quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

099 – AS ELEIÇÕES PARA A ASSEMBLEIA PROVINCIAL - A VIDA CATARINENSE APÓS O IMPÉRIO



099 – AS ELEIÇÕES PARA A ASSEMBLEIA PROVINCIAL - A VIDA CATARINENSE APÓS O IMPÉRIO



As Eleições realizaram-se em todo o Império Brasileiro no dia 09 de novembro do ano de 1834. Em todas as Províncias foram antecipadas por uma Missa Solene e Votiva ao Espírito Santo, sendo que esta era celebrada pela mais alta autoridade eclesiástica da Província ou convidada, seguida de sermão alusivo.


Missa Solene e Votiva ao Espírito Santo

Na Província de Santa Catarina foi assim que ocorreu como em todas as Províncias brasileiras. A 1ª Assembleia foi eleita, e já estava marcada a data de 27 de fevereiro de 1835 para  a Reunião da 1ª Seção Preparatória com o intuito de instalar a 1º de março do referido ano.


Vice-Presidente Melo e Alvim

Na data marcada reuniram-se  os eleitos e elegeram a 1ª Mesa do Legislativo, cabendo a Presidência ao Dr. Manoel Paranhos da Silva Veloso, a Vice-Presidência a Antônio Francisco da Costa, o qual renunciou 03 dias após,  sendo escolhido o Chefe de Esquadra Melo e Alvim, e 1º Secretário o  Capitão Jerônimo Francisco Coelho, 2º Secretário Polidoro do Amaral e Silva, o qual também renunciou, escolhido em seu lugar como 2º Secretário o Juiz de Direito da Comarca do Norte o Dr. Severo Amorim do Vale

Capitão Jerônimo Francisco coelho

  • - O Presidente o Dr. Manoel Paranhos da Silva Veloso havia sido Ouvidor da Capitania, era naquela ocasião Juiz da Comarca do Sul, sendo ainda Deputado à Assembleia Geral pelo Rio Grande do Sul, sua terra natal.Era um Magistrado notável, homem probo, respeitável o qual figurava na sociedade local.

Vice-Presidente Melo e Alvim

- O Vice-Presidente era Melo e Alvim, Chefe de Esquadra, havia sido Presidente da Província e Ministro da Marinha.

Vice-Presidente Melo e Alvim

- O 1º Secretário era o  Capitão Jerônimo Francisco Coelho, um jovem militar lagunense, o qual com o tempo viria a ser um dos mais proeminentes políticos da província de Santa Catarina, sendo Ministro diversas vezes, e alçado o Conselho da Coroa.

Vice-Presidente Melo e Alvim

- O 2º Secretário era o Dr. Severo Amorim do Vale, Juiz de Direito da Comarca do Norte cuja sede era São Miguel.

Presidente da Província de Santa Catarina Nunes Pires
  O dia da Instalação da Nova Assembleia ocorreu com outra Missa Solene e votiva ao Espírito Santo, sendo que o Juramento foi prestado na Igreja Matriz, com a mão direita aberta sobre o missal, um empossado a cada vez. Na sequencia dirigiram-se a Sede onde o Presidente da Província de Santa Catarina Nunes Pires leu sua oratória, ao se retirar, os membros um a um ocuparam suas cadeiras iniciando seus trabalhos.
Império de D. Pedro I

Daí em diante seguiu-se durante o Império de D. Pedro II 27 Legislaturas, sem alterar o prazo de duração do mandato, a forma de escolha e o cerimonial de posse co a referida Missa. Sempre de 02 em 02 anos, embora apenas 48 anos depois aumentou o número de deputados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário