quinta-feira, 12 de setembro de 2013

133 - A ADMINISTRAÇÃO DA PROVÍNCIA DE SANTA CATARINA NA ORDEM DO SÉCULO XIX


133 - A ADMINISTRAÇÃO DA PROVÍNCIA DE SANTA CATARINA NA ORDEM DO SÉCULO XIX





          No período da Guerra do Paraguay o Presidente Alexandre José Rodrigues Chaves foi substituído pelo Dr Adolfo de Barros Cavalcanti de Albuquerque, o qual recebeu o governo em agosto de 1865, diretamente do Vice Presidente José de Oliveira, a quem havia transmitido o cargo em abril do mesmo ano.

Presidente Alexandre José Rodrigues Chaves

          O Presidente Alexandre José Rodrigues Chaves antes de deixar o governo inaugurou os cursos do Colégio do Santíssimo Salvador, o qual era administrado por padres jesuítas, o qual veio a substituir o Liceu Provincial o qual havia sido fechado em 1865.

Presidente Alexandre José Rodrigues Chaves

           O marco inicial da construção do Colégio do Santíssimo Salvador foi durante a gestão do Governo do Presidente Pero Leitão da Cunha, Foi em abril do ano de 1864 que o Vice Presidente José Francisco de Oliveira assinou um contrato com o Padre Jaques Razzini, um dia após a assembleia legislativa ter assinado a Lei nº  540 a qual o autorizava.

Presidente Pero Leitão da Cunha

            A velha Chácara do Liceu seria então entregue aos  padres jesuítas juntamente com uma subvenção de 30 contos de réis, em 10 anos, e um auxílio inicial de 4 contos. No Colégio do Santíssimo Salvador haveria internato e externato, cabendo aos padres a direção do ensino no educandário, os alunos usariam um uniforme diário composto de colete sobre camisa preta, gravata branca, chapéu de copa alta e botina de couro negro. Estes deveriam passar suas férias no Colégio. seriam ministradas metodicamente as cadeiras de Francês, Inglês, Grego e Língua nacional, Religião, Filosofia, Lógica, Matemática, Química, astronomia, Música, Desenho e Ginástica. Na época antigos professores do Liceu criticavam abertamente sua organização e programa, e nas críticas anunciavam a abertura do Liceu.


Presidente Pero Leitão da Cunha

          Aos 03 de fevereiro de 1865 o Colégio do Santíssimo Salvador abriu suas portas ao ensino na Província de Santa Catarina, embora recebido com hostilidade por muitos cidadãos influentes.


Presidente Pero Leitão da Cunha

          Durante o governo do Presidente Adolpho de Barros Cavalcanti de Albuquerque, o qual durou até outubro de 1867, foram dados passos importantes que vieram a trazer novos ares à Velha Província, citamos a ligação telegráfica elétrica, o Município Dona Francisca foi elevado com o nome Joinville, o qual foi desmembrado de São Francisco do Sul em março de 1866, sendo nesta época restaurada a Comarca de Lages. Também neste mesmo ano, em novembro foi inaugurada a Alfandega da Capital situada na Praça, onde antes funcionava o Hotel la Porta, o qual explodiu às 06 horas da manhã com grande incêndio, morrendo muitas pessoas e causando grande prejuízo. Também naquele momento foi o governo contratou uma Linha de Navegação entre a Corte do Rio de Janeiro e a Capital Desterro, com escala em muitos portos do litoral.


Presidente Adolpho de Barros Cavalcanti de Albuquerque

          No ano de 1865 o Presidente da Província de Santa Catarina anunciava o início das aulas no Colégio do Santíssimo Salvador com 53 alunos, e ao encerrar o ano letivo contava com 59 alunos.


Presidente Adolpho de Barros Cavalcanti de Albuquerque

          Os filhos dos moradores da Província de Santa Catarina frequentavam o Colégio do Santíssimo Salvador, muitos tornaram-se ilustres após passarem por seus bancos. em relação aos antigos professores concursados do Liceu, 67 anunciavam a inscrição de alunos para o ano letivo, no entanto nunca abriram as aulas. O Governo da Província viu-se obrigado a distribuir comissões a todos.


Presidente Adolpho de Barros Cavalcanti de Albuquerque

           Do ano de 1867 ao ano de 1869 a Província de Santa Catarina esteve 04 vezes nas mãos do Vice Presidente Francisco José de Oliveira, 02 nas mãos do Presidente João Francisco de Souza Coutinho e Carlos Cerqueira Pinto, uma vez cada, na ocasião o ocorrido deu-se por haver retirado-se o Presidente Dr. Adolfo de Barros para assumir a cadeira de Deputado pela Província de AlagoasEm 1868 foi criada a Alfândega de São Francisco do Sul, também ocorreu a Divisão Judiciária da Província. 


Presidente João Francisco de Souza Coutinho

         No ano de 1868 a Comarca de laguna foi extinta por Lei Provincial, a qual o Presidente Adolpho de Barros Cavalcanti de Albuquerque negou-se a sancionar, porém seu voto foi rejeitado no ano de 1867, ocorrendo no mês de abril sua aprovação com a publicação da Lei pelo Presidente da Assembleia, passando assim no ano de 1869 passando a Termo da comarca de Lages, ainda neste mesmo ano foi criada a Comarca de Itajaí, desmembrada da Comarca de São Francisco do Sul. 


Presidente Adolpho de Barros Cavalcanti de Albuquerque

           O Presidente Dr. Carlos Augusto Ferraz de Abreu no ano de 1869 assumiu a presidência da Província de Santa Catarina, permanecendo por apenas 07 meses, entregando-o ao Vice Presidente Coronel Joaquim Xavier Neves e ao Dr. Manoel Nascimento da Fonseca GalvãoÉ deste ano a criação do município de Curitibanos, separado de Lages

Autorizo a reprodução do acervo fotográfico com a citação do autor e fonte. Modelo Simple. Tecnologia do Blogger.


Nenhum comentário:

Postar um comentário