O Município de Araranguá teve como povoadores alguns lagunenses que tinham a região como ponto de passagem de Santo Antônio da Laguna para o Sul, os quais nos primórdios do século XVIII se instalaram paulatinamente em Morro dos Conventos, nas proximidades da foz do Rio Araranguá. Tais povoadores aos poucos foram subindo seu curso e estabelecendo-se onde atualmente está a atual sede do Município de Araranguá que na época recebeu o nome de Campinas do Sul.
Foi no ano de 1848 que criou-se o Distrito pertencente à Santo Antônio dos Anjos da Laguna, com a Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens.
Pela Lei nº 901 de 03 de abril do ano de 1880 foi constituído o Município de Araranguá desmembrado do Município de Tubarão. O novo Município teve sua elevação à categoria de Cidade de Araranguá pela Lei nº 1.374 de Setembro de 11880.
O Município de Araranguá viria a dar origem à outros unidades Municípios as quais também vieram ao longo dos anos dar origem à Novos Municípios. Assim temos Criciúma, que daria origem à Nova Veneza e Içara; Turvo que daria origem à Jacinto Machado e Praia Grande; Sombrio que viria dar origem ao Município de São João do Sul.
Primeira Capela dedicada à Nossa Senhora Mãe dos Homens no centro de Araranguá construída no ano de 1864 |
Nossa Senhora Mãe dos Homens |
Antiga Igreja dedicada à Nossa Senhora Mãe dos Homens |
Nenhum comentário:
Postar um comentário