quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

115 – O SEIVAL - A VIDA CATARINENSE COM A GUERRA DOS FARRAPOS


115 – O SEIVAL - A VIDA CATARINENSE COM A GUERRA DOS FARRAPOS



                A História está repleta de momentos incríveis. D epopeia de Ana de Jesus Ribeiro , a Anita Garibaldi  bem como de seu companheiro Giuseppe Garibaldi  ainda restam os traços marcantes deixados na constituição da soberania do povo catarinense, e em especial aos que vivem em Laguna e em Imaruí pois guardam eternizados em sua história páginas de tristezas, alegrias, lealdade, hospitalidade, lutas e bravuras. Das lembranças gloriosas ainda restam guardadas pelo tempo as ruínas do Seival.

Giuseppe Garibaldi e Anita Garibaldi


                O Lanchão Seival permaneceu sóbrio na Laguna assistindo as lutas dos bravos que buscavam atingir seus objetivos, seus sonhos de soberania, acreditando que poderiam construir uma Pátria sob seus ideais. Pouco a pouco o Seival foi sendo molhado durante as luta pelo sangue dos bravos que resistiam na Praia de Laguna.

Giuseppe Garibaldi e Anita Garibaldi

                O Lanchão Seival após a epopeia da República Juliana foi transformado em um Iate Mercante, o Garrafão. Com o passar dos anos o Lanchão foi ficando inutilizado, esquecido pela História a beira da praia. O povo lagunense não percebeu, e o Seival, agora Garrafão foi apodrecendo, despercebido, esquecido, uma relíquia de uma Guerra de  grande importância para a História. Ao passar dos anos lhe restou apenas a carcaça, o cavername, ate que de suas juntas misturadas a areia da praia, com o tempo, foi brotando uma figueira, foi crescendo e chamando a atenção dos que ali passavam. O povo de Laguna decidiu transpô-la para a Praça da Matriz, para o principal jardim da cidade. Em importante Cerimônia Cívica a plantaram, hoje ele é conhecida como a Árvore de Anita.

O Lanchão Seival de Garibaldi

                Enquanto isso os restos do Seival continuaram a apodrecer na praia, até que alguém, não se sabe o por quê, ateou-lhe fogo, pondo fim ao que dele restava.


Nenhum comentário:

Postar um comentário