domingo, 1 de setembro de 2013

131 - A PROVÍNCIA DE SANTA CATARINA E A GUERRA DO PARAGUAY


131- A PROVÍNCIA DE SANTA CATARINA E A GUERRA DO PARAGUAY






          Os catarinenses que possuíam carreira militar, nascidos na Província de Santa Catarina, participaram da Campanha na Guerra do Paraguay, e nesta destacaram-se, houveram até civis que alistaram-se voluntariamente para defenderem a Pátria.

 Presidente Alexandre José Rodrigues da Silva Chaves

           O primeiro grupo de voluntários foi organizado no dia 08 de janeiro de 1865 pelo Capitão dos Portos da Província de Santa Catarina, Enéias Barros Torrão, era formado por embarcadiços, matriculados em sua repartição, destinando-se a abastecer os navios de guerra.

 Presidente Alexandre José Rodrigues da Silva Chaves

           No dia 20 de janeiro de 1865 foi feito um Juramento à Bandeira  por um grupo de Voluntários da Pátria perante o Presidente Alexandre José Rodrigues da Silva Chaves. Nesta solenidade Fernando Gomes Caldeira de Andrade, um dos alistados, recebeu das mãos do Presidente uma Bandeira Nacional.

 Presidente Alexandre José Rodrigues da Silva Chaves

           Enquanto novos voluntários chegavam de todas as partes da Província de Santa Catarina, as operações iniciavam-se. As manifestações cívicas sucediam-se por oradores nas tribunas por toda a Província, destacando-se Oliveira Paiva.


Tenente José Ignácio da Silva Pinto Barão de São José Medium

          Algumas mulheres da Província de Santa Catarina reuniram-se e bordaram em seda e ouro a rica bandeira que viria a cobrir o Batalhão de seus filhos, irmãos e companheiros. Eram 686 voluntários, haviam junto a estes jovens oriundos do Paraná, no dia 21 de abril foi recebida a oficialidade, seu número era 25º. No mês de julho sob o comando do Coronel Bernardino de Vasconcelos Coimbra, embarcou para o Paraguay. Mal havia chegado foi logo dissolvido para que os jovens da Província de Santa Catarina pudessem complementar o efetivo do 31º Batalhão da Polícia do Rio.


Tenente José Ignácio da Silva Pinto Barão de São José Medium

          Os jovens catarinenses partiram honrando as tradições da Província de Santa Catarina, dando a seus pais, amigos e esposas muito orgulho. A maioria dos jovens não retornou a Província natal, ficando nos campos paraguaios. sua bandeira retornou, a qual muitos jovens bravos tombaram, esta hoje encontra-se na Prefeitura Municipal de Florianópolis, esta participou por muitos anos de solenidades cívicas, levada sempre por um honrado veterano da Guerra.


Presidente da Província Adolpho de Barros Cavalcanti de Albuquerque Lacerda

           Em março de 1865 300 praças do Batalhão do Depósito com 200 soldados da Guarda Nacional, quase todos da Província de Santa Catarina, já haviam precedido o Batalhão da Juventude de Santa Catarina. O Presidente da Província Adolpho de Barros Cavalcanti de Albuquerque Lacerda em 1866 fez forte apelo, iniciando assim a formação do Corpo de Voluntários. Sua organização foi muito rápida, passou a acudir todos os Municípios, este Batalhão foi incorporado ao 9º Batalhão.


Presidente da Província Adolpho de Barros Cavalcanti de Albuquerque Lacerda

           De Brusque acudiram 02 contingentes de jovens iniciantes, um de 24 jovens, sendo 01 negro brasileiro sob o Comando do Tenente Guido Arthur Hartmann Von de Seckendorf, o segundo de 08 jovens que haviam incorporado-se aos voluntários de Blumenau, os quais eram comandados pelo Tenente Emílio Odebrecht.


Tenente José Ignácio da Silva Pinto Barão de São José Medium

           Aos 26 de outubro em Joinville era o 1º dia de alistamento, apresentavam-se 23 voluntários tendo embarcado rumo a Capital no dia 29, sob o Comando do Alferes Wilhelm Hoffmann.


Tenente Álvaro de Carvalho

           Tais jovens de origem germânica deveriam ser incluídos como uma Companhia do 25º Batalhão de Voluntários, os quais seriam Comandados pelo Capitão Vitor Von Gilsa; entretanto o 25º Batalhão já havia partido, sendo incluído ao 9º Batalhão da 9º Brigada de Infantaria, com um total de 87 voluntários.

Tenente Álvaro de Carvalho

          Em novembro este novo contingente partiria sob o Comando do Coronel Joaquim Cavalcanti de Albuquerque Bello.


Tenente Álvaro de Carvalho

           A Participação da população catarinense na Guerra do Paraguay. Província pequena, com uma pequena população, seus jovens colaboraram com sua Pátria, eram mais de 1000 homens. Os Oficiais Catarinenses participaram da Guerra com destaque, como o Marechal Guilherme Xavier de Sousa, natural da Desterro, o qual substituiu Caxias, licenciado no Comando do Exército Brasileiro em operações no ano de 1869, ocupando a Presidência do Rio Grande do Sul, atingindo o Posto de Ministro do supremo Tribunal Militar; também destacaram-se os Coronéis Jacinto Machado Bittencourt, o qual faleceu em Assunción na Guerra do Paraguay como Brigadeiro substituindo o Brigadeiro Antônio sampaio, após este ter sido ferido na Batalha de Tuiuti, no comando da 3ª Divisão, veio a falecer de hepatite a qual havia contraído nos campos de batalha e Fernando Machado o qual faleceu no Combate de Itororó, ambos naturais da Desterro; o Coronel Manoel José Machado da Costa Júnior, nascido em Laguna, companheiro de Jerônimo Coelho na Demarcação das Terras da Colônia D. francisca, veio a morrer no Hospital de Corrientes; os Majores Carlos Resin Filho, o qual logrou a Patente de Marechal de Campo e João de Souza Fagundes, que veio a perder um braço em combate, tornou-se Comandante do 25º Batalhão de Voluntários da Pátria, ambos nascidos em Desterro; o Major Manoel de Almeida Gama Lobo Coelho D'Eça, o qual tornou-se Marechal, Barão de Batovi. Este foi fuzilado durante a Revolução de 1894, também nascido em Desterro;os Capitães Júlio Anacleto Falcão da Frota, nascido em São Miguel, tornou-se Marechal; Pedro Soares dos Voluntários, veio a morrer em Campanha; José Franco Coelho, o qual era filho de Jerônimo Coelho; os Tenentes Nicolau Falcão da Frota tornou-se General, Antônio Pedro da Silva foi promovido a Capitão durante a Guerra; os Alferes João Pedro Xavier da Câmara, natural de São José, tornou-se Marechal e Luiz Reis Falcão, também galgou o posto de Marechal, todos honraram com bravura a Província de Santa Catarina.

Tenente Álvaro de Carvalho

           Na Marinha podemos destacar o Tenente José Ignácio da Silva Pinto Barão de São José Medium, o qual faleceu no Paraguay e o Tenente Álvaro de Carvalho, Marquês de Guimarães,  João Justino Provença bem como outros que vieram a honrar suas fardas com honra e bravura.         
   Autorizo a reprodução do acervo fotográfico com a citação do autor e fonte. Modelo Simple. Tecnologia do Blogger.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário