quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

064 – A SEGUNDA METADE DO SÉCULO XVIII – OS COMANDOS NA ILHA DE SANTA CATARINA NA ÉPOCA DA INVASÃO ESPANHOLA


064 – A SEGUNDA METADE DO SÉCULO XVIII – OS COMANDOS NA ILHA DE SANTA CATARINA NA ÉPOCA DA INVASÃO ESPANHOLA


                Desde o ano de 1774 o Comandante Militar da Ilha de Santa Catarina era o Brigadeiro Carlos furtado de Mendonça, o qual havia sido Governador da Capitania de Minas Gerais, onde fora nomeado Marechal de Campo ao ser designado para a Ilha de Santa Catarina.


Coronel Pedro Antônio da Gama Freitas
                Desdobrava-se o Governo de Santa Catarina, um civil e outro militar, verificavam as precariedades de suas defesas.  O Brigadeiro Carlos furtado de Mendonça insistiu com o Marquês do Lavradio para que medidas de cunho especial fossem tomadas na defesa da Ilha de Santa Catarina, as medidas não chegaram conforme o solicitado. O comandante da Esquadra Lusitana, o Almirante Almirante Jerônimo Francisco Mac Dowell Gonçalves afirmou que não iria expor seus navios caso a esquadra espanhola aparecesse na Ilha de Santa Catarina.


Coronel Pedro Antônio da Gama Freitas
                Foi o que realmente o Comandante da Esquadra Lusitana, o Almirante Jerônimo Francisco Mac Dowell Gonçalves fez. Retirou-se para a Enseada das Garoupas de onde velejou rumo o Norte ao 1º disparo de canhão espanhol.


Coronel Pedro Antônio da Gama Freitas
                No ano de 1775 foi nomeado Governador de Santa Catarina o Coronel Pedro Antônio da Gama Freitas, protegido do Vice Rei Marquês do Lavradio D. Luís de almeida Portugal Soares de Alarcão D'Eça Melo Silva Mascarenhas. O Governador Coronel Gama Freitas não demorou muito tempo até entrar em conflito com o governador militar, cercava-lhe suas ações, até mesmo ordenou que fossem suspensas as obras da Fortaleza de São José.


Marquês do Lavradio D. Luís de Almeida Portugal Soares de Alarcão D'Eça Melo Silva Mascarenhas
                A Coroa acreditava que a Ilha de Santa Catarina estivesse fortemente defendida. Havia nela o Regimento de Linha da Ilha, o qual contava com 80 homens, somando a eles os de Pernambuco, além de 05 Companhias do Regimento do Porto, 06 Artilharias, 14 auxiliares.


Marquês do Lavradio D. Luís de Almeida Portugal Soares de Alarcão D'Eça Melo Silva Mascarenhas
          A verdade era outra, o Regimento da Ilha contava apenas com 337 soldados, muitos dos quais estavam em idade bastante avançada, os de Pernambuco, o Marquês do Lavradio D. Luís de Almeida Portugal Soares de Alarcão D'Eça Melo Silva Mascarenhas afirmou em carta mensagem de que não se poderia contar com eles por faltar instrução bélica e experiência.  As 05 companhias do regimento do porto eram na verdade 04, das 06 artilharias apenas 02 delas existiam, das 14 auxiliares haviam apenas 07, assim ao todo haviam apenas 1500 homens.



Marquês do Lavradio D. Luís de Almeida Portugal Soares de Alarcão D'Eça Melo Silva Mascarenhas
                Em viagem os espanhóis capturaram 03 barcos portugueses portadores de importante correspondência, sendo assim estavam em posse de dados estratégicos da defesa da Ilha de Santa Catarina, estando certos do sucesso da missão espanhola.




Nenhum comentário:

Postar um comentário