segunda-feira, 3 de março de 2014

163 - LATIFÚNDIOS DO PLANALTO CATARINENSE



163 - LATIFÚNDIOS DO PLANALTO CATARINENSE 



           Ao contrário do Litoral Catarinense, no Planalto encontravam-se muitos latifúndios. Haviam muitos campos favoráveis à criação de gado, e foi esta criação que caracterizou esta região, sendo a mais importante do homem do Planalto.


O Latifúndio no Planalto


          De certo modo no litoral a falta de recursos econômicos determinou a decadência precoce do regime de sesmeiro, favorecendo de imediato a pequena propriedade, no Planalto as condições climáticas favoreceram a manutenção do grande latifúndio, sem o qual seria impossível a criação do gado e a indústria do couro, leite e de seus derivados. Isso porque esta atividade não dispunha de recursos como era o caso da sociedade colonial agrícola.


O Latifúndio no Planalto

          Algumas propriedades foram divididas para servirem a seus herdeiros, algumas destas eram anteriormente prósperas, porém fragmentadas entraram em total decadência.


O Latifúndio no Planalto

           Sabemos que a indústria pastoril não é compatível com a propriedade fragmentada em minifúndios ou glebas, a pois a semeadura necessita de muitos hectares para produzir, sendo sua fração uma unidade de subsistência, mesmo assim necessitando de recursos para que produza, logrando a decadência, o empobrecimento, sendo incompatível com o desenvolvimento regional.    
  
O Latifúndio no Planalto
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário