quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

054 – O REGIMENTO DE LINHA A ÉPOCA DA OCUPAÇÃO ESPANHÓLA EM SANTA CATARINA



054 – O REGIMENTO DE LINHA NA ÉPOCA DA OCUPAÇÃO ESPANHOLA EM SANTA CATARINA


                Santos Ala destina à Santa Catarina um pequeno destacamento para a Ilha de Santa Catarina juntamente com outros soldados trazidos de São Sebastião do Rio de Janeiro. Assim que Assumiu o Governo tratou José da Silva Paes de criar um Batalhão de 04 Companhias de Artilheiros Fuzileiros, tropa  essa que se tornaria legionária ao passar dos anos, isso deu-se por seus feitos nas Campanhas do Sul.

José da Silva Paes
                Recrutando homens para suas fileiras no ano de 1753 iniciara sua longa folha de serviços. Sua maior parte seguiu para o Sul, comandados pelo Capitão Antônio Gonçalves, rumando ao Rio Pardo e para as Missões onde incorporam-se ao Exército do General Gomes Freire de Andrada onde fizeram toda a Campanha.


General Gomes Freire de Andrada

                No ano de 1762, 03 anos após a partida vieram a regressar para Santa Catarina na época em que foi declarada a Guerra entre Portugal e Espanha. Engrossou a Guarnição do Viamão, a qual deveria impedir o avanço castelhano, regressando bastante desfalcada à sua Sede.


General Gomes Freire de Andrada

                Já no ano de 1765 veio a contar com 06 Companhias comandadas pelo Major Pedro Costa Martim, 02 anos depois contribuiu para a reconquista do sul, deixando muitos bravos no campo de lutas. No ano de 1769 o Regimento passou a contar com 07 companhias, uma das quais de Granadeiros, tendo sido recrutados cerca de 400 homens às suas fileiras, recebendo em seu comando o Coronel Fernando da Gama Lobo Coelho. Logo a seguir uma de suas Companhias,  à qual se ajuntara alguma artilharia, fazendo a pé o trajeto entre a Vila de Nossa Senhora do Desterro a Viamão., sob o comando do Capitão Manoel Gonçalves Leão.

D. Pedro de Zeballos
                Em 1774 sua folha de serviços continuou partindo para o Rio Grande com o intuito de reforçar as tropas do General De Bohn. No ano de 1777, já se encontrava na Ilha de Santa Catarina por ocasião da sua tomada pela expedição de D. Pedro de Zeballos. Nessa oportunidade, seus oficiais e soldados, com o objetivo de não se entregarem ao inimigo espanhol, dispensaram-se num verdadeiro sistema de guerrilhas, passando a hostilizar os espanhóis durante um ano e meio, tempo de ocupação da Ilha de santa Catarina.



Nenhum comentário:

Postar um comentário