quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

111 – A VIDA CATARINENSE COM A GUERRA DOS FARRAPOS - A DECADÊNCIA DA REPÚBLICA JULIANA


111 – A VIDA CATARINENSE COM A GUERRA DOS FARRAPOS - A DECADÊNCIA DA REPÚBLICA JULIANA



                Os lagunenses por todos os episódios ocorridos até então estavam desiludidos com as liberdades revolucionárias da República Juliana. Antes mesmo de serem vencidos pelas Tropas Imperiais já estavam desmoralizados no conceito dos homens de bem da Vila de Santo Antônio dos Anjos da Laguna ou Cidade Juliana de Laguna. A República Juliana  estava totalmente desprestigiada aos mais ardorosos exaltados partidários da causa dos Republicanos Farroupilhas.
Anita Garibaldi e suas pequenas costuras

                Os atos dos rio-grandenses no cotidiano da lagunenses era muito desgastante, causava medo em muitos pelos atos de total grosseria, atos de orgulho, desrespeito, atrocidades, o que desgostava a população que os recebera com a hospitalidade de sempre. Assim os homens de bem passaram a manter uma conduta de afastamento, ficando assim longe de eventuais problemas.

Davi Canabarro

                Pouco a pouco os Revolucionários Farroupilhas percebiam que a República Juliana pouco lhes trouxera das tão esperadas vantagens, a esquadrilhas dos revolucionários estava imóvel devido as saídas estarem bloqueadas pelos navios dos legais, e os revolucionários republicanos necessitavam de dinheiro, não possuíam outra solução se não esperar.

Anita Garibaldi

                Davi Canabarro havia se decepcionado por não encontrar na pequena Vila de Santo Antônio dos Anjos da Laguna as facilidades que havia pensado encontrar. A capacidade de tomar as rédeas de toda a província de Santa Catariana estava longe de ser uma realidade, ficando apenas nos planos e nos sonhos dos revolucionários. Canabarro queixou-se aos seus companheiros revolucionários na Vila de que o dinheiro prometido pelos simpatizantes da República nãos chegara, apenas notícias, nada mais.

Anita Garibaldi

                Por sua vez a Vila de Santo Antônio dos Anjos da Laguna passou a conhecer as necessidades provenientes da campanha. Uma pequena Vila de comerciantes e de pequenas canoas de pescadores e embarcadiços, o fechamento de sua Barra viria a dificultá-lo no sentido de suprir suas necessidades de gêneros e dinheiro para a sua aquisição, ficava muito difícil a sobrevivência.

Anita Garibaldi

                No meio das dificuldades e do pânico dos moradores da Vila de Santo Antônio dos Anjos da Laguna os capitães e comparsas de Davi Canabarro haviam descoberto murmúrios pelo descontentamento, tomando-os por conspiradores perigosos que poderiam vir a levar a ruína às armas dos Republicanos Farroupilhas.
Museu Anita Garibaldi

                Os Gauchos malos passaram a roubar as pequenas propriedades do povo lagunense, que se via em pânico. Desrespeitavam a famílias, maltratavam-nas e insultavam-nas. Alguns caudilhos republicanos farroupilhas não deixaram de demonstrar sua prepotência, excedendo-se na sua vingança contra os humildes lagunenses.
Giuseppe Garibaldi e Anita Garibaldi

                O Giuseppe Garibaldi em algumas situações acusou os o comportamento de alguns chefes caudilhos de soberbos, de prepotentes, por tornarem os lagunenses inimigos da República Farroupilha, os quais haviam sido tão nobres e hospitaleiros. De que no lugar de inimigos haviam encontrado aliados, que o povo da Vila não haviam recebido-os como forasteiros. Retrucou que os habitantes da Vila de Santo Antônio dos Anjos da Laguna os trataram como irmãos libertadores, não compreendia o por quê daquela ação tão injusta e desleal.

Museu Anita Garibaldi

                Na Vila de Santo Antônio dos Anjos da Laguna, Cidade Juliana de Laguna, o centro de descontentamento se fazia visível na Igreja Matriz, em torno do Padre Vilela de Araújo e do Major Francisco Gonçalves Barreiros.  Percebendo tal situação o caudilho Davi Canabarro empunhou sua espada e sobre os conjurados, 70 lagunenses conjurados foram encarcerados nos porões dos navios dos Republicanos Farroupilhas, incluindo os que haviam sido apontados como chefes dos conjurados. Muitos lagunenses foram degolados, não escapou nem se quer o Sacerdote o qual foi juntamente com outros lagunenses mutilado.

Prédio onde foi declarada a República Juliana de Laguna

                Davi Canabarro mostrou-se um verdadeiro caudilho déspota. Suas tropas continuavam por todos os lugarejos da Vila aplicando maus tratos aos habitantes os quais com tão grande júbilo os haviam recebido. Havia agora muito ódio, desprezo e pavor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário