quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

061 – A SEGUNDA METADE DO SÉCULO XVIII – O MORGADO DE MATEUS


061– A SEGUNDA METADE DO SÉCULO XVIII – O MORGADO DE MATEUS


   Foi no ano de 1765 que a Coroa de Portugal restabeleceu a Capitania de São Paulo. Em julho de 1965 restabeleceu a Vila de Santos, veio a tomar posse o Governador D. Luiz Antônio de Souza Botelho Mourão, Morgado de Mateus.



 D. Luiz Antônio de Souza Botelho Mourão - Morgado de Mateus.
                No ano de 1766 o Governador D. Luiz Antônio de Souza Botelho Mourão ordenou que se povoasse a Guaratuba, com o intuito de estender seus domínios até São Francisco, no entanto o Governador de Santa Catarina, Francisco de Souza Menezes, se opôs. Enviou-lhe documento provando-lhe que os limites do Termo alcançavam a Baía de Guaratuba. No entanto o Fidalgo, o Governador D. Luiz Antônio de Souza Botelho Mourão apressou seu serviço, com o intuito de elevar a povoação à Categoria de Vila, no ano de 1771, ao demarcar seus limites adentrou-se pelo território de São Francisco,  estabelecendo que os 02 Termos seriam limitados pelo Saí, furtando deste modo à Jurisdição do Governo da Ilha de Santa Catarina 05 léguas de seu litoral.



 D. Luiz Antônio de Souza Botelho Mourão - Morgado de Mateus.
                O Governador D. Luiz Antônio de Souza Botelho Mourão, Morgado de Mateus provou sua audácia e despotismo ao fingir desconhecer os limites da Ouvidoria de santa Catarina, os quais eram no interior dos rios Negro e Grande de Curitiba, sendo que a Comarca não estava incluída em seu governo. Antônio Corrêa Pinto ordenou que fosse  deitar uma fundação e dirigi-la do sertão ao sul, na paragem denominada Lages.



Antônio Corrêa Pinto
                Antônio Corrêa Pinto era homem abastado, senhor de muitos escravos, residia na Vila de Parnaíba da Capitania de São Paulo, tempos antes da referida comissão expressa do Morgado, Corrêa Pinto havia recebido a Patente de Capitão Mor de Curitiba.

 D. Luiz Antônio de Souza Botelho Mourão - Morgado de Mateus.
                Governador D. Luiz Antônio de Souza Botelho Mourão, Morgado de Mateus escreveu ao Governador José Custódio Faria do Rio Grande, pediu-lhe que desse apoio em seu trabalho de fundação, no entanto o Governador José Custódio Faria protestou a invasão nas terras que pertenciam à Capitania de Santa Catarina, pois nestas a Capitania de São Paulo não possuía nenhuma jurisdição.


Governador José Custódio Faria do Rio Grande

                O despótico Governador D. Luiz Antônio de Souza Botelho Mourão, Morgado de Mateus fez vistas grossas, omitiu-se ao protesto e realmente fundou Lages.



Nenhum comentário:

Postar um comentário