sábado, 14 de setembro de 2013

135 - DE SESMARIAS DO CAPITÃO JACINTO JAQUES NICOS À TUBARÃO


135 - DE SESMARIAS DO CAPITÃO JACINTO JAQUES NICOS À TUBARÃO



           Tubarão, terra com o Rio com o mesmo nome já era conhecido desde o século XVIII, foi Sesmaria do Capitão Jacinto Jaques Nicos da Desterro. Em 1816 o negociante João Teixeira Nunes estabelecido em Santo Antônio dos Anjos da Laguna adquiriu estas terras, e para lá mudou-se com sua família por motivos pessoais. A localidade de Madre, Passo do Gado e Congonhas já possuíam habitantes, até mesmo as terras do negociante João Teixeira Nunes, onde intrusos haviam construído suas moradias.

Presidente Dr Manoel do Nascimento Fonseca Galvão

          No ano de 1829 João Teixeira Nunes doou uma área para que uma Capela em honra a Nossa Senhora da Piedade pudesse ser edificada, e pela Lei nº 32 datada de 27 de maio de 1836 foi criada a Freguesia de Tubarão.

Presidente Dr Manoel do Nascimento Fonseca Galvão

          No ano de 1870 foi Tubarão foi elevado à Vila devido ao seu crescimento dado à fertilidade de suas terras, neste período foi desmembrado de Santo Antônio dos Anjos da Laguna, tendo a colonização de seu vale de pessoas oriundas de Imaruí, Imbituba, LagunaCriciúma e proximidades, deste modo inicia uma época de progresso, culminando 20 anos depois a elevação de sua sede à categoria de Cidade de Tubarão pelo Decreto nº 333 datado de 07 de Novembro de 1890. Do Município de Tubarão foi desmembrado Araranguá dentre outros.


Presidente Dr Manoel do Nascimento Fonseca Galvão

           A Província de Santa Catarina teve um Novo Presidente no ano de 1870, tomou posse o Dr André Cordeiro de Araújo Lima, permanecendo no cargo de janeiro à abril daquele ano.


 Presidente Dr André Cordeiro de Araújo Lima

           Quando o Presidente Dr André Cordeiro de Araújo Lima assumiu seu cargo, o Vice Presidente Dr Manoel do Nascimento Fonseca Galvão não lhe deu boas informações, em seu relatório a respeito do Colégio do Santíssimo Salvador, lhe alertava que não cumpria com os objetivos para o qual foi criado. Por toda a Província de Santa Catarina haviam campanhas contra a ação dos Padres Jesuítas. Dado o ocorrido o Presidente se viu obrigado a nomear uma Comissão para investigar o que realmente estava ocorrendo, para que produzissem um Dossiê, por isso o Reitor não sujeitou-se a certas exigências, levando o Presidente a suspender o auxílio monetário a esta Instituição, rescindindo o contrato, fechando o Colégio do Santíssimo Salvador aos 21 dias do mês de março do ano de 1870.


 Presidente Dr André Cordeiro de Araújo Lima

           No mês de abril foi restabelecida a Comarca de Laguna e o Presidente Dr André Cordeiro de Araújo Lima entregou a presidência ao 2º Vice Presidente Fonseca Galvão, que passou de imediato ao 1º Vice Presidente Dr Manoel Vieira Tosta, o qual em maio deixou o cargo, repassando para seu sucessor, o Presidente Dr Francisco Ferreira Corrêa.


 Presidente Dr André Cordeiro de Araújo Lima

Autorizo a reprodução do acervo fotográfico com a citação do autor e fonte. Modelo Simple. Tecnologia do Blogger.

Nenhum comentário:

Postar um comentário