quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

048 – NA ERA DO POVOAMENTO – LUTAS E MODIFICAÇÕES




048 – NA ERA DO POVOAMENTO – LUTAS E MODIFICAÇÕES


                Foi com a criação Ca Capitania de São Paulo no ano de 1709, que Santa Catarina a qual estava sob a jurisdição direta de da Capitania do rio de Janeiro, passou a pertencer ao novo governo, assim sobre suas terras passaram a exercer poder os Governadores de São Paulo.


Cristóvão Pereira de Abreu

                Após a morte do Capitão Brito Peixoto, assumiu a Capitania Mor da Vila de santo Antônio da Laguna, em caráter temporário o Juiz Ordinário José Luiz Caldeira, até que a ela foi enviado o Capitão Mor da Ilha de Santa Catarina com o título de Regente Sebastião Rodrigues de Bragança.                 Por essa época, no ano de 1735, a Colônia de Sacramento foi atacada pelos espanhóis, resistindo heroicamente. A Vila de Santo Antônio dos anjos da Laguna enviou em socorro à Colônia de sacramento o Tenente Manoel Pereira do Lago.


Cristóvão Pereira de Abreu

                No ano de 1736 Portugal determinou ao Rio de Janeiro, Gomes Freire de Andrade que preparasse uma expedição, a qual o comando foi confiado ao Brigadeiro José da silva Paes, o qual havia chegado ao Brasil no ano de 1735, para reverter a situação no sul.


Brigadeiro José da Silva Paes

                O Brigadeiro José da Silva Paes comissionou a Cristóvão Pereira de Abreu para recrutar gente na Vila de santo Antônio dos Anjos da Laguna para a referida expedição, a qual tinha por intuito a tomada de Montevidéu.


Cristóvão Pereira de Abreu

                Cristóvão Pereira de Abreu desincumbiu-se da missão, quase despovoou a Vila de Brito Peixoto, pois mostrou-se severo pois na Vila deixou apenas alguns homens já com idade muito avançada, porém, obrigou-os a produzirem farinha, peixe seco, carne de sol e outros alimentos para suprir a tropa e a região assolada pelas lutas.


Cristóvão Pereira de Abreu

                A Câmara da Vila de santo Antônio da Laguna foi obrigada a suspender todos os seus serviços públicos, inclusive a construção da cadeia, pois a Vila estava passando privações pela falta de recursos e de trabalhadores.


Brigadeiro José da Silva Paes

A Tomada de Montevidéu na tática surpresa não deu certo, não se efetivou devido a demora do Brigadeiro José da Silva Paes em Santa Catarina, Gomes Freire determinou que o Brigadeiro passasse pelo Rio grande, onde este deveria criar uma Povoação fortificando os pontos necessários.


Cristóvão Pereira de Abreu

Resultou da Passagem do  Brigadeiro José da Silva Paes por santa Catarina a vinda do 1º Contingente Militar destinado a gerenciá-la. O brigadeiro Governador acreditou que havia a necessidade da defesa da Ilha de santa Catarina, com o objetivo de servir de apoio, bem como de ponto de abastecimento à conquista do sul.
Gomes Freire de Andrada

Gomes Freire dirigiu-se ao Governador da Praça de Santos, o Mestre de Campo João dos Santos Ala, o qual possuía jurisdição militar sobre a Ilha de Santa Catarina, sendo que este lhe enviou no ano de 1737, um pequeno contingente sob o comando do Capitão de Infantaria Antônio de Oliveira Bastos, composto por 01 Alferes, 02 Sargentos, 53 Soldados e 07 Artilheiros. O Conde de Sazedas e Governador de São Paulo, D. Antônio Luiz Távora já havia enviado anteriormente para a Ilha de Santa Catarina alguns engenhos de guerra.


Cristóvão Pereira de Abreu

O contingente foi acompanhado de alguns de seus familiares, os quais estabeleceram residência na Vila de Nossa Senhora do Desterro, aumentando deste modo sua reduzida população.


Cristóvão Pereira de Abreu

Na época da chegada dos familiares do pequeno contingente de soldados foi criado na Ilha de Santa Catarina uma Provedoria da Fazenda, e tendo falecido  o Conde de Sazedas e Governador de São Paulo, D. Antônio Luiz Távora, Gomes Freire de Andrada se viu obrigado a substituí-lo interinamente. E este enviou à coroa Portuguesa um ofício mostrando a V. Magestade da importância e conveniência de ficar sob um só governo toda a Costa Sul do Brasil e de fortificar a Ilha de Santa Catarina


Gomes Freire de Andrada

Em agosto do ano de 1738, a Coroa Portuguesa atendeu a solicitação determinando que os territórios da Ilha do Rio Grande passassem para a jurisdição do Governo do rio de Janeiro, separando-se de São Paulo, e que se seguissem as obras de fortificação.
Brigadeiro José da silva Paes

                O Brigadeiro José da silva Paes recebeu ordem para transferir-se para a Vila de Nossa Senhora do Desterro, onde deveria iniciar as obras de fortificação da Ilha de Santa Catarina. Assim aos 07 dias do mês de março do ano de 1739 o Brigadeiro José da Silva Paes assumiu o comando militar e o Governo do Distrito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário