domingo, 1 de setembro de 2013

132 - PRISIONEIROS E FERIDOS DE GUERRA


132 - PRISIONEIROS E FERIDOS DE GUERRA






         Nossa História possui fatos inusitados, um destes, o qual poucos tem conhecimento é de que o General José Félix Estigarribia permaneceu por pouco tempo na Desterro, Capital da Província de Santa Catarina como prisioneiro da Guerra do Paraguay, com ele outros companheiros os quais renderam-se após a invasão do Rio grande do Sul, em Uruguaiana.

General José Félix Estigarribia

          Por sua alta patente e por ser respeitado pelos brasileiros o General José Félix Estigarribia foi hospedado no Hotel do Vapor, o mais importante da Capital Desterro.


General José Félix Estigarribia

          Neta época também estiveram como presos da Guerra outros oficiais e soldados paraguaios, evacuados do campo de luta.


General José Félix Estigarribia

          Na época a Imprensa Catarinense notificava que o comportamento destes prisioneiros era bastante amistoso, embora algumas vezes causavam rixas e conflitos, que necessitavam de intervenção das autoridades locais. Na época, de acordo com a Imprensa da época foram alojados próximos ao Forte de Sant'Ana, Arataca. 01 Tenente, 01 Sargento e 06 Praças, os quais foram feridos nos combates foram trazidos para cá e tratados, porém faleceram e foram sepultados no Cemitério Público da Desterro.


Forte de Sant'AnaArataca

           O Navio Anicota, o qual fora transformado em Navio Hospital Flutuante Anicota, e outros transportes menores desembarcaram grande número de feridos da Guerra do Paraguay, os quais aqui receberam tratamento pois no sul nada se poderia fazer. Mais de 200 homens de muitas Províncias do Império do Brasil faleceram na Província de Santa Catarina, os quais também foram sepultados no Cemitério Público da Desterro.


General José Félix Estigarribia

          Remanescentes do 25º Batalhão de Voluntários da Pátria regressaram à sua Província Natal assim que a Guerra do Paraguay acabara, aportando na Capital Desterro aos 13 dias do mês de Maio do ano de 1870, desembarcando nas terras da Desterro no dia seguinte, sendo recebidos como heróis pela população local.


General José Félix Estigarribia

          Os mortos da Guerra do Paraguay foi erigido na Praça da Capital um Monumento com lápides contendo o nome de muitos bravos guerreiros catarinenses, os quais deixaram na Guerra suas vidas. Muitas ruas da Capital receberam seus nomes para sincera homenagem, e com o tempo suas bravuras foram apagadas e substituídos por outros vultos que foram construindo a História Catarinense.

Autorizo a reprodução do acervo fotográfico com a citação do autor e fonte. Modelo Simple. Tecnologia do Blogger.

Nenhum comentário:

Postar um comentário