quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

060 – FREGUESIAS DA ILHA DE SANTA CATRINA



060 – FREGUESIAS DA ILHA DE SANTA CATRINA

                SANTO ANTÔNIO DE LISBOA – Acredita-se que a mais antiga Freguesia da Ilha de Santa Catarina venha a ser a Freguesia de Nossa Senhora das Necessidades, atual Santo Antônio de Lisboa. Nela estava o Padre Mateus de Leão, no ano de 1698, sobrinho do Capitão Antônio Bicudo Camacho, o qual teria vindo com 20 casais teria chegado na Ilha de Santa Catarina para aumentar sua população.
Freguesia de Santo Antônio de Lisboa
              
           Da Lagoa até o rio Ratones, nas terras em que o fundador Dias Velho, Mateus de Leão e seus companheiros receberam Sesmaria de 02 léguas de terras. Das quais foram concedidas por Domingos Francisco Francisques, Procurador do Marquês de Cascaes, último sucessor do Donatário, antes mesmo de a Coroa haver readquirido a Capitania por compra.


Dias Velho
                
           Nestas terras também se estabeleceram o Sargento Mor Manoel Manso de Avelar com sua família, de onde dirigia os negócios da Ilha de Santa Catarina. A Freguesia de Nossa Senhora das Necessidades data de 1750, no ano de 1810 ela possuía cerca de 3370 habitantes, sendo destes 602 escravos.


Padre Mateus de Leão
               
           LAGOA Dias Velho teve ali sua Sesmaria, o fundador de Nossa Senhora do Destrerro. Freguesia que em 1750 havia sido dedicada a Nossa Senhora da Conceição, teve como seu 1º Vigário o Padre Manoel Cabral de Bittencourt, aqui havia chegado com casais açorianos. No ano de 1845, sua Igreja foi visitada pelo Imperador D. Pedro II, o qual na oportunidade doou a esta uma custódia de prata, oferecendo no ano de 1861 os sinos.


Padre Mateus de Leão
              
            RIBEIRÃO DA ILHA – A Enseada do Ribeirão era bastante visitada pelos navegantes espanhóis, ali foram instalados no ano de 1748 casais açorianos. Em 1763 Manoel de Vargas Rodrigues obteve provisão episcopal para instalar a Capela de Nossa Senhora da Lapa por orago.


Dias Velho
               
          No ano de 1803 era Curato, sendo elevada a Freguesia no ano de 1809, sendo seu 1º vigário o Padre Tomaz Francisco da Costa, filho de um dos homens mais importantes da Capitania, o qual era também pai do Irmão Joaquim. A População do Ribeirão da Ilha no ano de 1810 era de 1436 habitante, destes 423 eram escravos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário