domingo, 11 de agosto de 2013

125- A POLÍTICA NA PROVÍNCIA DE SANTA CATARINA NA ÉPOCA DA ASSEMBLEIA PROVINCIAL


125 - A POLÍTICA NA PROVÍNCIA DE SANTA CATARINA NA ÉPOCA DA ASSEMBLEIA PROVINCIAL





             No ano de 1849 Jerônimo Coelho foi afastado, ocupado constantemente com várias comissões fora da Província de Santa Catarina, foi levado a não concorrer o pleito na 8ª Legislatura da Assembleia Geral, os Liberais concordaram em apresentar o Cônego Carvalho Bueno, de São Francisco do Sul, para a vaga de Deputado. Porém este não conseguiu pois o concorrente  Conservador, que era o Dr Livramento como candidato à reeleição.

Marquês do Paraná Honório Hermeto Carneiro Leão

          Em 1853 o Marquês do Paraná Honório Hermeto Carneiro Leão, veio lançar as bases de uma conciliação  na política nacional, formando o Gabinete aos 06 de setembro, elementos não só Conservadores, membros de sua cor patriótica, como os Liberais. Sua plataforma era a conciliação, tinha por objetivo basilar fortalecer o regime sustentando o trono. Não havia objetivo nenhum em criar-se novo partido político naquele momento, apenas havia a pretensão de haver um reconciliamento em união de bandeiras.


Marquês do Paraná Honório Hermeto Carneiro Leão

           No ano de 1856 Jerônimo Coelho novamente centraliza a política Barriga Verde elegendo a nova Câmara Geral, vencendo os antigos Cristãos. Já no dia 06 de setembro de  1857 cai o Gabinete do Marquês de Paraná, sendo este substituído pelo Marquês de Olinda, também conservador e também fiel ao mesmo programa conciliatório, o qual convida jerônimo Coelho para ocupar novamente a Pasta da Guerra.


Marquês de Olinda Pedro Araújo Lima

          Jerônimo Coelho aceitou, no entanto permaneceu por um curto tempo frente ao Ministério, ocorreu que no ano de 1858 caiu o Gabinete Do Marquês de Olinda Pedro Araújo Lima. Neste momento foi convidado a formar e presidir um novo Gabinete, o Visconde de Abaeté, Conservador Ultra Radical, colocando fim a Era da Desconciliação, abriu caminho para novas lutas políticas. 


Marquês de Olinda Pedro Araújo Lima

          É importante lembrarmos que a Política Conservadora Ultra Radical, Saquarema, como era denominada, conservou-se no poder até o ano de 1862, até ocorrer a queda do Gabinete Caxias, Ministério de 02 de Março, depois de se conservar com Abaeté, Ferraz e Caxias.


Zacarias de Gois e Vasconcelos

           Com Caxias caiu também a Era Conservadora e os Liberais foram chamados ao Governo, através do Gabinete chefiado por Zacarias de Gois e Vasconcelos.


Zacarias de Gois e Vasconcelos

         No ano de 1860, com a  morte do Capitão Jerônimo Coelho o panorama político da Província de Santa Catarina mudara drasticamente.As vésperas do Pleito Eleitoral de 1860, neste período já havia o direito de 02 cadeiras, surge na Província catarinense um novo Partido Político, o Partido Progressista, resultante de entendimento entre o suplente Capitão Jerônimo Coelho, o Liberal Jesuíno Lamego Costa e o elemento Conservador do antigo Partido Cristão chefiado pelo Comendador João Pinto da Luz.
Capitão Jerônimo Coelho

          Ocorreu um entendimento na base ao levarem os nomes de Jesuíno e do Capitão Dr Francisco Carlos da Luz, ao Pleito eleitoral, reunindo então um candidato conservador, impossibilitando que houvesse um adversário que pudesse vencê-lo naquele Pleito.


