quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

074 – A SEGUNDA METADE DO SÉCULO XVIII – O IRMÃO JOAQUIM



074 – A SEGUNDA METADE DO SÉCULO XVIII – O IRMÃO JOAQUIM

 Joaquim Francisco do Livramento
                Joaquim Francisco do Livramento, conhecido por Irmão Joaquim nasceu na Vila de Nossa Senhora do Desterro numa Sexta-Feira Santa aos 20 dias do mês de março do ano de 1761. Seu pai era o Senhor Francisco da Costa, homem proeminente vindo de Açores, sua mãe era D. Mariana Jacinta da Vitória, mulher também proeminente da Vila de Nossa Senhora do Desterro.


 Joaquim Francisco do Livramento

 Joaquim Francisco do Livramento era homem piedoso desde sua infância, altruísta e místico. Não se via digno para abraçar o sacerdócio, decidiu então dedicar-se aos pobres esmolando para estes. O Irmão Joaquim vestia-se com o bruel franciscano, pois pertencia a Ordem Terceira.



 Joaquim Francisco do Livramento

Sua vida foi inteira dedicada a caridade, suas principais ações foram:
1.    Construção de 01 Hospital  no Desterro, o Nossa Senhora, Hoje Imperial Hospital de Caridade; chegando a dirigir-se à Portugal onde conseguiu donativos;
2.       Construção de 01 Hospital em Porto Alegre, a Santa Casa de Misericórdia ;
3.       Uma Casa para Meninos Desvalidos na cidade de Salvador;
4.       Casa para Meninos Desvalidos em Jacuecanga, em São Sebastião do Rio de Janeiro;
5.       Casa de Meninos Desvalidos em Itu;
6.       Casa dos Meninos Desvalidos de São Paulo.

 Joaquim Francisco do Livramento
           O Irmão Joaquim a estas Casas fundou e os Hospitais ajudou a criar, com as esmolas que mendigava de porta em porta, obras que ainda resistem ao tempo. O Irmão Joaquim também trabalhou para a Congregação do Desagravo do Santíssimo sacramento no Brasil.

 Joaquim Francisco do Livramento
                Sua vida foi uma prova de doação ao próximo, por suas ações de mendicância algumas vezes foi preso. Por seus ideais de caridade viajou até Roma e a Portugal.Em uma de suas viagens faleceu em Marselha no ano de 1828 após anos de dedicação aos pobres e humildes.





Nenhum comentário:

Postar um comentário