O estancieiro Manoel Joaquim Pinto, natural de Piracicaba, o qual ainda jovem havia empregado-se em uma estância gaúcha, viria a fundar São Joaquim.
São Joaquim
Ao retornar à Piracicaba, desembarca em Desterro Capital da Província de Santa Catarina,onde hospeda-se no Arariú, onde contrai matrimônio com a filha do Senhor José Pereira de Medeiros.
São Joaquim
O Senhor José Pereira de Medeiros havia adquirido duas fazendas de criação em sociedade com um irmão, onde passaria a criar cerdo e paisano no Município de Lages, e para uma de suas fazendas despachou alguns de seus filhos e o genro Manoel Joaquim Pinto, o qual passou a fazer parte da fazenda de criação de cerdo.
São Joaquim
O estancieiro Manoel Joaquim Pinto tinha como tarefa reabrir caminhos que estavam há muito tempo abandonados, existentes entre Lages e Santo Antônio dos Anjos da Laguna, e algum tempo depois reabrindo o caminho que fazia ligação com São José. instalando-se na Serra de Farofa.
São Joaquim
Apesar da melhoria dos caminhos abertos, as comunicações eram obsoletas e bastante demoradas, principalmente com a sede do Município, para tantoManoel Joaquim Pinto reuniu-se com outros estancieiros da região decidindo assim criar um novo Povoado, iniciando deste modo a construção de algumas casas e de uma Igreja. Os estancieiros levantaram fundos entre si, dando origem à São Joaquim da Costa da Serra, o qual em 1868 passou a ser Distrito Policial e elevado à categoria de Distrito pela Lei n 645 de maio do ano de 1871.
São Joaquim
Pela Lei n 1.108 datada de 28 de agosto do ano de 1886 São Joaquim da Costa da Serra foi desmembrado de Lages para tornar-se Município criado em nome da Monarquia na Província de Santa Catarina.
São Joaquim
Foram companheiros de Manoel Joaquim Pinto na criação do Povoado que viria dar origem ao Município de São Joaquim da Costa da Serra o Coronel João da Silva Ribeiro, O Capitão Marcos Batista de Sousa, o Senhor Joaquim José de Sousa, o Senhor Joaquim Cavalheiro do Amaral, Senhor Joaquim das Palmas da Silva Matos, Senhor Antônio Gonçalves Padilha dentre outros estancieiros e criadores.
São Joaquim
Manoel Joaquim Pinto ão viu seu sonho ser realizado, antes de seu Povoado tornar-se Município, faleceu aos 29 dias do mês de julho do ano de 1879. São Joaquimda Costa da Serra, mais tarde São Joaquim viria a dar origem ao Município de Urubici pela Lei n 274 de 06 de dezembro do ano de 1956.
São Joaquim
Os primeiros povoadores foram os Senhores Manoel, Inácio e Policarpo Saturnino de Souza eOliveira, Hipólito da Silva Matos, José Gaspar Fernandes, Manoel Silveira de Azevedo, dentre tantos agricultores. Urubici veio a tornar-se Distrito de Urubicie elevou-se à Município de Urubicino ano de 1922.
Nenhum comentário:
Postar um comentário