quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

110 – A REPÚBLICA JULIANA E O COMBATE DE IMBITUBA - A VIDA CATARINENSE COM A GUERRA DOS FARRAPOS


110 – A REPÚBLICA JULIANA E O COMBATE DE IMBITUBA - A VIDA CATARINENSE COM A GUERRA DOS FARRAPOS



Giuseppe Garibaldi

                Giuseppe Garibaldi com seus 03 pequenos navios , saíra ao encontro da Flotilha Imperial a qual cruzava as águas do sul. Não demorou  muito para que se avistassem no Rio Pardo, foram de imediato atacados pelos Navios Legais, sem que pudessem revidar ao combate, por ter se afastado o Caçapava ao entrar na névoa da cerração, e por uma das peças do Seival ter se inutilizado. Devido e a ocorrência se arriba a Imbituba, no dia 04 de novembro, quando chega a este porto a Andorinha, a Bela Americana e o Patagônia da Frota de Mariath, atravessando-se combate com o Rio Pardo, apoiado por uma bateria por terra organizada com um canhão do Seival.

 Anita Garibaldi -  Giuseppe Garibaldi

                As perdas Republicanas foram elevadas, entretanto consegue manter os Imperiais a distância. Foram muitos tiros de canhões despejados no pequeno  barco farroupilha, além de varrer a trincheira da barreira feita por terra.

Frota de Mariath

                Anita Garibaldi encontrava-se no convés do Rio Pardo,  recebendo ordens de alojar-se no porão após uma granada quase a vitimar, desce, mas traz consigo uns 03 marinheiros fazendo-os combater com armas a seu lado.
Flotilha Imperial

                Durante a noite Garibaldi consegue iludir a vigilância adversária, rompendo a linha de sua guarda, na manhã seguinte consegue entrar na Laguna onde o Caçapava já havia se recolhido.

Revolucionários  Farroupilhas



Nenhum comentário:

Postar um comentário