Capitão Jerônimo Coelho

          Essa Política criou dissidência em ambas as agremiações, forjando alterações nos quadros políticos com a ida de membros de um Partido para outro.
Almirante Jesuíno Lamego Costa

           O antigo Partido Judeu, Liberal, o qual era liderado pelo proeminente político o Farmacêutico Amaral José Pereira, não acompanhando o Almirante Jesuíno Lamego Costa, o qual veio a ficar com alguns membros, enquanto o antigo Partido Cristão, Conservador, perdia naquele momento outros membros que não aceitavam o Progressismo, incluindo a estes o Padre Joaquim G. de Oliveira e Paiva.


Almirante Jesuíno Lamego Costa

Farmacêutico Amaral José Pereira, dia a dia procurava arregimentar novos valores ao Partido Liberal Moderado, incluindo a este o Presidente da Província do Maranhão, o Dr João Silveira de Souza como um dos Delegados do Gabinete Saquarema, porém de tradição Liberal na Província de Santa Catarina, e o Major João de Sousa Melo e Alvim, filho do chefe de esquerda Presidente da Província de Santa catarina Miguel de Sousa Melo e Alvim.


Presidente da Província de Santa catarina Miguel de Sousa Melo e Alvim

           apesar de tudo o que procurou efetuar, não teve êxito nas eleições, o que levou à Câmara Geral do Almirante Jesuíno Lamego e do Capitão Dr Francisco Carlos da Luz, fazendo a totalidade da assembleia Provincial no ano de 1861 na 14ª Legislatura.


Presidente da Província de Santa catarina Miguel de Sousa Melo e Alvim

O Povo da Província de santa Catarina apelidou os Liberais Moderados de Silveristas e de Partido da Botica, já os Progressistas, Partido que era composto de membros do antigo Partido Liberal Exaltado e membros do antigo Partido Conservador Saquarema de Matraca.


Almirante Jesuíno Lamego Costa

          Em 1862, com a ascensão da Política Liberal do Gabinete Zacarias foi determinada uma nova situação na Província de Santa Catarina. Para as Eleições do ano de 1863 o Capitão Dr Francisco Carlos da Luz deixaria de ser companheiro da chapa do Almirante Jesuíno Lamego substituído assim pelo Capitão Tomaz de Bittencourt Cotrim.


Almirante Jesuíno Lamego Costa

          Esse ambiente político veio a gerar uma grave crise no Progressismo, devido ao Comendador João Pinto da Luz deixar de apoiá-los, resolvendo demonstrar sua força, ao apoiar aos Liberais Moderados ou Silveristas. Resultando com esse ato na Eleição da 15ª Legislatura de uma Assembleia Provincial totalmente Liberal e a ascensão para a Câmara Geral do Dr João Silveira de Sousa e do   Major João de Sousa Melo e Alvim, o qual permanecera nesta até o ano de 1869 e reeleitos para a legislatura de 1867 - 1868.


Almirante Jesuíno Lamego Costa

           No ano de 1863 a Assembleia Provincial não foi reunida, caso inédito nos Anais do Legislativo, isso ocorreu devido os deputados compreenderem que a mudança do colegiado o qual se localizava no Quartel do Campo do Manejo, para a Câmara Municipal sobre a Cadeia da Desterro, não representava um local ideal e digno para a realização de suas seções. 


Almirante Jesuíno Lamego Costa

           O Quartel do Campo do Manejo necessitou de um espaço maior para abrigar suas tropas, desse modo o Presidente da Província de Santa Catarina determinou a mudança do Legislativo para a Casa da Câmara, o que levou a muitas discussões, porém os Deputados conservaram-se intransigentes, por esse fato naquele ano a Assembleia Provincial catarinense não veio a reunir-se.


 Autorizo a reprodução do acervo fotográfico com a citação do autor e fonte. Modelo Simple. Tecnologia do Blogger.


Nenhum comentário:

Postar um comentário