quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

078 – A SEGUNDA METADE DO SÉCULO XVIII – O GOVERNADOR JOÃO ALBERTO MIRANDA RIBEIRO


078 – A SEGUNDA METADE DO SÉCULO XVIII – O GOVERNADOR JOÃO ALBERTO MIRANDA RIBEIRO

O Governador Manoel Soares de Coimbra foi substituído pelo Governador Tenente Coronel do Regimento de Moura João Alberto Miranda Ribeiro, um oficial de grandes méritos o qual prosseguiu as obras do governo anterior, projetando e construindo outras de real importância.

Governador Manoel Soares de Coimbra


O Governador João Alberto Miranda Ribeiro projetou e abriu novas ruas na Capital. Em seu governo foi riscado e construído o Forte de São João, no Estreito, e concluído o Forte de Santa Bárbara, atual Capitania dos Portos. A Capitania de Santa Catarina contava com 20000 habitantes e na Ilha de Santa Catarina haviam alguns engenhos de açúcar, engenhos de beneficiamento de arroz, além de alguns curtumes.

Governador Manoel Soares de Coimbra

O Plano de Coimbra foi retomado, foram estabelecidas 02 Colônias Militares no caminho de Lages e insistiu junto ao Governo por sua criação imediata, chegando a mandar executar os orçamentos dos gastos que o empreendimento requeria.

João Alberto Miranda Ribeiro


No governo de João Alberto Miranda Ribeiro a economia da Capitania de Santa Catarina vinha decaindo visivelmente, o plantio do anil não teve sucesso, a cultura do fumo pereceu devido as pragas, o arroz e o algodão foram desaparecendo.Os únicos produtos que ainda resistiam, eram a farinha de mandioca, a cachaça e a produção de madeira das matas nativas.

Vila de Nossa Senhora do Desterro
Os agricultores não podiam cultivar o que desejavam ou o que a terra realmente produzisse, haviam muitas proibições, os embargos oneravam os agricultores, haviam frequentes requisições de produtos para alimentarem as tropas que eram sempre numerosas, os homens eram convocados para o serviço das armas, assim as terras passavam pelo abandono ao longo dos anos. Os habitantes procuravam outras fontes de rendas, assim fugiam das terras que os oneravam.

João Alberto Miranda Ribeiro
No ano de 1780 a situação da Capitania de Santa Catarina era um grande problema para o Governador João Alberto Miranda Ribeiro solucionar. No ano de 1790 acentuou-se a crise e os moradores mostravam-se envolvidos na penúria. No ano de 1795 chegou ao auge, havia mortes por fome, desse modo foi necessário investir nas atividades agrárias  como medida de salvação. O fim do Século XVIII havia chegado mediante as piores perspectivas para os cidadão da Capitania de santa Catarina.

Regimento de Infantaria de Estremoz
O Governador João Alberto Miranda Ribeiro procurou enfrentar a crise, de acordo com um Relatório enviado no ano de 1797, a população da Capitania subira para um total de 24892 habitantes, dos quais 1027 eram militares vindos para guarnecer a Ilha de Santa Catarina. Incluía-se a estes 134 homens do Regimento de Infantaria de Estremoz, removidos para a Ilha. Nesta época o Distrito de São Francisco possuía 4453 habitantes, Santo Antônio dos Anjos da Laguna possuía 4312 habitantes, o restante pertencia a Ilha de Santa Catarina e o Continente próximo. As Freguesias do litoral eram em número de 09, sendo que destas 03 eram da Ilha de Santa Catarina, eram elas:
1.      Freguesia de Nossa Senhora do Desterro;
2.     Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da  Lagoa;
3.     Freguesia de Nossa Senhora das Necessidades de Santo Antônio de Lisboa


Freguesia de Nossa Senhora das Necessidades de Santo Antônio de Lisboa

No Continente haviam 06 Freguesias:
  1. 1. Freguesia de Nossa Senhora da Graças do Rio de são Francisco;2. Freguesia de São Miguel;
    3. Freguesia de São José;
    4. Freguesia de Nossa Senhora do Rosário da Enseada de Brito;
    5. Freguesia de Sant’Ana;
    6. Freguesia de Santo Antônio dos Anjos da Laguna.

