terça-feira, 4 de março de 2014

164 - O VALE DO RIO ITAJAÍ E O DISTRITO DE ITAJAÍ


164 -  O VALE DO RIO ITAJAÍ E O DISTRITO DE ITAJAÍ



          Durante muito empo as conhecidas autoridades coloniais portuguesas foram alertadas por navegadores e seus tripulantes da necessidade importância econômica de se iniciar urgentemente a colonização do Vale do Itajaí. Faziam entender da importância portuária, das riquezas naturais, da beleza da paisagem, da fertilidade dos solos, da fauna e de sua flora.


Antônio Menezes de Vasconcelos Drummond

           Deste modo quando o jovem diplomata Antônio Menezes de Vasconcelos Drummond relatou seu desejo de estabelecer uma colônia naquelas terras ao amigo e Ministro e Secretário de Dom João VIMinistro Tomás Antônio de Villanova Portugal, este não pensou duas vezes.


Ministro e Secretário de Dom João VI - Tomás Antônio de Villanova Portugal

             Foi no ano de 1833 que ocorreu a criação do distrito de Itajaí, junto a foz do rio Itajaí, a sua margem direita, e com ele a Paróquia do Santíssimo Sacramento, o qual no ano de 1832 passara da jurisdição de São Francisco do Sul para a jurisdição de Porto BeloOs primeiros colonizadores na região da Póvoa a qual viria se tornar a cidade de Itajaí, foram Matus D'Arzão, o qua pertencia a família de João dias D'Arzão, este veio para a Província de Santa Catarina com o Senhor Manoel Lourenço de Andrade, fundador de São Francisco do Sul, senhor de fazenda com lavoura, entretanto Arzão não vivia em sua fazenda, o outro pioneiro na Póvoa de Itajaí foi Antônio Menezes de Vasconcelos Drummond.
Antônio Menezes de Vasconcelos Drummond

          Antônio Menezes de Vasconcelos Drummond chegara a região da Província de Santa Catarina no ano de 1819 por ter passado por momento de desagrado na Corte do Rio de Janeiro, tendo a ideia de fundar póvoa na foz do rio Itajaí, na serra do Itajaí Mirim, em concessões feitas no ano de 1820 ao Coronel Joaquim Francisco de Sales e Melo e a Dona Ana Margarida de Santa Cruz Melo Rodrigues, sesmarias de uma légua em quadro cada uma.  Antônio Menezes de Vasconcelos Drumond obteve favores na Corte do Rio de janeiro, instalando o primeiro engenho de serra da região no ano de 1820, do qual no ano de 1821 sairia a Sumaca São Domingos Lourenço, em sua primeira viagem para o a Corte do Rio de janeiro abarrotada de produtos naturais da terra.


Antônio Menezes de Vasconcelos Drummond

          No ano de 1821  Antônio Menezes de Vasconcelos Drummond retornou a Corte do Rio de Janeiro e Agostinho Alves ramos, o qual estabeleceu negócios na Paróquia, passou a colonizar as terras férteis as margens do rio Itajaí. Obtendo autorização com muito trabalho apenas no ano de 1835 do governo da Província de Santa Catarina para criar duas colônias no Itajaí, as quais passou a dirigí-las. Foi no ano de 1822 que com um grupo de colonos levados da Ilha de Santa Catarina, bem como da Colônia de São Pedro, lançou os fundamentos do Arraial de Belchior e Arraial de Pocinho. A cada colono concedeu entre 200 e 300 braças de frente por 500 de fundos, sendo os terras para o cultivo.  sede das colônias era na própria Póvoa de Itajaí, sem regulamentações especiais. aos poucos grupos indígenas ameaçavam as fundações, invadiam as plantações até a região de Camboriú, alguns colonos fugiam para outras regiões, até que foi instalada em Belchior uma força de segurança por terra.


Antônio Menezes de Vasconcelos Drummond

          No ano de 1839, haviam apenas 48 famílias brasileiras e 17 estrangeiras nos dois Arraiais, já no ano de 1851, a população chegava a caso dos 365 habitantes, haviam 21 engenhos de farinha de mandioca, 16 engenhos de cana de açúcar, e somando o gado de todas as fazendas, haviam 300 cabeças. No ano de 1854, ambos os arraiais foram emancipados, seus habitantes que antes não pagavam impostos,agora passavam a cumprir as leis da Província, pagavam tributos e eram senhores de direitos. A Póvoa de Itajaí estava situada na entrada do Vale, com um porto o que lhe garantiu um certo desenvolvimento.


Antônio Menezes de Vasconcelos Drummond

           No ano de 1859, tornava-se Vila de Itajaí , no ano de 1878 recebeu foro de Cidade de Itajaí, tornando-se a cidade mais rica da Província de Santa Catarina.


Antônio Menezes de Vasconcelos Drummond

          Foi do Município de Itajaí que foram surgindo outros Municípios importantes do Vale, destacamos Blumenau, Brusque, e outros que destes derivaram-se. Penha surgiu por meio da lei n 348 de 21 de junho do ano de 1859, seguido por Luiz Alves, Ilhota, Navegantes o qual foi criado pela Lei n 828 do mês de maio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário