quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

049 – O GOVERNO DO BRIGADEIRO JOSÉ DA SILVA PAES




049 – O GOVERNO DO BRIGADEIRO JOSÉ DA SILVA PAES


                De 1739 a 1748 o Brigadeiro José da Silva Paes esteve frente ao Governo da Ilha de Santa Catarina, devendo a sua preciosa iniciativa a construção de importantes obras e empreendimentos que foram aos poucos transformando Santa Catarina em um fantástico ajuntamento de Vilas sem maiores afinidades entre si em uma verdadeira Capitania.


Brigadeiro José da Silva Paes

                O Brigadeiro José da Silva Paes não limitou-se ao risco de fortins e fortificação, o que era um mestre neste ofício no exercício lusitano, iniciou a construção da fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, na entrada Norte do Canal de acesso às Baías, construção do Forte de São José da Ponta Grossa, na ponta da Ilha, fronteira com aquela Ilhota, levantou o forte de santo Antônio dos Ratones, na Ilha de Ratón Grande, de modo que seus fogos se cruzassem.
                No ano de 1741 o Brigadeiro José da Silva Paes deu início à Fortificação da Barra Sul, com o Forte de Nossa Senhora da Conceição, na Ilha de Araçatuba.


Brigadeiro José da Silva Paes

                Em 1742 pela Carta Régia datada de 04 de janeiro, o Termo da Vila de Laguna foi também separado do Governo de São Paulo e unido ao do Rio de Janeiro, assim São Francisco ainda continuava sob a jurisdição de São Paulo.

Mestre de Campo Pedro de Azambuja Ribeiro
                Brigadeiro José da Silva Paes teve de ausentar-se no ano de 1743, foi prestar serviços no Rio Grande até o ano de 1746, regressando para a Ilha de Santa Catarina onde veio a prosseguir seus trabalhos de modo bastante dinâmico. Durante sua ausência foi substituído pelo Capitão Patrício Manoel de Figueiredo, inicialmente, e posteriormente pelo Mestre de Campo Pedro de Azambuja Ribeiro, cuja posse interina foi fundada na Vila de Nossa Senhora do desterro a Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, precisamente no ano de 1745.

Brigadeiro José da Silva Paes
                O Brigadeiro José da Silva Paes prometeu em sua chegada na Ilha de santa Catarina, intenso trabalho em prol do desenvolvimento e povoamento, prometeu a vinda de casais oriundos de Açores, uma ideia já bastante antiga, em Laguna já havia esse desejo repetidas vezes, principalmente pelo Frei Agostinho da Trindade no ano de 1728, uma ideia agora bastante madura.

Vila de Nossa Senhora do Desterro
                Em agosto do ano de 1746 o Conselho Ultramarino decidiu fazer o povoamento do Litoral Sul do Brasil com elementos oriundos do Arquipélago dos Açores. Assim em 1748 o Brigadeiro José da Silva Paes recebeu a 1ª leva de povoadores os quais vieram dar novo perfil ao litoral catarinense, dando a sua formação cultural características que até os dias de hoje percebemos com total clareza. Promoveu ainda o Brigadeiro José da Silva Paes a criação de um batalhão, depois o qual foi transformado em Regimento, o qual se tornaria célebre pelos seus atos em diversas campanhas.

Vila de Nossa Senhora do Desterro
                Por meio da Carta Régia de 1748, foi extinta a Capitania de São Paulo, ficando incluídos no Governo do rio de Janeiro os territórios das Comarcas de São Paulo, Paranaguá, juntamente todos os seus termos e Vilas a elas pertencentes. De modo que São Francisco passou também a pertencer ao referido governo, ao que também pertencia a Vila de Nossa Senhora do Desterro e a Vila de santo Antônio dos anjos da Laguna.

Brigadeiro José da Silva Paes
                No ano de 1749 o Brigadeiro José da Silva Paes deixou o Governo da Ilha de Santa Catarina, em fevereiro, com quase 10 anos após haver assumido, ficando a lhe dever Santa Catarina os mais importantes serviços, destacando a construção da Casa do Governo, os planos da construção da Igreja Matriz, a qual havia sido iniciada, também o estabelecimento das repartições civis e o desenvolvimento da agricultura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário