos demais indígenas brasileiros. viviam semi-nus,    ou em algumas aldeias totalmente nus, adornavam seus corpos com peles e penas de aves exóticas, moram em choças cobertas de palhas de palmeiras, sendo que as paredes eram de pau a pique, utilizavam colares de coqueiro jerivá, reuniam-se em tribos, cada uma reconhecia um chefe. Não há registros por parte dos navegantes que utilizavam-se da antropofagia.
Nação Carijó
          Alimentavam-se basicamente da caça e da pesca, ao contrário dos europeus que cozinhavam a comida, os indígenas utilizavam muito os assados. a agricultura era rica em tubérculos, utilizavam a mandioca para a produção da farinha e desta fabricavam bejus e outros pães assados na folha de bananeira, já o aipim comiam cozido ou assado na fogueira.
Nação Carijó
          Eram fantásticos arqueiros, aprendiam a caçar desde crianças. Possuíam alguns instrumentos de sopro e percussão, cantavam e dançavam durante os cerimoniais festivos, principalmente os cerimoniais de iniciação e passagem, e nestes serviam bebidas a base da fermentação de cereais.
Nação Carijó
          Na cestaria eram brilhantes, produziam peneiras, tipitis, brincos, colares, balaios, cachiches, cordas, redes, cestos, e principalmente esteiras. 
Nação Carijó
          Nos registros dos navegantes tais indígenas recebiam muito bem os navegantes que aportavam em suas terras, fornecendo-lhes gêneros tropicais, água fresca, suprindo os navios com víveres, mantimentos e muita lenha.
Nação Carijó
         Em troca de suas provisões recebiam miçangas coloridas, espelhos, facas, e outros objetos de  pequeno valor os quais admiravam e os utilizavam no cotidiano. A cobiça de o desejo em obtê-los em maior quantidade, levou-os a negociar indígenas que caçavam em aldeias vizinhas. 
Nação Carijó
         Quando tratados com a crueldade dos navegantes europeus, retraíam-se ao interior das matas, retornando com muita força, atacando com arco e flechas, incendiando tudo o que podiam, o que impossibilitava a presença dos navegantes invasores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário