quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

055 – REORGANIZA-SE O REGIMENTO COM A RESTITUIÇÃO DA ILHA DE SANTA CATARINA




055 – REORGANIZA-SE O REGIMENTO COM A RESTITUIÇÃO DA ILHA DE SANTA CATARINA




                Ao ser restituída a Ilha de Santa Catarina à Coroa Portuguesa, e com a chegada do novo Governador, o fidalgo Francisco Antônio da Veiga Cabral da Câmara, reuniram-se novamente o valioso Regimento o qual foi mais uma vez reorganizado.

Francisco Antônio da Veiga Cabral da Câmara
                O Governador Francisco Antônio da Veiga Cabral da Câmara não se mostrou preocupado com o Regimento que tantos atos prestados ao Sul em todas as Campanhas as quais foi solicitado em anos de dedicação e muito sacrifício. O Regimento veio a passar pelo esquecimento em seu governo, chegando ao ponto de no ano de 1791 o governo lhe dever 08 anos de soldos a todos os seus oficiais.


José da Silva Paes
                José da Silva Paes não hesitou em pegar um numerário em que um comandante de navio conduzia para as tropas do Rio Grande, para que com este viesse a pagar o Regimento, passando ele um recibo ao comandante e comunicando a atitude tomada ao Governo. O que serviu de exemplo, depois dele nenhum outro Governador teve a petulância de repetir tal ato de desprezo, descaso e má administração.
Coronel e Governado Manoel Soares de Coimbra
                O Coronel e Governado Manoel Soares de Coimbra, deu-lhe o Quartel do Campo do Manejo, hoje já demolido. No ano de 1801 foi reorganizado o Regimento, passando a contar com 10 Companhias, sendo 08 de Fuzileiros, 01 de Granadeiros, 01 de Caçadores, com um efetivo de 1600 homens.


Coronel e Governado Manoel Soares de Coimbra
                As suas mais importantes façanhas foram efetuadas nas Campanhas de 1811 a 1813 e 1816 a 1820.


Francisco de Araújo de Barros Teixeira Omem
O Governo Francisco de Araújo de Barros Teixeira Omem informou aas autoridade superiores dos atrasos de soldos e fardamento, um descaso que vinha se alastrando ao longo dos governos anteriores, afirmava que seus oficiais se viam obrigados a pescarem e a mendigar o que pescavam para poderem vestir-se e viver com um pouco de dignidade.


Francisco de Araújo de Barros Teixeira Omem
                No ano de 1811 partiu novamente rumo ao sul, palco de suas façanhas, sempre com rigorosa disciplina e honra a Pátria a qual sempre foi instruído. Paisandú, Maldonado, Bagé, Cunhaperú, Jaguarão, São Miguel, Rio Grande, Santa Tereza, tais lugares conheceram os disciplinados e valiosos soldados do Regimento de Infantaria de Linha da Ilha de Santa Catarina.


General Joaquim Xavier Curado
                O Regimento de Infantaria de Linha da Ilha de Santa Catarina nas Campanhas de 1816 a 1820 integrou-se as forças do General Carlos Frederico Lecor, 1º Barão de Laguna, parte dele passou à Missão de São Francisco Borja, para assim se incorporar às tropas do General Joaquim Xavier Curado. Praticou infinitos atos de bravura em Bagé, apenas depois se reuniu a 1ª , para então partirem para Iborací, sob o comand  o do Brigadeiro João de Deus Mena Barreto.


 Regimento de Infantaria de Linha da Ilha de Santa Catarina
               Nos anos de 1817 e 1818 o Regimento de Infantaria de Linha da Ilha de Santa Catarina encontrava-se em incursões pelas Missões do Uruguai, para sua honra, seus soldados não sujaram suas mãos anos incêndios e saques na região. Tomou parte no assalto de São Nicolau, Taquarembó, e no fim da Campanha do Sul, restou ao Regimento de Infantaria de Linha da Ilha de Santa Catarina apenas 143 homens, e a estes o Governo devia 25 meses de soldos. Destes 143 apenas 91 regressaram a Santa Catarina.

 Regimento de Infantaria de Linha da Ilha de Santa Catarina

                Como 8º e depois 7º Batalhão de Caçadores permaneceu em Santa Catarina até o ano de 1826, ano em que foi novamente recrutado para o Sul, regressando no ano de 1828. Em 1832 foi finalmente dissolvido.



Nenhum comentário:

Postar um comentário