quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

084 – A CAPITANIA DE SANTA CATARINA E O FIM DO REGIME COLONIAL - A INDEPENDÊNCIA


084 – A CAPITANIA DE SANTA CATARINA E O FIM DO REGIME COLONIAL - A INDEPENDÊNCIA



                A sociedade catarinense no início do Século XIX, principalmente em sua Capital, a Vila de Nossa Senhora do Desterro, seu centro político e administrativo, passou a ser reestruturada. 

Vila de Nossa Senhora do Desterro
                No Século XVIII o território já estava bem definido politicamente, após tantos altos e baixos como foi o caso da Invasão espanhola, o povoamento e a distribuição de seus povoadores, todo um corpo de providência na forma de tentativas que vieram formar as feições reais da Capitania de Santa Catarina. Ocorreram momentos de forte desenvolvimento, porém o que mais deixou marcas foi a crise econômica ocorrida em fins do Século XVIII.

Vila de Nossa Senhora do Desterro
          O aumento da população urbana ao longo dos séculos, a aquisição de terras por alguns proprietários que vieram a explorá-las, o incremento da navegação no litoral catarinense, os pequenos ofícios que foram surgindo ano a ano, a ação dos elementos destinados à administração a qual era complicada a cada ano.


Vila de Nossa Senhora do Desterro
          Outros problemas como o grande número de oficiais nas tropas, os quais vinham em detrimento das atividades agrícolas. Cada ocorrência de modo positivo ou não contribuiu para que Santa Catarina viesse a vencer suas crises do fim do Século VIII e viesse para o Século XIX apresentando uma economia bastante próspera para seus habitantes.

São Paulo
                Mesmo tendo passado por tantas problemáticas, em 20 anos a Capitania de Santa Catarina atingiu um nível de autonomia como Unidade Política, sem se deixar ser absorvida pelas unidades vizinhas como o Rio Grande de São Pedro, o qual se desenvolveu grandemente, ou até mesmo São Paulo, berço de sua origem, o qual ainda mantinha jurisdição sobe a Capitania de Santa Catarina.




Nenhum comentário:

Postar um comentário