quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

063 – A SEGUNDA METADE DO SÉCULO XVIII – A INVASÃO ESPANHOLA


063 – A SEGUNDA METADE DO SÉCULO XVIII – A INVASÃO ESPANHOLA


                Foi no ano de 1776 por não chegarem Portugal e Espanha a um acordo relacionado a Questão Fronteiriça que culminou com a chegada em Madri das notícias do fracasso espanhol nas terras do Rio Grande que rompeu a Guerra Luso-Espanhola.


D. Pedro de Zeballos
                A Espanha apresentou uma esquadra formada por 12 navios de combate os quais comboiavam outros 100 de transporte, lotados com cerca de 9000 soldados espanhóis,o comando desta importante expedição bélica com o destino de reconquistar suas perdas, entregue  ao experiente cabo de guerra, o qual havia lutado no Rio Grande, D. Pedro de Zeballos.


D. Pedro de Zeballos

                A esquadra comandada pelo Almirante Marquês de Casa Tilly, partiu de Cádiz no dia 13 de novembro do ano de 1776.
Vice Rei Marquês do Lavradio D. Luís de Almeida Portugal Soares de Alarcão D'Eça Melo Silva Mascarenhas
                Portugal havia sido informado das expedições armadas de Espanha, recomendou ao Vice Rei Marquês do Lavradio D. Luís de Almeida Portugal Soares de Alarcão D'Eça Melo Silva Mascarenhas que fossem as praças fortes devidamente guarnecidas, enviando reforços de 03 naus e 04 fragatas de guerra para as forças existentes no Brasil. Enviou mensagem ao Conde do Lavradio de que o intuito da Coroa Espanhola seria invadir a Ilha de Santa Catarina e o Rio Grande. Insistiu na defesa da Ilha de Santa Catarina, mesmo que com a perda de Sacramento, ordenava a concentração nestes 02 pontos, inclusive ordenou um regimento de pretos, de Pernambuco, Henrique Dias com 600 homens, e outros de pardos por serem temidos pelos espanhóis.



Nenhum comentário:

Postar um comentário