135 - DE SESMARIAS DO CAPITÃO JACINTO JAQUES NICOS À TUBARÃO
Tubarão, terra com o Rio com o mesmo nome já era conhecido desde o século XVIII, foi Sesmaria do Capitão Jacinto Jaques Nicos da Desterro. Em 1816 o negociante João Teixeira Nunes estabelecido em Santo Antônio dos Anjos da Laguna adquiriu estas terras, e para lá mudou-se com sua família por motivos pessoais. A localidade de Madre, Passo do Gado e Congonhas já possuíam habitantes, até mesmo as terras do negociante João Teixeira Nunes, onde intrusos haviam construído suas moradias.
|
Presidente Dr Manoel do Nascimento Fonseca Galvão
|
No ano de 1829 João Teixeira Nunes doou uma área para que uma Capela em honra a Nossa Senhora da Piedade pudesse ser edificada, e pela Lei nº 32 datada de 27 de maio de 1836 foi criada a Freguesia de Tubarão.
|
Presidente Dr Manoel do Nascimento Fonseca Galvão
|
No ano de 1870 foi Tubarão foi elevado à Vila devido ao seu crescimento dado à fertilidade de suas terras, neste período foi desmembrado de Santo Antônio dos Anjos da Laguna, tendo a colonização de seu vale de pessoas oriundas de Imaruí, Imbituba, Laguna, Criciúma e proximidades, deste modo inicia uma época de progresso, culminando 20 anos depois a elevação de sua sede à categoria de Cidade de Tubarão pelo Decreto nº 333 datado de 07 de Novembro de 1890. Do Município de Tubarão foi desmembrado Araranguá dentre outros.
|
Presidente Dr Manoel do Nascimento Fonseca Galvão
|
A Província de Santa Catarina teve um Novo Presidente no ano de 1870, tomou posse o Dr André Cordeiro de Araújo Lima, permanecendo no cargo de janeiro à abril daquele ano.
|
Presidente Dr André Cordeiro de Araújo Lima
|
Quando o Presidente Dr André Cordeiro de Araújo Lima assumiu seu cargo, o Vice Presidente Dr Manoel do Nascimento Fonseca Galvão não lhe deu boas informações, em seu relatório a respeito do Colégio do Santíssimo Salvador, lhe alertava que não cumpria com os objetivos para o qual foi criado. Por toda a Província de Santa Catarina haviam campanhas contra a ação dos Padres Jesuítas. Dado o ocorrido o Presidente se viu obrigado a nomear uma Comissão para investigar o que realmente estava ocorrendo, para que produzissem um Dossiê, por isso o Reitor não sujeitou-se a certas exigências, levando o Presidente a suspender o auxílio monetário a esta Instituição, rescindindo o contrato, fechando o Colégio do Santíssimo Salvador aos 21 dias do mês de março do ano de 1870.
|
Presidente Dr André Cordeiro de Araújo Lima
|
No mês de abril foi restabelecida a Comarca de Laguna e o Presidente Dr André Cordeiro de Araújo Lima entregou a presidência ao 2º Vice Presidente Fonseca Galvão, que passou de imediato ao 1º Vice Presidente Dr Manoel Vieira Tosta, o qual em maio deixou o cargo, repassando para seu sucessor, o Presidente Dr Francisco Ferreira Corrêa.
|
Presidente Dr André Cordeiro de Araújo Lima
|
Autorizo a reprodução do acervo fotográfico com a citação do autor e fonte. Modelo Simple. Tecnologia do Blogger.
Nenhum comentário:
Postar um comentário