quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

100 – AS ELEIÇÕES PARA A ASSEMBLEIA PROVINCIAL - OUTROS PRESIDENTES - A VIDA CATARINENSE APÓS O IMPÉRIO


100 – AS ELEIÇÕES PARA A ASSEMBLEIA PROVINCIAL - OUTROS PRESIDENTES - A VIDA CATARINENSE APÓS O IMPÉRIO



No ano de 1835, Feliciano Nunes Pires deixou a Presidência da Província de Santa Catarina, passando-a para as mãos do Presidente Dr. José Mariano de Albuquerque no dia 04 de novembro.

Feliciano Nunes Pires
O Presidente Dr. José Mariano de Albuquerque fico no cargo de Presidente da Província de santa Catarina do dia 04 de novembro de 1835 até abril 1836. Retirou-se para ocupar seu lugar na Assembleia Geral, como Deputado pelo Ceará. Retornando o Vice-Presidente Comendador Livramento para ocupar o cargo até janeiro de 1837.

Presidente Dr. José Mariano de Albuquerque Cavalcanti

No governo do Presidente Dr. José Mariano de Albuquerque ocorreu a elevação da Póvoa de Tubarão à Freguesia de Tubarão, Também foram criadas a Colônia de Itajaí e a Colônia de Nova Itália.

Presidente Brigadeiro José Carlos Pardal

De janeiro a outubro de 1837 ocupou a Presidência de Santa Catarina o Tenente Coronel José Joaquim Machado de Oliveira, o qual se preocupou de modo especial com a agricultura catarinense, dando-lhe maior impulso. O Movimento Colonizador seguiu seu rumo com a fundação da colônia de Várzea Grande.

Presidente Tenente Coronel José Joaquim Machado de Oliveira
 O Presidente Tenente Coronel José Joaquim Machado de Oliveira foi sucedido pelo Presidente Brigadeiro José Carlos Pardal, o qual tomou posse no dia 14 de outubro de 1837. Em seu governo foram criadas  as Freguesias de São João Batista de Tijucas e Penha do Itacoroi, permanecendo na Presidência da Província de santa Catarina até agosto de 1839.

Presidente Brigadeiro José Carlos Pardal

Presidente Brigadeiro José Carlos Pardal ficou na Presidência de 14 de outubro de 1837 até agosto de 1839 quando o novo Presidente Marechal Francisco José Soares de Andréa assumiu, ficando na Presidência de Santa Catarina de 1839 a 1840.

Revolucionários Farroupilha

Durante os referidos governos ocorreu no Sul a Revolução Farroupilha, deixando reflexos na vida política, administrativa e social da província de Santa Catarina, culminando com a Proclamação da República.



Nenhum comentário:

Postar um comentário