domingo, 22 de setembro de 2013

141 - O MUNICÍPIO DE CAMPOS NOVOS

         
                  
               141 - O MUNICÍPIO DE CAMPOS NOVOS



    Os paulistas que vieram a fundar o Município de Lages vieram a dar origem às terras onde originou-se o Município de Campos Novos ao fixarem-se naquela região.


Campos Novos

   Há registros de que foi o Senhor João Gonçalves de Araújo, grande fazendeiro de Curitibanos, quem teria descoberto as terras dos Campos Novos, sentiu-se atraído pela fumaça das queimadas provocadas por indígenas Kaigangs da região, organizou uma Expedição rumo à Serra do Espinilho. Neste período foram estabelecendo-se os primeiros povoadores, a estes somaram-se grupos de gaúchos refugiados da Guerra dos Farrapos. 


Campos Novos

          Os habitantes nativos, os Kaigangs sobreviviam da pesca, da caça, da coleta de raízes, frutos, pinhão, amora, pitangas, bananas, pitangas, araçás, e muitas espécies de ervas. Destes colonizadores o Senhor Chico Ferro, Senhor Chivida e o Senhor Miguel dos Anjos lutaram arduamente para a criação do Município de Campos Novos.


Museu e Casa da Cultura de Campos Novos

          Os paulistas retornaram por volta de 1848, nesta época ocuparam os Campos de São Jorge nas proximidades de colonos oriundos de Curitiba, Palmas, Lages, Guarapuava e Campos do Rio Grande do Sul, contribuindo para a formação da cultura local.


Campos Novos

       As terras que viriam a ser o Rócio da Vila de Campos Novos eram de propriedade do Senhor José Custódio de Camargo, residente em Itararé, havia ali fixado residência, doando terras ao Senhor João Batista para que pudesse construir a Freguesia.


Campos Novos

Os mais antigos moradores foram o Senhor Francisco Ricardo da Silva, Senhor Antônio Ferreira da SilvaSenhor Isaías Pinheiro da Silva, todos oriundos de Castro; Domingos Cordeiro Matoso oriundo da LapaSenhor Francisco Inácio de Almeida Senhor Dominicano de Azevedo Carmelo Mascarenhas oriundos de Sorocaba; além dos gaúchos Senhor Ricardo Francisco MoreiraSenhor Manoel Lopes de Abreu Senhor João Gonçalves de Araujo, dentre outros. Foi ao Senhor Salvador Vieira que se atribui a construção da primeira casa no local da atual cidade, para sua morada.


Campos Novos

Campos Novos tornou-se distrito pela Lei nº 377 datada de 16 de junho de 1854 e por meio da Lei nº 923 datada de 30 de março do mesmo ano tornou-se Município, Comarca no ano de 1894.

Campos Novos

O território do Município de Campos Novos foi ampliado pelo Acordo de 1917, posteriormente alguns Municípios originaram-se deste. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário