quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

042 - FRANCISCO DE SOUZA DE FARIA E CRISTOVÃO PEREIRA DE ABREU



042 - FRANCISCO DE SOUZA DE FARIA E CRISTOVÃO PEREIRA DE ABREU


                Em setembro do ano de 1727, Francisco de Souza de Faria foi nomeado para encontrar caminho para as tropas de gado, do sul para o planalto, de modo que evitasse as areias do litoral. O explorador chegou com 96 pessoas na Vila de Santo Antônio dos Anjos da Laguna, que o recebeu inamistosamente, prevendo o mal que iria experimentar a Vila o desvio para o planalto do comércio de gado. Temendo, Francisco de Souza de Faria, permaneceu na Vila de Santo Antônio dos Anjos da Laguna por 02 meses, sem que conseguisse coisa alguma, ante a má vontade dos lagunenses.


 Cristóvão Pereira de Abreu

                No ano de 1728, Francisco de Souza de Faria abriu caminho nas matas do litoral catarinense chegando às proximidades de Araranguá, junto ao Morro dos Conventos, após aliciar gente para a empresa nas Vilas de Nossa Senhora do Desterro e Santo Antônio da Laguna.


 Cristóvão Pereira de Abreu


                Já no ano de 1731, Cristóvão Pereira de Abreu entrou pelo caminho na mata litorânea de Santa Catarina, com 800 cabeças de gado, saindo 13 meses após sua empreitada em São Paulo.


 Cristóvão Pereira de Abreu

                A Vila de Santo Antônio dos Anjos da Laguna foi sacrificada por este empreendimento, perdendo a sua condição de ponto de partida e centro de expansão para o sul; nesta época, o seu Capitão Mor, já se encontrava reduzido à miséria, tendo gasto todos os seus soldos a serviço da Coroa Portuguesa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário