quarta-feira, 25 de setembro de 2013

144 - A POLÍTICA NA PROVÍNCIA DE SANTA CATARINA ATÉ O FIM DO IMPÉRIO

      


            144 - A POLÍTICA NA PROVÍNCIA DE SANTA                           CATARINA ATÉ O FIM DO IMPÉRIO



   Na Província de Santa Catarina no ano de 1669 foram eleitos para a 14ª Legislatura para a Câmara Geral os Deputados Almirante Jesuíno Lamego da Costa e Dr Manoel do Nascimento da Fonseca Galvão, representante dos Conservadores, o qual evoluiu após passar para o Partido Progressista da Província, ao qual sempre foi filiado. Os Liberais pertenciam às Cadeiras e não apenas da Câmara Geral, bem como as da Assembleia Provincial, que foi totalmente composta de membros do Partido Conservador.


Almirante Jesuíno Lamego da Costa

       Do ano de 1868 até o ano de 1878 a situação do país conservou-se também em mãos de membros do Partido Conservador, os quais fizeram os Ministros de Itaboraí de 1868 à 1870, de São Vicente de 1870 à 1871, do Rio Branco de 1871 à 1875 e Caxias de 1875 à 1878.


Almirante Jesuíno Lamego da Costa

       De 1878 até 1885 os Liberais regressaram ao poder, com os Ministérios de João Lins Vieira Cansansão de Sinimbu de 1878 à 1880, Saraiva de 1880 à 1882, Martinho de Campos e Paranaguá ambos em 1882, Lafaiete em 1883, Souza Dantas em 1884 e Saraiva em 1885. Já no ano de 1885 sobem ao poder os Conservadores com o Gabinete Cotegipe de 1885 à 1888, e João Alfredo  de 1888 à 1889, e à vésperas da República, em uma tentativa de slvar o Trono, o qual nestas alturas já encontrava-se muito abalado, os liberais retornaram ao poder com o Gabinete Novembro, acarretando na mudança do Regime Imperial ao Regime Republicano.


João Lins Vieira Cansansão de Sinimbu

       Na Província de Santa Catarina no ano de 1871 Jesuíno Lamego passa ao Senado ao ter falecido o velho Senador José da Silva Mafra, escolhido entre tantos na lista em que haviam nomes como o do Marechal Francisco Carlos da Luz e o Comendador José Inácio da Rocha, abrindo vaga para que o Capitão Tomaz Pedro Bittencourt Cotrim se visse eleito, e em 1872 para a 16ª Legislatura da Câmara com o Dr Fonseca Galvão.


João Lins Vieira Cansansão de Sinimbu

     A 16ª Legislatura de 1876 à 1877 elevou o mesmo Deputado Capitão Tomaz Pedro Bittencourt Cotrim em companhia do Conselheiro Carlos da Luz, porém no ano de 1878, com a volta do Partido Liberal ao poder, elegem-se novamente os conselheiros João Silveira de Souza e João de Sousa Melo e Alvim. Manoel da Silva Mafra no ano de 1878 é novamente eleito Presidente da Província do Espírito Santo.


Dr Alfredo D'Escragnolle Taunay

        Em 1881 ocorreram mudanças no Sistema Eleitoral. As Eleições passaram a ser Diretas, sendo as Províncias divididas em Distritos Eleitorais, os quais passariam a eleger seus representantes. A Província de Santa Catarina foi dividida em 02 Distritos com 11 Municípios e 21 Paróquias e o Distrito de Laguna com 07 Municípios e 17 Paróquias. Cada Distrito elegeria um Deputado por maioria absoluta dos votos. As eleições verificaram-se  aos 31 dias do mês de outubro do ano de 1881, para a Legislatura de 1882 à 1884, 18ª Legislatura, concorrendo pelo 1º Distrito o Pelo Partido Conservador o Dr Alfredo D'Escragnolle Taunay, pelo Partido Liberal o Dr Olimpio Adolfo de Souza Pitanga, Dr Luiz Betim Paes Leme, pelo Partido Conservador o Dr Sebastião Rodrigues Braga, pelo Partido Liberal o Dr Duarte Paranhos Schutel e Dr João Silveira de Souza. Nenhum destes obteve maioria absoluta, repetindo-se então a eleição para a escolha entre os 02 mais votados, o Dr Alfredo D'Escragnolle Taunay o Dr Olimpio Adolfo de Souza Pitanga, sendo que o Dr Taunay é quem foi eleito pelo 2º Distrito concorreram pelos Conservadores o Advogado Manoel José de Oliveira e o Dr Francisco Carlos da Luz, pelos Liberais concorreram o Dr Manoel da Silva Mafra e o Negociante Luiz Martins Colaço. Também não alcançaram a maioria absoluta, e em um segundo escrutínio Mafra venceu Manoel José de Oliveira.


