Muitos imaginam a Política da Província de Santa Catarina muito tranquila durante o período da Guerra do Paraguay, mas não é bem assim.
Zacarias de Goes e Vasconcelos |
Zacarias de Goes e Vasconcelos no ano de 1862 inaugurou a Era Liberal, com a queda do Gabinete 02 de Março chefiado por Caxias. Porém o Ministério que formara teve vida efêmera, durando apenas 03 dias, Gabinete de 25 de Maio, não encontrou apoio no Parlamento. Aos 30 dias do mês de março foi convidado o Marquês de Olinda para vir organizar Novo Ministério o qual chama Silveira de Souza para a Presidência de Pernambuco. No ano de 1863 ocorre a Dissolução da Câmara, Silveira Souza com Melo Alvim são eleitos Deputados à Assembleia Geral. No ano de 1864 Zacarias de Goes retorna ao Ministério, porém permanece pouco mais de 07 meses, subindo, ainda na Política Liberal, o Gabinete Furtado de 03 de Agosto, isto é, o Gabinete de Francisco José Furtado. Este Ministério foi bastante inconvenientes para a Província de Santa Catarina, pois tirou muitos simpatizantes Liberais motivados pelo Decreto 3.378 de 16 de Janeiro de 1865, obtido pelo Ministro da Agricultura Jesuino Marcondes de Oliveira, demarcando os limites com a Província do Paraná, criada no ano de 1853, pelos quais a maior parte da zona litigiosa com a citada Província, e até mesmo outras províncias que não estavam no Litígio, passaram para sua jurisdição. Ocorreram muitos protestos, sendo que os Deputados Melo e Alvim e Silveira de Souza protestaram bravamente no Parlamento.
Era época de mudanças de Ministérios. Em 1865 o Marquês de Olinda foi convidado para substituir o Gabinete de Francisco José Furtado, em 1866 retorna Zacarias de Goes e Vasconcelos para formar Gabinete até a queda da situação liberal no ano de 1868, quando os conservadores, durante a Guerra do Paraguay, vem a subir ao poder aos 16 dias do mês de julho com o Gabinete de Itaboraí, o qual se conserva no poder até o fim da Guerra do Paraguay.
Silveira de Souza em 1866 vem a ser nomeado Presidente da Província da Bahia, exonerando-se pouco tempo depois, enquanto Melo e Alvim tornava-se Presidente da Província do Pará.
Silveira de Souza nesta época assume o Ministério do Exterior do último Gabinete Zacarias. Na Província de Santa Catarina Melo e Alvim e Silveira de Souza são eleitos no ano de 1864 para a 12º Legislatura e em 1867 são reeleitos para 13º Legislatura.
No ano de 1868 dá-se início à queda dos liberais, e na Província de Santa Catarina não diferente, no Pleito Eleitoral de 1869, com mandato até o ano de 1872 para a 14º Legislatura, Lamego retorna para a Câmara Geral, sendo seu companheiro de chapa o Dr Manoel do Nascimento da Fonseca Galvão.
De 1864 a 1867 na assembleia os liberais dominaram totalmente, o velho patriarca Dr Tomáz Silveira de Souza sucedem na Presidência o ilustre Padre Paiva.
O Pleito Eleitoral do ano de 1869 resultou em uma assembleia totalmente conservadora.
Autorizo a reprodução do acervo fotográfico com a citação do autor e fonte. Modelo Simple. Tecnologia do Blogger.
Nenhum comentário:
Postar um comentário