sábado, 12 de outubro de 2013

152 - A VIDA RELIGIOSA NA PROVÍNCIA DE SANTA CATARINA


152 -  A VIDA RELIGIOSA NA PROVÍNCIA DE SANTA CATARINA  


                                            



      A vida na Província de Santa Catarina foi bastante intensa, o Estado Imperial havia adotado a Igreja Católica Apostólica Romana como Religião Oficial do Estado.


Procissão de São Sebastião


          O clero foi bastante numeroso se levarmos em conta o grande número da população distribuída por toadas as Póvoas e Vilas existentes ou em formação na Província de Santa Catarina.


Procissão de São Sebastião

           As Irmandades foram constituídas, levantadas suas Igrejas, suas Imagens Sacras foram encomendadas aos santeiros famosos da Bahia, Minas Gerais e da Corte do Rio de Janeiro.


Procissão de São Sebastião

           Na Capital Desterro havia a Igreja Matriz e a Capela Menino Deus e Nossa Senhora do Rosário e São Bento. No ano de 1803 a Ordem Terceira iniciou a construção da Igreja de São Francisco, a qual ficou concluída no ano de 1816. No ano de 1830 a Igreja de Nossa Senhora do Rosário após 45 anos estava concluída, foram afro-catarinenses que lutaram por sua construção. No ano de 1856 foi iniciada a construção da Igreja de São Sebastião na Praia de Fora, neste mesmo ano chegaram as Imagens de São Sebastião e de Nossa Senhora da Conceição.


Procissão de Nossa Senhora do Rosário

           Havia algumas Irmandades importantes como a Irmandade do Senhor dos Passos, a Irmandade do Santíssimo Sacramento, a Irmandade de São Miguel e Almas, A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, a Irmandade de São Benedito, a Irmandade da Ordem Terceira, a Irmandade de Nossa senhora do Parto, a qual requeria que fosse a Irmandade do Rosário servisse para abrigar no altar de sua igreja a Imagem de Nossa Senhora do Parto até que fosse erguida uma Capela em sua devoção.

Procissão de Nossa Senhora do Rosário

          As Festas Religiosas eram organizadas por suas Irmandades, todas realizadas em Honra a seus Oragos. Destacavam-se a Festa de São Bom Jesus dos Passos e a Festa da Semana Santa, momento em que a Imagem do Senhor Morto era transladada pelo Clero com procissão, inclusive a procissão do Fogaréus, depois do Ofício das Trevas. O Translado da Imagem de São Sebastião para a sua Capela foi um grande acontecimento na velha Nossa Senhora do Desterro.


Procissão de São Bom Jesus dos Passos

          O Clero na Nossa Senhora do Desterro foi bastante numeroso, podemos destacar um como referência, o Padre Dr Antônio de Santa Pulquéria Mendes de Oliveira, ilustre sábio.

Procissão de São Bom Jesus dos Passos

          Alguns são filhos da Província de Santa Catarina, formaram-se em Ordens Religiosas e cumpriram sua vida religiosa na Província e fora dela, o Padre Mestre João de Santa Bárbara que nasceu em Santo Antônio da Laguna no ano de 1786, sendo eminente figura na Província do Rio Grande do Sul, exercendo o Sacerdócio, a carreira de Professor e a de Político. Deputado, professor de renome, teve suas aulas assistidas por Sua Majestade o Imperador, recusando a Mitra do Rio Grande. Veio a falecer no ano de 1868.

Freguesia  de Nossa Senhora do Desterro
          
 O Cônego Joaquim Eloi de Medeiros também foi um filho ilustre da Província de Santa Catarina, foi sacerdote, orador e político, dirigiu sua Instituição Pública chegando até a Era da República.


Vila de Nossa Senhora do Desterro

           O Padre Joaquim Gomes de Paiva e o Padre Manoel João da Silva, ambos foram na infância crianças muito pobres. O Padre Joaquim Gomes de Paiva foi um grande orador em seu tempo, atuou como professor exerceu carreira política, foi jornalista, poeta e escritor. Arcipreste da Província, deputado por diversas vezes, veio a falecer no ano de 1869. O Padre Manoel João da Silva foi vigário de Santo Antônio dos Anjos da Laguna de 1853 até o ano de 1911, 53 anos de dedicação, fez um tocante Sermão em seu Jubileu, pedindo perdão à seus fiéis por seus erros humanos, pelas falhas como pessoa, pelas imperfeições que demonstrou ao longo de sua vida religiosa.

Procissão de São Bom Jesus dos Passos

            Destacamos o Padre Francisco Luiz do Livramento e o Padre Lino da Silva, ambos ordenados no ano de 1854. O Padre Esidoro Duarte Silva, Padre Gersino S. Ana e Oliveira foram ordenados nos últimos anos do século XIX, o último foi Vigário de Joinville. O Padre Eduardo Duarte da Silva nasceu  no ano de 1852 em Nossa Senhora do Desterro, foi o primeiro catarinense elevado ao Episcopado Brasileiro como Bispo de Goiás no ano de 1891, depois Bispo de Uberaba no ano de 1809, faleceu no ano de 1924.


Freguesia  de Nossa Senhora do Desterro

        Destacaram-se na vida religiosa da Província de Santa Catarina o Padre Francisco Pedro da Cunha, Vigário de São José; o Padre João Matos da Cunha, natural de Araranguá; o Padre Domingos Pereira Machado natural de São Miguel; o Padre Miranda Cruz natural de Tijucas; o Padre Antônio Nunes Barreto natural da Freguesia de Imaruí; o Padre Sebastião Martins da Freguesia de Ribeirão; todos destacaram-se em suas atividades religiosas e sociais.

Procissão de São Bom Jesus dos Passos

        Havia um destacado número de Clérigos oriundos do estrangeiro que vieram atuar nas Colônias da Província de Santa Catarina. Um destes é o Padre João Cybeo, o qual era Jesuíta. O Monsenhor Francisco Topp o qual em Nossa Senhora do Desterro criou o Bispado de Santa Catarina, foi pastor das almas, destacou-se por ser um homem boníssimo. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário