quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

117 – O PRESIDENTE MARECHAL ANTERO JOSÉ FERREIRA DE BRITO DA PROVÍNCIA DE SANTA CATARINA APÓS A REVOLUÇÃO FARROUPILHA


117 – O PRESIDENTE MARECHAL ANTERO JOSÉ FERREIRA DE BRITO DA PROVÍNCIA DE SANTA CATARINA APÓS A REVOLUÇÃO FARROUPILHA




O Presidente General Francisco José de Sousa Soares de Andréa passou a Presidência da Província de Santa Catarina ao Presidente Marechal Antero José Ferreira de Brito o qual havia sido Presidente da Província do Rio Grande do Sul. Foi preso por Bento Manoel Ribeiro. Na Província de Santa Catarina, já livre das Tropas Revolucionárias Farroupilhas, e com a referida Revolução totalmente desacreditada em seu núcleo mais importante, coube-lhe reorganizar a Vila de Nossa Senhora do Desterro e reparar os estragos deixados pela Revolução, como a maldade cometida na Freguesia de Imaruí.


Presidente General Francisco José de Sousa Soares de Andréa

Alguns dias após tomar posse, iniciou o Segundo Reinado, com a Declaração da Maioridade de D. Pedro II aos 23 de julho.



Maioridade de D. Pedro II

No decorrer de seu governo que perdurou até o ano de 1848, foram fundados núcleos coloniais como o Saí, Piedade, Santa Isabel, e a primeira colônia fundada em Santa Catarina elevou-se à categoria de Freguesia como São Pedro de Alcântara e Camboriú também foram elevadas a categoria de freguesia. As Caldas de Cubatão, no Município de São José, passaram por melhoramentos. No ano de 1846 a Capital e seus arredores foram visitados pelo Imperador Pedro II e D. Tereza Cristina, ocorrendo grandes festividades e manifestações em honra aos monarcas com grande júbilo.



Imperador Pedro II

 No ano de 1847 pela primeira vez, a Província estruturou seus elementos políticos em dois Partidos Políticos, disputando assim as eleições à Deputado pela Província. Neste mesmo ano Santo Antônio da Laguna e São Francisco  recebem o foro de Cidade.


Presidente Marechal Antero José Ferreira de Brito


O Presidente Marechal Antero José Ferreira de Brito foi o primeiro Presidente que protestou junto ao Governo da Província de São Paulo contra a invasão do território de Palmas, situado dentro dos limites da Província de Santa Catarina.


  • No ano de 1840 a Província contava com cerca de 66.018 habitantes, destes 12.511 eram escravos. 
  • No ano de 1841 67.218 habitantes e destes 12.580 eram escravos. 
  • No ano de 1844 esse número já ascendia para 72.814 habitantes, destes o total de 14.382 eram escravos.

A Ilha de Santa Catarina além de sua sede contava com 5 Freguesias; a Freguesia de Laguna, Freguesia de Imaruí, Freguesia de Vila Nova, Freguesia de Tubarão, Freguesia de Araranguá; São José com a Freguesia da Enseada de Brito e a Enseada de São Pedro; São Miguel com a Freguesia de Tijucas; Porto Belo com a Freguesia de Itajaí; São Francisco com a Freguesia de Penha e a de Itapocoroi.


Freguesia de Imaruí

Ao todo haviam 02 Comarcas, 06 Municípios e 22 Freguesias.

Em dezembro do ano de 1848, o governo foi passado ao Terceiro Vice Presidente da Província, Dr. Severo Amorim do Vale, que era Juiz de Direito e Chefe de Polícia, até a posse de seu sucessor, Dr. Antônio Pereira Pinto, em março do ano de 1849.



 Autorizo a reprodução do acervo fotográfico com a citação do autor e fonte. Modelo Simple. Tecnologia do Blogger.

Nenhum comentário:

Postar um comentário