Freguesia de Nossa Senhora das Necessidades de Santo Antônio de Lisboa
Ao todo havia na Capitania de Santa Catarina 884 engenhos de farinha de mandioca, sendo que na Freguesia de São Miguel havia o maior número, isto é, 190 engenhos. Na época haviam 297 atafonas de trigo, com 82 na Freguesia de São José, 192 produtores de cachaça, com 29 produtores no Ribeirão da Ilha, 63 engenhos de farinha de mandioca e 04 engenhos de açúcar, 04 engenhos de beneficiamento de arroz e 32 curtumes.

Forte de São João
A Capitania de Santa Catarina contava com 02 bergantins, 01 penque, 09 sumacas, 06 lanchas, no entanto a navegação registrava nos diversos portos da Capitania de Santa Catarina a entrada de 116 embarcações.

Forte de Santa Bárbara
O Governador João Alberto Miranda Ribeiro consegui em sua administração fazer com que a produção se desenvolvesse em ascensão e um bom aumento da exportação. A pesca da baleia registrou 02 novas Armações, a armação da Garopaba no ano de 1795 e a armação de Imbituba no ano de 1796, sendo que ambas rendiam aos contratantes a soma de 200.000 a 300.000 Cruzeiros anuais, e para a Coroa de Portugal 10.0000 Cruzeiros anuais.

Freguesia de Nossa Senhora do Desterro
Na época haviam na Ilha de Santa Catarina 18 lojas de comércio, 08 na Freguesia de Nossa Senhora da Graças do rio de são Francisco, 18 na Freguesia de Santo Antônio dos Anjos da Laguna; armazéns, 43 tavernas na Ilha de Santa Catarina, 19 tavernas na Freguesia de Nossa Senhora da Graças do Rio de São Francisco e 16 na Freguesia de Santo Antônio dos Anjos da Laguna; os ofícios eram distribuídos entre alfaiates, sapateiros, barbeiros, cuteleiros, ferreiros, marceneiros, serralheiros, tanoeiros, entalhadores e pintores. Na Freguesia de Nossa Senhora do Desterro havia ainda 02 casa de pasto e 02 boticas, e 01 botica na Freguesia de Santo Antônio dos Anjos da Laguna.

Vice Rei D. José Luís de Castro 2.° Conde  de Resende
O Governador João Alberto Miranda Ribeiro procurou reverter a situação da Capitania de Santa Catarina ao assumir seu governo, assim governou levando prosperidade a todos.

Vice Rei D. José Luís de Castro 2.° Conde  de Resende
Um dos atos do Governador foi o de por fim a criminalidade, organizou as Milícias, disciplinou as tropas, evitou que os moradores fizessem gastos excessivos. Chegou a informou contra a construção da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, alegou o Governador que não havia precisão de um grande templo na Ilha de Santa Catarina e de que os gastos da Ordem eram superiores ao se rendimento.

Vice Rei D. José Luís de Castro 2.° Conde  de Resende 

    Os interesses do Governador João Alberto Miranda Ribeiro eram apenas pelos assuntos da Capitania de Santa Catarina e seu forte e constante desejo de melhorá-la. Por isto reclamava medidas e protestava outras pois percebia com forte clareza o que viriam a somar de modo positivo a desenvolvimento ou de modo negativo barrando-o. Por suas ações o Vice Rei D. José Luís de Castro 2.° Conde  de Resende lhe censurou por meio de advertência mostrando-lhe para que ele foi nomeado governador: “- Para governar e não para inovar”.

Freguesia de Nossa Senhora do Desterro
O Governador João Alberto Miranda Ribeiro veio a falecer na Freguesia de Nossa Senhora do Desterro aos 18 dias do mês de janeiro do ano de 1800 no exercício de seu cargo com austeridade e honestidade, sendo sepultado na Matriz da Vila em local desconhecido.




Nenhum comentário:

Postar um comentário