quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

065 – A SEGUNDA METADE DO SÉCULO XVIII – A TOMADA DA ILHA DE SANTA CATARINA


065 – A SEGUNDA METADE DO SÉCULO XVIII – A TOMADA DA ILHA DE SANTA CATARINA


                No dia 23 de fevereiro do ano de 1777 D. Pedro de Zeballos fazia seu desembarque em Canasvieiras, sem dar um só tiro e sem perder um só homem, apoderou-se da Ilha de Santa Catarina.


D. Pedro de Zeballos
                Mac Douall ao avistar a numerosa esquadra espanhola, foi afastando-se sem a menor iniciativa de combate, de modo covarde, segundo as instruções do Vice Rei o Marquês do Lavradio, sem gastar munição. A Bahia do Norte ficou repleta de navios espanhóis, a população da Ilha de santa Catarina ficou temerosa e fugiu. As tropas de recuo em recuo passou toda para o continente. O objetivo primeiro era rumar para o Rio Grande, mas a maioria desertou.


 André Furtado Mendonça
                André Furtado Mendonça ao reunir o conselho de Oficiais decidiu por capitular no dia 24 de fevereiro de 1777, coincidentemente no mesmo dia em que o rei D. José I falecia em Lisboa.


D. José I
          Nenhuma fortaleza havia sido tomada, apenas a Fortaleza de são José disparou uma peça contra o invasor, por 04 vezes, façanha de 04 pretos que havia fugido da Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim. A Praça de Ponta Grossa havia sido totalmente abandonada por seu Comandante e em Santo Antônio o Regimento de Linha procurava atrasar o invasor.  A Fortaleza de Ratones caiu no dia 26, no dia 27 tudo estava acabado, deste modo D. Pedro de Zeballos impusera a capitulação de modo incondicional.


D. Pedro de Zeballos
                Fernando da Gama Coelho quebrou as hastes e rasgou as bandeiras do Regimento de linha e o Alferes do Regimento de Pernambuco, José Corrêa da Silva enrolou a bandeira de seu Regimento em seu cinturão adentrando na mata do sertão para que esta não servisse de troféu aos invasores. Na ocasião Soldados e Oficiais de diversos Regimentos foram aprisionados e enviados para Buenos Aires. Entre eles estava o Comandante do Forte de Araçatuba, Miguel de Azeredo Leão, o qual foi dado por trânsfuga, mais tarde reabilitado pela Rainha de Portugal D. Maria Bárbara por ter sido provada a sua lealdade e bravura em sua conduta no episódio da Tomada da Ilha.


Rainha de Portugal D. Maria Bárbara
                Em Santo Antônio da Laguna continuava a calma, ali estava esperando o Coronel Rafael Pinto Bandeira, o qual deveria organizar a resistência. Este lugarejo escapou dos conquistadores espanhóis que foram de povoação em povoação exigindo de seus moradores total lealdade por meio de juramento de fidelidade. Graças a Cipriano de Barros Leme, das forças de Pinto Bandeira, e enviado do rio grande por De Bohn,que veio a impedir com os soldados fugitivos que o inimigo espanhol invadisse pela praia da Vila Nova, impedindo os invasores que já haviam feito grande parte da população a tal Juramento de Fidelidade à Coroa Espanhola.


D. Pedro de Zeballos
                Ao chegar a notícia à Lisboa ocorreu uma desolação total, nunca havia ocorrido um episódio aos lusitanos de tamanha afronta.


D. Pedro de Zeballos
                Mac Douall foi destituído do comando da esquadra Lusitana, Gama Freitas e outros foram condenados à Prisão Perpétua, Furtado de Mendonça foi rebaixado de posto, os Oficiais do Regimento foram inocentados por apenas cumprem ordens.


D. Pedro de Zeballos


Nenhum comentário:

Postar um comentário