quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

085 – A CAPITANIA DE SANTA CATARINA COM A INDEPENDÊNCIA – POPULAÇÃO E SUA ECONOMIA


085 – A CAPITANIA DE SANTA CATARINA  COM A INDEPENDÊNCIA – POPULAÇÃO E SUA ECONOMIA




         No ano de 1838 a população da Capitania de Santa Catarina estava em torno de 30.339 habitante, demonstrando um índice de crescimento muito pequeno, deste total 7.203 eram escravos, os demais eram homens livres, dentre os quais eram brancos, mulatos e afrodescendentes.

Vila de Nossa Senhora do Desterro
               No ano de 1810 a Capital, a Vila de Nossa Senhora do Desterro, possuía 5.250 habitantes, sendo que em seu interior viviam 7233 pessoas, nas terras do Tijucas ao Massiambu outros 7,920 habitantes, sendo que nesta região havia a Vila de São José e a Vila de São Miguel, as quis eram muito importantes para a região. O restante compreendia a região das Vilas de Nossa Senhora da Graças do Rio de são Francisco e a Vila de Santo Antônio dos Anjos da Laguna, a mais povoada, bem como seus respectivos Distritos. Há registros de que no ano de 1810 o total da produção da Capitania de Santa Catarina foi de 401.937 Cruzados, a exportação apenas 188.257 Cruzados.

Engenho de farinha de mandioca
               A farinha de mandioca era seu principal produto de exportação, o qual era também seu principal gênero de consumo interno, seguindo-se o arroz, o café, o alho, a cebola de cabeça, o peixe de sol, o feijão e o melado. Outros produtos secundários como o milho, o algodão, o linho, e outros eram destinados às feiras em Praças Públicas ou em Estabelecimentos Comerciais de Secos e Molhados.

Vila de Nossa Senhora do Desterro
               A mandioca que em 1810 chegou a 248.659 alqueires, destes foi exportada 71.487. No ano de 1812 sua produção subira para 388.361 alqueires, e exportados a quantia de 233.171 alqueires, sendo que grande parte abastecia os mercados do Rio Grande até os mercados de Pernambuco.

D. José Caetano da silva Coutinho
               O Bispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, D. José Caetano da silva Coutinho esteve no ano de 1815 em Visita Pastoral à Capitania de Santa Catarina. Este foi o 1º Prelado a fazer tal visita, ficando do dia 07 de agosto ao dia 02 de outubro, seguindo de lá para o Sul em visita a outras importantes Dioceses.

D. José Caetano da silva Coutinho
               Foi no ano de 1821 às Vésperas da Independência que a respaldo de Santa Catarina registrou, contando o Planalto, ainda em sua Jurisdição, o total de 35.223 habitantes, sendo destes 21.811 habitantes na Ilha de Santa Catarina e seu Termo.  a Vila de Santo Antônio dos Anjos da Laguna viviam 7.773, e 5.639 na Vila de Nossa Senhora da Graças do Rio de são Francisco. Há registros de que no ano de 1819 a população da Capitania de Santa Catarina registrou um total de 44.031 habitantes.

 Pescadores da Capitania de Santa Catarina
               Pelo Alvará de Setembro do ano de 1820 Lages passou definitivamente para a Jurisdição da Capitania de Santa Catarina, porém sua população nos anos seguintes ainda não estava incluída nos dados da população catarinense.

Vila de Nossa Senhora do Desterro
               Uma Classe Média surgia ao lado de homens humildes que viviam às custas de seu pequenos ofícios como os de pescadores, marinheiros, roceiros. A nova Classe tirava seus lucros do comércio e do transporte de gêneros dos mais variados, a qual viria paulatinamente formar os grupos familiares mais afortunados da terra catarinense.

 Pescadores da Capitania de Santa Catarina
               Esta nova classe viria a construir seus sobrados nas principais ruas centrais das Vilas as quais convergiam para as Praças onde figurava a Igreja Matriz. Importavam suas mobílias, deixavam os bancos feitos em madeira tosca, substituíam-nos por cadeiras e poltronas com respaldo, braços e assentos ricamente torneadas e com forros almofadados em palhas ou tecidos ricamente bordados. Importavam os primeiros pianos, possuíam chácaras para o veraneio, as quais hoje são pontos urbanos centrais das cidades.

Vila de Nossa Senhora do Desterro
               Todos os membros da Classe Média possuíam influência na Câmara, isso devido ao voto censitário, seus membros eram Graduados nas Confrarias Religiosas, ocupavam cargos honoríficos e eram detentores de grande prestígio e consideração.

Capitania de Santa Catarina
               Abaixo da Classe Média estavam os artesãos, os pequenos proprietários, os funcionários, habitando casas de porta e janela. Por último na estratificação social catarinense figuravam os soldados, os marinheiros, os negros considerados vadios por não serem empregados, embora livres, e negros valentões que nas noites faziam rixas de galo, os quais provocavam brigas constantes nos bairros marginais às vilas do Rio da Bulha, na Toca ou na Figueira.

Vila de Nossa Senhora do Desterro
               Muitos viajantes que passaram pela Ilha de Santa Catarina descreveram a terra como boa e fértil, mesmo onde habitavam os pobres com uma prole bastante grande.





Nenhum comentário:

Postar um comentário