quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

057 – A OUVIDORIA DE SANTA CATARINA




057 – A OUVIDORIA DE SANTA CATARINA



                Em julho de 1749 o Conselho Ultramarino decidiu criar a Ouvidoria de Santa Catarina, a qual seria separada de Paranaguá. Por meio de Carta Régia datada de 20 de setembro do ano de 1849 foi demarcado seus limites, sendo que ao Norte pela Barra Austral do Rio de São Francisco, pelo Cubatão do mesmo Rio, pelo Rio Negro que se mete no Rio de Curitiba, ao Sul nos montes que deságuam para a Lagoa do Imeri.

General Gomes Freire de Andrada
                Deste modo a Vila de Nossa Senhora do Desterro, a Vila de Santo Antônio dos Anjos da Laguna e Rio Grande passaram para a jurisdição da nova Ouvidoria, continuando São Francisco sob a Jurisdição de Paranaguá.
General Gomes Freire de Andrada
No ano de 1750, Gomes Freire ordena Sebastião Fernandes Camacho, Capitão Mor de São Francisco, para que ficasse São Francisco às ordens da Ilha de Santa Catarina. E esta jurisdição estava de acordo com a divisão ordenada por El Rey de acordo com os governos de Santos e da Ilha de Santa Catarina.
General Gomes Freire de Andrada

  Deste ano em diante São Francisco passava a integrar a vida política, administrativa e militar da Ilha de Santa Catarina, no entanto continuava judicialmente sob a jurisdição de Paranaguá.



Nenhum comentário:

Postar um comentário