Dr Alfredo D'Escragnolle Taunay

       Deste modo a Câmara passou a ter um representante de cada Partido: Taunay pelos conservadores e Mafra pelos Liberais.


Dr Alfredo D'Escragnolle Taunay

      No ano de 1882 o Dr Manoel da Silva Mafra foi convidado para integrar o Ministério da Justiça do Gabinete Martinho de Campos, voltando a disputar a Cadeira a qual ocupava, saindo vencedor.

  
Dr Alfredo D'Escragnolle Taunay


Nas eleições de 1884 o Dr Duarte Paranhos Schutel do Partido Liberal, venceu o Dr Alfredo D'Escragnolle Taunay do Partido Conservador, no 1º Distrito; e no 2º Mafra venceu o Dr Tomaz Argemio Ferreira Chaves, ficando a Representação da 19ª Legislatura da Câmara totalmente pertencente ao Partido Liberal.


Dr Alfredo D'Escragnolle Taunay

       Em 1886 o Dr Alfredo D'Escragnolle Taunay foi eleito pelo 1º Distrito e eleito o Conselho Francisco Xavier Pinto Lima, , o qual veio apenas indicado pelo Partido apenas para que viesse a disputar as eleições, era apenas um desconhecido, porém veio a vencer o  Conselheiro  Mafra no 2º escrutínio.


Dr Alfredo D'Escragnolle Taunay

       O Dr Alfredo D'Escragnolle Taunay foi escolhido para Senador no ano de 1886, veio de uma lista tríplice onde constava os nomes do Coronel João da silva Ribeiro e do Conselheiro João Silveira de Souza, foi neste período em que faleceu  o Almirante Jesuíno Lamego, e para substituí-lo foi eleito o Dr Fernando Hackradt Júnior. Os membros do Partido Conservador já vinham dominando a política geral  através do Gabinete Cotegipe.


Dr Alfredo D'Escragnolle Taunay

      A 20ª Legislatura foi a última reunida no Regime Imperial, isto porque a 21ª Legislatura , para a qual haviam sido eleitos Silveira de Souza, pelo 1º Distrito, vencendo nesta ocasião os Conservadores Alexandre Marcelino Baima e Fernando Hackradt Júnior, o dissidente Fernando Vidal Capistrano e o Republicano Antônio Esteves Júnior; e o Dr Olímpio Pitangapelo 1º Distrito, vencendo o Liberal discidente Francisco Tolentino Vieira de Sousa, Polidoro Olavo de S. Tiago do Partido Conservador, e Raulino Horn, do Partido Republicano, deveria reunir-se no ano de 1890, entretanto não se reuniu, isso ocorreu devido à dissolução do Parlamento em ocasião da Proclamação da República.


Dr Alfredo D'Escragnolle Taunay

       Do ano de 1872 ao ano de 1879, na Assembleia Legislativa ocorreu o predomínio de membros do Partido Conservador. Nos anos de 1878 à 1879, mais uma vez repetiu-se o estranho fato de a Assembleia Legislativa não reunir-se, isso foi para não dar meios à uma Administração Liberal governar com uma Assembleia totalmente conservadora.


Presidente José Lustosa da Cunha Paranaguá

       Já no ano de 1880 a Assembleia Legislativa tinha uma totalidade de deputados pertencentes ao Partido Liberal.
Presidente José Lustosa da Cunha Paranaguá

        Os Conservadores vieram a fazer a maioria no ano de 1882, o número de deputados elevara-se para o número de 22, e havia a 1ª representação de classe, um Deputado, o qual foi Cristóvão Nunes Pires. Ocorreu alguma depuração de deputados liberais, porém no ano de 1884 a representação do Partido Conservador foi muito pequena.


Presidente José Lustosa da Cunha Paranaguá

    Mais uma vez não se reuniu o Legislativo Provincial no ano de 1885, isso deveu-se à divergências surgidas entre os Liberais  e o Presidente José Lustosa da Cunha Paranaguá.


Presidente José Lustosa da Cunha Paranaguá

            Os membros do Partido Conservador vieram a dominar a política no ano de 1886, ocorrendo lutas políticas entre os Deputados nas apurações e  a casa da Assembleia chegou a ser cercada por forças policiais para impedir que o colegiado viesse a se reunir. A Instalação da Sessão Legislativa foi adiada, apenas no mês de julho é que os conservadores conseguiram número suficiente para eleger a Mesa, após depurações que suscitaram grandes discussões, porém vieram dar à situação o domínio do Legislativo.


Presidente José Lustosa da Cunha Paranaguá




          No ano de 1888 desforram-se os membros do Partido Liberal, chegando a anular vários diplomas depurando vários membros do Partido Conservador, incluindo a estes o líder da legislatura anterior, o qual comandava as depurações contra seus adversários. A última Sessão do ano de 1889 teve uma mesa composta inteira de membros do Partido Liberal, reunindo-se em setembro, porém durou pouco, veio a ser dissolvida no início do Regime Republicano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário