quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

052 – OS JESUÍTAS VOLTARAM AO SUL CATARINENSE





052 – OS JESUÍTAS VOLTARAM AO SUL CATARINENSE

O abandono da ideia de estabelecer uma residência fixa dos Jesuítas no Sul de Santa Catarina não significou que os Jesuítas desistiram de catequizar a região. Desse modo o Colégio de Paranaguá fornecia 01 ou 02 religiosos da Companhia de Jesus, e estes percorriam as Póvoas e Vilas Meridionais onde levavam o conforto da religião.
Rafael da Costa Pardinho

                Os moradores da Vila de São Francisco no ano de 1682 dirigiam-se ao provincial da Ordem, pediam-lhe que este enviasse padres para a Vila. O pedido foi reiterado em documento datado do ano de 1723, para que fossem realizadas missas, batizados, casamentos e festas religiosas na Vila.


Bento Nogueira

                No ano de 1711 o Padre Mascarenhas missionou por toda a Costa Sul, nesta missão Rafael da Costa Pardinho fez-se acompanhar, nesta viagem a correição, por parte do Padre Luiz de Albuquerque. Santo Antônio dos Anjos da Laguna foi visitada pelos Padres Antônio da Cruz, Luiz Albuquerque, João Gomes e Vito Antônio, sabe-se que entre os anos de 1710 e 1728. Em 1720 o Padre Luiz de Albuquerque, em 1725 o Padre Nicolau Rodrigues estiveram em Desterro. Tais Padres ao visitaram a Ilha de Santa Catarina na pequena Igreja da Vila de Nossa Senhora do Desterro celebraram missas, batizados, festas religiosas e casamentos.


D. João V

                D. João V com o estabelecimento dos açorianos no sul do estado de santa Catarina ordenou ao Provincial da Ordem que viesse a escolher 02 de seus padres para ensinarem e missionarem aos novos colonos bem como nas comunidades indígenas locais. Assim de acordo com as ordens de El Rey foram designados os Padres Francisco de Faria e Bento Nogueira, os quais se apresentaram ao Governador Silva Paes no mês de março do ano de 1748.


Francisco de Faria

          Foram muito bem recebidos pelo governador ao serem instalados na casa onde anteriormente abrigara o antigo tesouro, sendo restaurada e suprida de mantimentos especificamente para ambos.


D. João V

                Os Padres foram encarregados de cuidarem dos novos povoadores, principalmente aos que chegavam doente devido problemas decorrentes da viagem como o escorbuto, que fizessem pregações, bem como socorressem os doentes do Hospital Público.


D. João V

                Todas a Fortalezas e Fortins, a Vila de santo Antônio dos anjos da Laguna, Imaruí, Imbituba, e outras ouviram as pregações dos Jesuítas, os quais no ano seguinte, conforme pedido do Governador do Rio Grande rumaram para aquela região afim de realinharem os mesmos atos que no Sul vinham realizando.



Nenhum comentário:

Postar um comentário